Modelo Assistencial

Sua organização está mesmo preparada para atender os idosos?

DRG Brasil
Postado em 29 de abril de 2020 - Atualizado em 28 de setembro de 2023

É amplamente divulgado que o grupo populacional com mais de 60 anos e pessoas que possuem condições médicas subjacentes graves, como doença cardíaca, pulmonar ou diabetes, estão em maior risco de desenvolver complicações mais graves da Covid-19.

O Ministério da Saúde descreveu o Fluxo do fast-track para Atenção Primária à Saúde com objetivo de agilizar o atendimento de casos de Síndrome Gripal na APS – incluindo os casos de Covid-19 – priorizando indivíduos em risco de infecção, principalmente idosos, e evitar o contágio local com outros pacientes.

Dada a letalidade muito mais elevada da infecção pelo novo coronavírus entre os maiores de 60, aliado ao fato de que a população idosa está crescendo exponencialmente no Brasil (aumento de 20% em oito anos), é essencial que nosso sistema de saúde adote medidas ativas para elaborar um modelo de assistência específico para essa faixa etária.

Centro Internacional de Longevidade Brasil é uma organização independente, criada como uma usina de ideias, produção de conhecimento, recomendação de políticas baseadas em evidências e concepção de projetos de cidadania para propiciar aos indivíduos oportunidades de aumentar a qualidade de vida ao longo do seu envelhecimento.

A organização é presidida pelo médico, professor e ativista Alexandre Kalache. Com projeção internacional, ele foi um dos primeiros a visualizar o envelhecimento populacional como um fenômeno mundial e a apontar as potencialidades e os riscos inerentes.

Kalache falou ao público da plataforma DRG Brasil sobre a importância de o sistema de saúde brasileiro estar preparado para as questões relacionadas ao envelhecimento, começando pelo aprimoramento da atenção primária a fim de estruturar um Hospital Amigo do Idoso.

A bandeira que o médico levanta é a de transformar a vida dos idosos por meio de um sistema de saúde que ofereça qualidade assistencial, segurança e sustentabilidade, baseadas no conceito do envelhecimento ativo, com ênfase na participação e no protagonismo da pessoa idosa.

Desenvolver ações voltadas ao aprimoramento da atenção à saúde da pessoa idosa é primordial e urgente, assegurando:

  • Estrutura física e ambiência adequadas à pessoa idosa
  • Pessoas capacitadas para o cuidado
  • Engajamento e participação ativa do paciente idoso e seus cuidadores
  • Uma jornada segura e integrada do cuidado até a estabilização pós-alta
  • Sistema de gestão que garanta o PDCA assistencial

Dados levantados pela plataforma DRG Brasil demonstram que, de janeiro a julho de 2019, 36,8% de todas as internações codificadas foram de indivíduos acima de 60 anos. A média de permanência desses pacientes foi de 5,4 dias, o que representa um tempo 59% maior do que a média de todas as faixas de idade.

A incidência de eventos adversos graves, o número de diárias previníveis e o nível de desperdício também se mostram muito mais elevados para a faixa 60+, o que não é benéfico para ninguém, em especial para o paciente idoso.

“Temos que desenvolver uma cultura do cuidado para vocês, os idosos do futuro, até onde houver vida”, conclui o Kalache.

Assista à palestra completa do Dr. Alexandre Kalache, e saiba mais sobre as características que um Hospital Amigo do Idoso deve acentuar.

Clique aqui para assistir gratuitamente

Posts Relacionados

Codificação clínica: o que é e qual a real importância?

Modelo Assistencial
3 de maio de 2024
leia agora

50% das operadoras com nota máxima no IDSS utilizam a plataforma Valor Saúde Brasil by DRG Brasil + Inteligência Artificial

Modelo Assistencial
26 de abril de 2024
leia agora

Taxa de mortalidade: como diminuir com a melhora nos processos assistenciais

Modelo Assistencial
25 de abril de 2024
leia agora
QMS Certification

Creative Commons

Direitos autorais: CC BY-NC-SA
Permite o compartilhamento e a criação de obras derivadas. Proíbe a edição e o uso comercial. É obrigatória a citação do autor da obra original.


(31) 3241-6520 | grupoiagsaude@grupoiagsaude.com.br

Creative Commons

Direitos autorais: CC BY-NC-SA
Permite o compartilhamento e a criação de obras derivadas. Proíbe a edição e o uso comercial. É obrigatória a citação do autor da obra original.

Os Termos de Uso e a Política de Privacidade deste site foram atualizados em 05 de abril de 2021. Acesse:
© ‎Grupo IAG Saúde® e DRG Brasil ® - Todos os direitos são reservados.
Logo Ingage Digital