O QUE É

Preview do vídeo O QUE É
DRG?

SOBRE O DRG BRASIL®

O QUE É

O DRG Brasil® é a metodologia DRG - Grupo de Diagnósticos Relacionados criada para o sistema de saúde do Brasil.

Ela categoriza e mede a complexidade, a criticidade e o nível da segurança assistencial de cada paciente internado. Mensura e compara o desempenho – assistencial e econômico – de médicos, equipes, clínicas e hospitais com referenciais internos e externos nacionais.

Com o DRG Brasil® é possível reduzir internações hospitalares potencialmente evitáveis; reduzir o tempo de permanência hospitalar ao essencial para o tratamento; reduzir as readmissões hospitalares; aumentar a segurança do paciente e controlar os desperdícios, garantindo sustentabilidade econômica através da qualidade assistencial.

O DRG Brasil® cria as bases necessárias para simplificar e acelerar a mudança do modelo assistencial e de pagamento de médicos e hospitais, migrando do fee-for-service para o pagamento baseado em valor, bundled payment model e/ou procedimentos gerenciados.

 

 

QUEM DESENVOLVEU

O DRG Brasil® foi desenvolvido por uma equipe brasileira composta, entre outros, por médicos PhD’s e estatísticos, pesquisadores do IAG Saúde, com amplo domínio da epidemiologia, modelamento matemático para desenvolvimento de modelos preditivos e gestão de sistemas de saúde, oriundos de diversas universidades brasileiras, trabalhando juntos há mais de 25 anos para qualificar o sistema de saúde do país.

A metodologia DRG – Diagnosis Related Groups (ou Grupo de Diagnósticos Relacionados) foi concebida em Yale, EUA, nos anos 1960. Sua simplicidade de análise, aplicação e segurança nos resultados incentivou a adaptação ao perfil epidemiológico na quase totalidade dos países do mundo. Hoje, além do Brasil, desde 2011, o DRG é a ferramenta de gestão da saúde usada por governos, hospitais e operadoras em países da América do Norte, de toda a Europa Ocidental, da África (África do Sul), da Ásia e da Oceania.

O DRG é considerado a inovação de maior influência no financiamento de saúde no pós-guerra. A ele é atribuído ter evitado o colapso econômico do sistema de saúde americano. A partir dos anos 1980, ao DRG é atribuído, também, a minimização dos custos crescentes em saúde nos EUA.

 

 

COMO FUNCIONA

A metodologia DRG Brasil® categoriza e mede a complexidade e criticidade assistencial de cada paciente internado, a partir da análise dos seguintes dados: idade, sexo, diagnósticos principal e secundários, e procedimentos usando os códigos de saúde do Brasil. Saiba mais.

POR QUE UTILIZAR

O DRG Brasil® foi criado para transformar o sistema de saúde brasileiro e a vida das pessoas, garantindo sustentabilidade às organizações de saúde através da qualidade assistencial, e ganhos econômicos, pelo controle do desperdício, para médicos, hospitais e operadores

QUEM USA

No mapa, sinalizados de verde estão os estados onde estão localizadas as instituições que aplicam o DRG Brasil. Clique nos estados para conhecer os hospitais e as operadoras que utulizam essa metodologia.

Minas Gerais


Abertta Saúde CASU
COPASS
IPSEMG
São Cristóvão Saúde
Secretaria de Saúde de Belo Horizonte
Unimed BH
Unimed Cataguases
Unimed Federação Minas (11 singulares em uso)
Unimed Uberaba
Unimed Uberlândia
Vitallis
Hospital São João de Deus
Hospital Madre Teresa
Hospital Márcio Cunha
Hospital Biocor
Uberlândia Medical Center

VÍDEOS

VÍDEOS

Para entender melhor a aplicação da metodologia DRG Brasil®, assista aos vídeos abaixo, apresentados pelos diretores e fundadores da empresa: Dr. Renato Couto e Dra. Tania Grillo:

 


Dr. Renato Couto fala sobre Gestão de Custo e Qualidade dos Serviços Hospitalares em evento da UNIDAS



Dra. Tania Grillo apresenta a metodologia DRG Brasil como ferramenta para a Governança Clínica



Dr. Renato Couto fala sobre DRG Brasil em evento da FBAH na Hospitalar 2015

Deloitte

Deloitte

Planisa

Planisa

PWC

PWC

Strategy

Strategy

IAG Saúde

IAG Saúde

MK

MK

Faculdade Unimed

Faculdade Unimed

ISEE

ISEE

Pós-Graduação - Faculdade de Ciências Médicas

Pós-Graduação - Faculdade de Ciências Médicas de MG