Como a plataforma Valor Saúde Brasil funciona?

Com impulsionamento do DRG Brasil e da Inteligência Artificial, transformamos dados de saúde e econômicos em informação de qualidade para aprimorar o modelo assistencial e remuneratório e valorizar a vida do paciente.

Como ela atua para hospitais, operadoras e SUS

Modelo assistencial centrado no paciente com foco em 4 alvos

Alvo 1

Uso eficiente do leito hospitalar

Alvo 2

Aumento da segurança assistencial

Alvo 3

Redução de internações evitáveis

Alvo 4

Redução de readmissões preveníveis

Cuidado centrado no PACIENTE

Modelos remuneratórios de médicos e hospitais para a entrega de valor

Incentivo a resultados assistenciais de qualidade, ao controle dos desperdícios e à geração de valor para o paciente

A partir dos 4 Alvos assistenciais e das predições de desfechos calculados pela Inteligência Artificial, a plataforma DRG Brasil disponibiliza vários modelos remuneratórios, possibilitando que você crie um formato personalizado para o seu sistema de saúde.

Tanto para médicos quanto para hospitais, o objetivo é que o pagamento seja realizado de acordo com os resultados assistenciais e a entrega de valor em saúde pelo profissional ou pela instituição.

O DRG Brasil disponibiliza em sua plataforma os seguintes modelos de estímulo econômico à entrega de valor:

Pagamento por valor / performance
O DRG Brasil impulsiona este modelo mensurando o valor entregue para uma população específica ou por condição de saúde.
Bundles de serviços hospitalares
O DRG Brasil facilita este modelo controlando os desperdícios assistenciais e proporcionando maior eficiência e monitoramento de possíveis eventos indesejados como, por exemplo, alta precoce com readmissão não planejada.
Bundles de condições de saúde
O DRG Brasil promove este modelo medindo o valor entregue à população-alvo que possui uma condição clínica especifica com insuficiência cardíaca, insuficiência coronária, asma, DPOC, etc. permitindo pagamentos por bundles de condição clínica.
Economia compartilhada (shared savings)
O DRG Brasil fomenta este modelo mensurando a economia obtida com a redução dos desperdícios assistenciais a partir dos 4 alvos, permitindo o compartilhamento das economias entre médicos, hospitais e fonte pagadora.
Capitation
O DRG Brasil facilita este modelo controlando os desperdícios assistenciais e proporcionando maior eficiência e monitoramento de possíveis eventos indesejados como, por exemplo, alta precoce com readmissão não planejada.

Centralidade no paciente e informações de qualidade trazem melhorias para o sistema de gestão hospitalar

A plataforma DRG Brasil mede e compara a entrega de valor de hospitais e médicos levando em conta as características de saúde do paciente e sua complexidade e criticidade clínicas, utilizando como parâmetro os referenciais nacionais.

O “Triplo Objetivo DRG Brasil” se baseia em três dimensões que têm como centralidade o paciente:

  1. Melhorar a experiência do paciente
  2. Aumentar a qualidade assistencial
  3. Reduzir o desperdício

Melhorar o sistema de gestão hospitalar e a sustentabilidade das organizações de saúde é possível em 4 passos:

Coletar e integrar dados de saúde e econômicos

A plataforma DRG Brasil, por meio de educação continuada e suporte dedicado, capacita os profissionais das organizações de saúde para a coleta de informações em saúde qualificadas, em dispositivos móveis à beira leito e por leitura de prontuário. Integradas aos dados econômicos da instituição, essas informações auxiliam a tomada de decisões.

Ferramentas como auditoria e comparação da qualidade da codificação, code helper e codificação compartilhada evitam erros, estimulam a melhoria contínua, diminuem assimetrias e constroem transparência e confiança entre as partes do sistema.

Transformar dados em informações

O Agrupador DRG Brasil é um algoritmo de previsão de custos que leva em consideração a complexidade clínica. Ele combina os dados de saúde do paciente e define uma categoria DRG Brasil® de complexidade e criticidade clínicas, prevendo a quantidade de recursos necessários ao tratamento para pacientes alocados nessa categoria (materiais, medicamentos e diárias).

Já a Inteligência Artificial DRG Brasil prediz o resultado assistencial esperado, considerando a complexidade clínica. Ela combina os dados de saúde do paciente, coletados ao longo da internação, e faz a predição dos desfechos assistenciais, que podem ser comparados com o que foi alcançado de fato pelo sistema de saúde, pelo hospital ou pelo médico, permitindo mensurar o valor entregue ao paciente e evitar riscos previsíveis.

Analisar e comparar as informações

O Analytics DRG Brasil é o ambiente de gestão da plataforma, construído com base no cruzamento de informações de saúde e informações econômicas.

