Como a plataforma DRG Brasil funciona?

Transformamos dados de saúde e econômicos em informação de qualidade para aprimorar o modelo assistencial e remuneratório e valorizar a vida do paciente.

Como ela atua para hospitais, operadoras e SUS

Modelo assistencial centrado no paciente com foco em 4 alvos

Alvo 1

Uso eficiente do leito hospitalar

Alvo 2

Diminuição de condições adquiridas e óbitos

Alvo 3

Redução de internações evitáveis

Alvo 4

Redução de readmissões preveníveis

Cuidado centrado no PACIENTE

Modelos remuneratórios de médicos e hospitais para a entrega de valor

Incentivo a resultados assistenciais de qualidade, ao controle dos desperdícios e à geração de valor para o paciente

A plataforma DRG Brasil disponibiliza vários modelos remuneratórios, que permitem que você crie um formato personalizado para o seu sistema de saúde.

O DRG Brasil disponibiliza em sua plataforma os seguintes modelos de estímulo econômico à entrega de valor:

Capitation
Pagamento por valor/performance
Pagamento por Bundle
Bundle de serviços hospitalares
Bundle de Linha de Cuidado
Economia compartilhada (Shared Savings)

Informações de saúde de alta qualidade com referenciais nacionais

A plataforma DRG Brasil mede e compara a entrega de valor de hospitais e médicos levando em conta as características de saúde do paciente e sua complexidade e criticidade clínicas, utilizando como parâmetro os referenciais nacionais.

O “Triplo Objetivo DRG Brasil” se baseia em três dimensões que têm como centralidade o paciente:

  1. Melhorar a experiência do paciente
  2. Aumentar a qualidade assistencial
  3. Reduzir o desperdício

Melhorar a gestão hospitalar e o sistema de saúde é possível em 4 passos

Coletar e integrar dados de saúde e econômicos

A plataforma DRG Brasil, por meio de educação continuada e suporte dedicado, capacita os profissionais das organizações de saúde para a coleta de informações qualificadas, em dispositivos móveis à beira leito e por leitura de prontuário. Integradas aos dados econômicos da instituição, essas informações auxiliam a tomada de decisões.

Transformar dados em informações

O Grouper DRG Brasil é um algoritmo de previsão de custos que leva em consideração a complexidade clínica. Ele combina os dados de saúde do paciente e define uma categoria DRG Brasil® de complexidade e criticidade clínicas, prevendo a quantidade de recursos necessários ao tratamento para pacientes alocados nessa categoria (materiais, medicamentos e diárias).

Já a Inteligência Artificial DRG Brasil prediz o resultado assistencial esperado, considerando a complexidade clínica. Ela combina os dados de saúde do paciente, coletados ao longo da internação, e faz a predição dos desfechos assistenciais, que podem ser comparados com o que foi alcançado de fato pelo sistema de saúde, pelo hospital ou pelo médico, permitindo mensurar o valor entregue ao paciente.

Analisar e comparar as informações

O Analytics DRG Brasil é o ambiente de gestão da plataforma, construído com base no cruzamento de informações de saúde e informações econômicas.

Painéis e gráficos dão aos gestores a medida exata da performance da organização e diagramas mostram exatamente em que ponto se concentram os maiores focos de disfunção assistencial e desperdício (ou seja, falhas na entrega de valor), dando um direcionamento certeiro de onde atuar. Custos e resultados assistenciais integrados geram a medida de valor entregue.

Governança clínica para entregar valor

Aqui, a instituição está pronta para dar o próximo passo e colocar em prática ações eficazes para fechar o ciclo da governança clínica com elevada entrega de valor. O DRG Brasil acopla, ao know-how metodológico, tecnologias acessíveis e inovadoras.

Soluções sob medida que fazem a diferença na gestão do sistema de saúde

A plataforma DRG Brasil utiliza tecnologia baseada em inteligência artificial, algoritmos e analytics clínico-econômico para garantir entrega de valor e segurança ao paciente em todas as soluções.

Planejamento Estratégico em Saúde

Define os caminhos que levam o sistema de saúde à entrega de valor (resultados assistenciais + controle do desperdício), considerando as necessidades específicas de cada componente e construindo um futuro sustentável.

Governança Clínica Baseada em Valor

Tendo como centro o valor entregue aos pacientes, médicos, hospitais e operador do sistema de saúde são capazes de integrar esforços para a melhoria contínua dos resultados assistenciais e o controle do desperdício.

Eficiência Hospitalar

Aumento da eficiência no uso do leito hospitalar, diminuindo o desperdício, racionalizando o consumo de recursos e diárias e ampliando o acesso do cidadão aos hospitais.

Alta Segura

Transição de cuidado seguro para pacientes cirúrgicos e clínicos, reduzindo a taxa de reinternação e, consequentemente, a de mortalidade.

Gestão de Risco 4P

Gestão de Risco 4P: Preditiva, Personalizada, Preventiva e Participativa, que constrói um cuidado centrado no paciente e integrado por uma comunicação compartilhada.

A família e a equipe assistencial recebem, em seus dispositivos móveis, a data provável de alta hospitalar, o nível de risco do paciente e as ações preventivas a serem aplicadas à beira leito. Todos ainda podem se comunicar em chats de discussão e unificar os esforços para a recuperação.

Hospital Amigo do Idoso

Fornece acesso às equipes multiprofissionais e aos hospitais às competências e tecnologias necessárias para o cuidado da população idosa, que é a mais suscetível aos eventos adversos graves e reinternações.

Parto Seguro

Trabalha a governança clínica obstétrica, para que operadoras, hospitais e médicos possam entregar um cuidado seguro centrado nas necessidades da mãe e do bebê, de acordo com as diretrizes da ANS e do Ministério da Saúde.

Internações Evitáveis na Emergência

Trabalha a governança clínica da linha de cuidado da emergência, diminui as internações que poderiam ter sido evitadas pelo cuidado primário, aumenta a segurança do paciente na transição de cuidados e amplia a disponibilidade do leito.

Ambulatorização Cirúrgica

Trabalha a linha de cuidado anestésico-cirúrgica permitindo uma alta segura para pacientes submetidos a cirurgias ambulatorizáveis. Diminui o tempo de internação hospitalar e aumenta a disponibilidade do leito.

Quer melhorar o desempenho da sua organização de saúde ou saber mais sobre o DRG Brasil?

Entre em contato com nossos especialistas. Basta preencher o formulário abaixo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
© ‎Grupo IAG Saúde® e DRG Brasil ® - Todos os direitos são reservados.