Modelo Assistencial

Informação assertiva e IA alavancam a gestão de riscos em tempos de incerteza

DRG Brasil
Postado em 13 de abril de 2020 - Atualizado em 28 de setembro de 2023

Estamos passando por um momento de profundas transformações. Mudanças vieram para ficar. A tecnologia previu e alertou muito daquilo que estamos vivenciando hoje.

Foram algoritmos que detectaram o surgimento de uma nova forma de doença respiratória na região de um mercado em Wuhan, na China, nove dias antes do primeiro comunicado oficial da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Nesses tempos de pandemia, informação de qualidade é um ativo valioso, e o desconhecimento do risco assombra as organizações de saúde, os pacientes e suas famílias.

O Hospital Madre Teresa já vem utilizando inteligência artificial, indicadores de governança clínica e gestão de riscos 4P (preditiva, preventiva, personalizada e participativa), para tomar decisões com base em informações de saúde assertivas.

Um dos principais hospitais de Belo Horizonte e região, o Madre Teresa contabiliza 345 leitos ativos e cerca de 50 mil atendimentos por mês. É composto por 1700 colaboradores, entre eles, 400 médicos do corpo clínico. Além disso, o HMT destina 10% do seu atendimento ao Sistema Único de Saúde (SUS).

A parceria com o Grupo IAG Saúde nasceu com o propósito de minimizar gaps relacionados à qualidade da informação, e assim, em 2018, o DRG Brasil foi implantado. Com a plataforma, estimam-se cerca de 30 mil altas codificadas no hospital.

Segundo o Diretor Administrativo do HMT, Marcos Vete, para que a sustentabilidade aconteça, é preciso, em primeiro lugar, garantir o controle do desperdício. Dessa forma, o DRG Brasil prioriza o cuidado com o paciente com ações de melhoria da qualidade assistencial, sendo a gestão de riscos 4P com uso da inteligência artificial uma delas.

A tecnologia atua trazendo informação de qualidade, diz a Gerente de Segurança Assistencial, Flávia Roza, contribuindo para uma governança clínica genuína. Assista ao case apresentado pela médica no último encontro nacional da plataforma:

Clique aqui para assistir gratuitamente


Em breve, ainda mais informações e atualizações sobre como a aplicação da plataforma DRG Brasil vem melhorando a eficiência hospital e a entrega de valor em saúde em todo o país.

Posts Relacionados

50% das operadoras com nota máxima no IDSS utilizam a plataforma Valor Saúde Brasil by DRG Brasil + Inteligência Artificial

Modelo Assistencial
26 de abril de 2024
leia agora

Taxa de mortalidade: como diminuir com a melhora nos processos assistenciais

Modelo Assistencial
25 de abril de 2024
leia agora

Hospital Unimed Piracicaba economiza 41,3 diárias na linha de cuidado de Angioplastia Coronariana com DRG Brasil

Modelo Assistencial
24 de abril de 2024
leia agora
QMS Certification

Creative Commons

Direitos autorais: CC BY-NC-SA
Permite o compartilhamento e a criação de obras derivadas. Proíbe a edição e o uso comercial. É obrigatória a citação do autor da obra original.


(31) 3241-6520 | grupoiagsaude@grupoiagsaude.com.br

Creative Commons

Direitos autorais: CC BY-NC-SA
Permite o compartilhamento e a criação de obras derivadas. Proíbe a edição e o uso comercial. É obrigatória a citação do autor da obra original.

Os Termos de Uso e a Política de Privacidade deste site foram atualizados em 05 de abril de 2021. Acesse:
© ‎Grupo IAG Saúde® e DRG Brasil ® - Todos os direitos são reservados.
Logo Ingage Digital