Modelo Assistencial

50% das operadoras com nota máxima no IDSS utilizam a plataforma Valor Saúde Brasil by DRG Brasil + Inteligência Artificial

DRG Brasil
Postado em 26 de abril de 2024

Sucesso reforça o compromisso destas instituições com a qualidade e com a eficiência na gestão da saúde suplementar

O IDSS (Índice de Desempenho da Saúde Suplementar) é uma métrica desenvolvida pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) para regular e avaliar a qualidade dos serviços prestados pelas operadoras de planos de saúde no Brasil. No último resultado divulgado pela ANS no final de 2023 e que levou em consideração o ano-base de 2022, 50% das operadoras que conquistaram a nota máxima utilizam a plataforma Valor Saúde Brasil by DRG Brasil + Inteligência Artificial para melhorar seus resultados assistenciais e econômicos.

Entendendo o IDSS

O IDSS é baseado em quatro dimensões:

  • Qualidade em Atenção à Saúde (IDQS)
  • Garantia de Acesso (IDGA)
  • Sustentabilidade no Mercado (IDSM)
  • Gestão de Processos e Regulação (IDGR)

A nota varia de zero (pior) a um (melhor).

Vantagens do IDSS para operadoras

Alcançar uma alta pontuação no IDSS não apenas amplia a reputação das operadoras, mas também demonstra uma excelente gestão dos recursos e eficiência financeira. Operadoras bem avaliadas tendem a ter uma base financeira robusta, possibilitando redução de custos operacionais, minimização de riscos financeiros e maximização do retorno sobre investimentos.

Contribuições da plataforma Valor Saúde Brasil by DRG Brasil + IA para uma boa nota no IDSS

A plataforma Valor Saúde Brasil apoia a gestão em diversas dimensões do IDSS.

IDSM – Indicadores da dimensão sustentabilidade no mercado

Esta é a dimensão em que a plataforma Valor Saúde Brasil mais contribui, pois ela foi projetada para reduzir a sinistralidade e para garantir a sustentabilidade financeira pela entrega de valor.

A plataforma oferece uma variedade de módulos especializados para atender esta dimensão, incluindo DRG Brasil Hospitalar e Ambulatorial, Atuarial e Antifraude.

Além disso, permite a gestão preditiva da sinistralidade e dos desfechos clínicos, detectando usuários em trajetórias de alto custo proporcionando insights valiosos para tomar decisões informadas. Com recursos como o Autorizador Clínico, Avaliação de Desempenho e Desenvolvimento de Rede Baseado em Valor, sua operadora pode operar com eficiência e precisão.

A plataforma também oferece soluções avançadas para Auditoria Clínica Concorrente e Eletrônica de Contas, adaptadas à complexidade clínica de cada caso assim como abordagem de cuidados de saúde baseada em valor (VBHC), promovendo a promoção, a prevenção e a assistência centrada no valor para melhor atender às necessidades dos pacientes.

Com a gestão de corpo clínico e remuneração baseada em valor para prestadores e médicos, a plataforma Valor Saúde Brasil está preparada para impulsionar o sucesso da sua instituição de saúde.

IDQS – Indicadores da dimensão qualidade em atenção à saúde

A plataforma Valor Saúde Brasil ajuda a elevar os padrões de qualidade oferecendo uma abordagem abrangente e eficaz e promovendo a sustentabilidade através da entrega de valor em todos os aspectos da assistência médica. A gestão de qualidade, incluindo a proporção de parto cesáreo pode ser realizada através do módulo DRG Brasil Parto Seguro. Além disso, a ferramenta é capaz de melhorar a taxa de consultas médicas de pré-natal, com recursos específicos disponíveis no APP Bel - Bem-Estar e Longevidade.

A plataforma disponibiliza programas dedicados à promoção da saúde e prevenção de doenças, como os oferecidos no APP Bel - Bem-Estar e Longevidade.

Além disso, a ferramenta permite uma abordagem inovadora de remuneração baseada em valor para prestadores e médicos, que inclui bônus por desempenho, compartilhamento de economias e pacotes de serviços, incentivando a entrega de cuidados de alta qualidade e resultados positivos para os pacientes.

Case de sucesso

Conheça alguns cases de sucesso que ilustram como a plataforma Valor Saúde Brasil tem transformado a saúde suplementar:

Cemig Saúde

A Cemig Saúde usou a plataforma Valor Saúde Brasil para passar a remunerar hospitais e médicos com base na entrega de valor em saúde. Neste case, você vai ver como funcionam os contratos que contemplam o compartilhamento das economias produzidas pelo controle de desperdícios - um trabalho fundamentado em metas claras e integração de operadora, hospital e médico.

Unimed-BH

A Unimed BH usou a plataforma Valor Saúde Brasil para mudar o jeito de pagar seus médicos. Você vai conhecer a métrica, as regras e o impacto econômico para o cooperado, para o hospital e para a operadora, a partir do esforço conjunto de VBHC.

Unimed Santa Maria

Neste case, a Unimed Santa Maria relata como a mudança do modelo remuneratório médico, baseado em valor e controlado pela plataforma Valor Saúde Brasil propiciou um modelo de soma positiva que todos os envolvidos saem ganhando, em pouco tempo.

Maternidade Unimed-BH

Veja como a utilização da plataforma Valor Saúde Brasil possibilita melhorar a jornada hospitalar da mãe e do bebê, efetuar a continuidade do cuidado adequado pós-alta a fim de evitar eventos adversos, desenvolver protocolos e linhas de cuidado e realizar a gestão do corpo clínico por meio da comparação de resultados individuais dos obstetras.

Unimed Uberlândia

Veja como a Unimed Uberlândia reduziu a taxa de internação de idosos usando a plataforma Valor Saúde Brasil – a taxa reduziu de 2,1 para 1,1 idosos internados para cada 100 beneficiários.

Unimed Goiânia

Com o programa Alta Hospitalar Segura, implantado com o uso da plataforma Valor Saúde Brasil, a Unimed Goiânia conseguiu reduzir a taxa permanência, melhorando a qualidade e a segurança assistencial e evitando as readmissões não planejadas.

Confira aqui.

Participe do sucesso

Quer saber como plataforma Valor Saúde Brasil pode auxiliar sua operadora a superar as metas de desempenho do IDSS?

Entre em contato no site www.drgbrasil.com.br

Ingresse nesta jornada rumo à inovação e ao sucesso contínuo!

Posts Relacionados

Tempo de espera do paciente: como diminuir

Modelo Assistencial
23 de maio de 2024
leia agora

Autorização prévia: critérios que as operadoras de planos de saúde devem utilizar

Modelo Remuneratório
23 de maio de 2024
leia agora

Como aumentar a produtividade de equipes assistenciais em hospitais?

Modelo Assistencial
16 de maio de 2024
leia agora
QMS Certification

Creative Commons

Direitos autorais: CC BY-NC-SA
Permite o compartilhamento e a criação de obras derivadas. Proíbe a edição e o uso comercial. É obrigatória a citação do autor da obra original.


(31) 3241-6520 | grupoiagsaude@grupoiagsaude.com.br

Creative Commons

Direitos autorais: CC BY-NC-SA
Permite o compartilhamento e a criação de obras derivadas. Proíbe a edição e o uso comercial. É obrigatória a citação do autor da obra original.

Os Termos de Uso e a Política de Privacidade deste site foram atualizados em 05 de abril de 2021. Acesse:
© ‎Grupo IAG Saúde® e DRG Brasil ® - Todos os direitos são reservados.
Logo Ingage Digital