Painéis e gráficos dão aos gestores a medida exata da performance da organização e diagramas mostram exatamente em que ponto se concentram os maiores focos de disfunção assistencial e desperdício (ou seja, falhas na entrega de valor), dando um direcionamento certeiro de onde atuar.

Módulos econômicos e assistenciais elaborados por população e por condição de saúde integram custos e desfechos, gerando a medida de valor entregue.

Entregar valor com modelos remuneratórios e assistenciais

Após medir, analisar e comparar os resultados em saúde entregues à população, a instituição pode desenvolver modelos assistenciais e remuneratórios apropriados para a sua realidade. Indicadores de mérito mostrarão o grau de conformidade dos profissionais com os processos organizacionais e o cálculo de valor mostrará o benefício final prestado ao paciente.

Além de diversos formatos de remuneração, a plataforma DRG Brasil oferece soluções de governança clínica customizadas, por meio de consultoria focada em cada jornada de entrega de valor. Assim, as instituições podem “ir além” e realizar uma transformação ainda mais profunda e significativa.

Soluções sob medida que fazem a diferença na gestão do sistema de saúde

A plataforma Valor Saúde Brasil utiliza tecnologia baseada em inteligência artificial, algoritmos e analytics clínico-econômico para garantir entrega de valor e segurança ao paciente em todas as soluções.

Jornada

Planejamento Estratégico em Saúde

A partir dos dados de saúde e do desempenho do sistema de saúde mensurados pelo DRG Brasil® é possível planejar um futuro sustentável definindo novos modelos de assistência e remuneração para entrega de valor.

Jornada

Governança Clínica Baseada em Valor

Tendo como centro o valor entregue aos pacientes, os médicos, os hospitais e os operadores do sistema de saúde são capazes de integrar esforços para transformar os modelos assistencial e remuneratório com governança clínica: instrumentos para gerenciá-los, controlá-los e melhorá-los.

Jornada

Eficiência Hospitalar

Aumento da eficiência no uso do leito hospitalar, diminuindo o desperdício da permanência além da necessária ao tratamento, racionalizando o consumo de recursos e diárias e ampliando o acesso do cidadão aos hospitais.

Jornada

Alta Segura

Transição do cuidado seguro para pacientes cirúrgicos e clínicos, reduzindo a permanência hospitalar, a taxa de reinternação e, como consequência, a taxa de mortalidade.

Jornada

Gestão de Risco 4P

Com os modelos preditivos da IA, é possível Prever os riscos de maneira Personalizada (baseada na complexidade e criticidade clínicas) viabilizando a Prevenção de desfechos indesejados através da Participação da equipe, do paciente e da família.

Jornada

Hospital Amigo do Idoso

Fornece acesso para equipes multiprofissionais e hospitais às competências e tecnologias necessárias para o cuidado da população idosa, que é a mais suscetível aos eventos adversos graves e reinternações, portanto a maior fonte de desperdício.

Jornada

Parto Seguro

Você compara seu desempenho com hospitais de mesmo porte, sistemas de saúde com as mesmas características ou até com regiões similares.

Jornada

Internações Evitáveis na Emergência

Trabalha a governança clínica da linha de cuidado da emergência, diminui as internações que poderiam ter sido evitadas pelo cuidado primário, aumenta a segurança do paciente na transição de cuidados e amplia a disponibilidade do leito.

Jornada

Ambulatorização Cirúrgica

Trabalha a linha de cuidado anestésico-cirúrgica permitindo uma alta segura para pacientes submetidos a cirurgias ambulatorizáveis. Diminui o tempo de internação hospitalar e aumenta a disponibilidade do leito.

Quer melhorar o desempenho da sua organização de saúde ou saber mais sobre o Valor Saúde Brasil?

Entre em contato com nosso time de especialistas em sistema de gestão hospitalar e metodologias de valor em saúde com base em DRG Brasil e Inteligência Artificial.

    Precisamos dos seus dados para manter contato com você. Eles não serão compartilhados e você pode se descadastrar a qualquer momento. Veja nossa Política de Privacidade.


    (31) 3241-6520 | grupoiagsaude@grupoiagsaude.com.br

    Creative Commons

    Direitos autorais: CC BY-NC-SA
    Permite o compartilhamento e a criação de obras derivadas. Proíbe a edição e o uso comercial. É obrigatória a citação do autor da obra original.

    Os Termos de Uso e a Política de Privacidade deste site foram atualizados em 05 de abril de 2021. Acesse:
    © ‎Grupo IAG Saúde® e DRG Brasil ® - Todos os direitos são reservados.
    Logo Ingage Digital