O Hospital Unimed Litoral reduziu internações sensíveis à Atenção Primária (ICSAP), que é um dos principais desafios da saúde suplementar.
Além de sobrecarregar os serviços hospitalares, esses episódios impactam diretamente a sustentabilidade do sistema, prejudicam a experiência do paciente e comprometem a segurança assistencial.
No Hospital Unimed Litoral, localizado em Balneário Camboriú (SC), um projeto de intervenção baseado em análise de dados, protocolos ambulatoriais e monitoramento clínico demonstrou que é possível mudar esse cenário com resultados mensuráveis.
O case apresentado pelo Dr. Gustavo Mota, médico de referência para o DRG Brasil na Unimed, apresentou a iniciativa integrada que a instituição estruturou e que reduziu internações por Infecção do Trato Urinário (ITU) . O projeto foi apresentado na Jornada Valor em Saúde, promovida pelo Grupo IAG Saúde, e mostra como uma governança clínica inteligente, centrada na prevenção e apoiada por dados, pode melhorar a eficiência assistencial e gerar valor para pacientes e operadoras.
Tudo começou com uma análise detalhada da base de dados do Hospital Unimed Litoral. O Hospital utilizou o DRG Brasil para identificar os diagnósticos mais prevalentes entre os pacientes internados e mapear quais desses poderiam ser evitados com uma melhor atenção ambulatorial.
Entre os diagnósticos mais recorrentes e evitáveis estavam as Infecções do Trato Urinário (ITU), que historicamente apresentavam uma média de 5,3 dias . Ao longo do tempo, ficou evidente que parte significativa desses casos poderia ser gerida em nível ambulatorial, sem a necessidade de hospitalização.
Com essas informações em mãos, a Unimed Litoral decidiu transformar os dados em ação.
O projeto teve início com a estruturação de um protocolo ambulatorial específico para ITU, com foco no atendimento rápido e resolutivo no Pronto Atendimento (PA). O protocolo foi elaborado com o suporte da equipe médica, equipe interna do DRG e áreas assistenciais, garantindo alinhamento e padronização entre os diversos pontos da assistência.
A padronização permitiu agir rapidamente diante de sintomas clássicos de infecção urinária, com definição clara de condutas clínicas e uso racional de exames complementares. Além disso, criou-se uma linha de cuidado que envolvia o acompanhamento dos pacientes após a alta, fortalecendo o elo entre o PA e o ambulatório.
A partir deste protocolo o o serviço de ambulatório existente foi ampliado, para atendimento e aplicação de antibióticos,
Para garantir o acompanhamento e monitoramento adequado, a equipe multidisciplinar passou a utilizar ferramentas como o painel de readmissão, dashboards com alertas clínicos e indicadores assistenciais e da Plataforma Valor Saúde by DRG Brasil.
O impacto das ações foi notável e as ações no Pronto Atendimento também tiveram efeito significativo sobre as internações por ICSAP, especialmente as ligadas a Infecção do trato urinário
Ao comparar dois períodos consecutivos, a Unimed Litoral registrou uma queda de 32% nas internações de ITU , indicando que o fortalecimento do cuidado ambulatorial teve êxito na contenção de casos agudos.
Apesar do número de atendimentos de pacientes com diagnósticos de infecção do trato urinário aumentar, o Hospital teve a economia expressiva:
Além desses resultados, a taxa de readmissão no PA caiu 2,46%, um indicador importante de que os pacientes passaram a ter monitoramento mais eficiente após o primeiro atendimento.
Ganhos assistenciais e mudança cultural
Mais do que os números, a experiência da Unimed Litoral mostra que é possível gerar mudanças culturais importantes quando as equipes de saúde se apropriam dos dados e atuam com protocolos clínicos bem definidos.
Médicos, enfermeiros, gestores e profissionais de diversas áreas foram envolvidos desde o início do projeto. A construção conjunta dos protocolos, o monitoramento dos pacientes atendidos e a transparência na comunicação foram determinantes para o sucesso.
Outro fator essencial para o sucesso foi o uso estratégico da tecnologia. Com os painéis do DRG Brasil, o Hospital conseguiu acompanhar em os pacientes de maior risco, detectar sinais de alerta precoces e intervir de forma proativa, antes que os casos evoluíssem para situações graves ou readmissões.
Com os resultados conquistados, a Unimed Litoral já está se preparando para a expansão do modelo para outras condições clínicas, aplicando a mesma lógica de análise, intervenção ambulatorial e acompanhamento em linha do cuidado. O sucesso da abordagem em ITU e a efetividade no controle de custos e uso racional de recursos abre caminho para a aplicação de protocolos semelhantes em outras causas prevalentes de internação.
Adicionalmente, a operadora pretende ampliar o uso de inteligência de dados, incorporando novas funcionalidades do DRG Brasil, como a codificação clínica automatizada baseada em IA para a elaboração de novos protocolos assistenciais.
Essa funcionalidade, validada por médicos especialistas e já disponível na plataforma, promete ainda mais eficiência na análise assistencial e na definição de prioridades clínicas.
A experiência da Unimed Litoral é um exemplo de que é possível gerar valor em saúde por meio da prevenção, da eficiência e da coordenação do cuidado. Com foco no paciente, uso inteligente dos dados e engajamento das equipes, a operadora conseguiu transformar desafios assistenciais em oportunidades de melhoria, com impacto positivo na sustentabilidade do sistema e, principalmente, na vida das pessoas.
O caminho trilhado pelo Dr. Gustavo Mota e sua equipe é replicável. E reforça que a adoção de modelos de atenção baseados em valor, com o apoio da tecnologia certa, pode ser o diferencial necessário para construir um sistema de saúde mais resiliente, inteligente e humano.“O que nós temos de perspectiva é a implementação realmente de medicina baseada em valor, de trabalharmos muito essa ideia – de estabelecer novos protocolos assistenciais, e que possamos desenvolver o DRG de uma forma ampla, para que isso norteia as nossas ações e decisões no novo Hospital Unimed Itajaí.”, afirmou Dr. Gustavo.
Direitos autorais: CC BY-NC-SA
Permite o compartilhamento e a criação de obras derivadas. Proíbe a edição e o uso comercial. É obrigatória a citação do autor da obra original.
(31) 3241-6520 | grupoiagsaude@grupoiagsaude.com.br
Direitos autorais: CC BY-NC-SA
Permite o compartilhamento e a criação de obras derivadas. Proíbe a edição e o uso comercial. É obrigatória a citação do autor da obra original.