Os Analistas de Informação em Saúde, que trabalham com a codificação clínica, são fundamentais para o dia a dia de uma organização de saúde.
Sua expertise consiste em analisar dados que possam garantir a melhoria na qualidade assistencial de pacientes, além de proporcionar à equipe médica tomadas de decisão assertivas com embasamento científico e em estudos estatísticos – afinal, os números não mentem e é por meio deles que os analistas de informação em saúde entregam informação de qualidade e de valor.
Expert quando o assunto é codificação clínica, o Hospital Márcio Cunha (da Fundação São Francisco Xavier - FSFX) possui 543 leitos com pronto atendimento, unidade de terapia intensiva adulto, centro obstétrico, unidade de terapia intensiva pediátrica e neonatal, centro de terapia renal, centro de diagnóstico de imagem, internação, unidade de oncologia pediátrica, ambulatório e serviço de atenção domiciliar, clínica dos olhos.
Localizada no Vale do Aço, a instituição iniciou a implantação da plataforma do DRG Brasil em 2015 e, desde então, vem recebendo a coleta de dados de alta hospitalar. Em 2016, o HMC evolui para a coleta de registro admissional e no ano seguinte, na importação de dados, além da inserção do Bundle DRG. A partir de 2019, o Hospital Márcio Cunha expande a coleta de DRG nas demais unidades e na rede credenciada da Usisaúde.
Liderada por Ariane Carvalhais, coordenadora da Equipe DRG do hospital, a divisão de análise de informação em saúde conta com oito codificadores clínicos e um responsável pela supervisão, sendo a meta para codificação da informação de até 24 horas úteis. O staff conta ainda com o suporte de TI e da equipe multidisciplinar para esclarecimento de dúvidas.
Além da codificação clínica, o profissional analista de informação em saúde tem como missão estabelecer bom relacionamento com médicos, diretoria e superintendência de uma organização de saúde para compartilhamento de relatórios de codificação e demais informações competentes à função.
Segundo Ariane, é de extrema importância que a equipe do DRG participe das reuniões que contribuem para qualidade na entrega da informação e avaliação de resultados da codificação hospitalar:
“Esses profissionais devem ser mais do que codificadores. Eles precisam entender os números e os dados que são gerados pela plataforma, analisar e gerenciar as informações, antes de serem encaminhadas para a Alta Direção", orienta a coordenadora na série “A Voz da Experiência”.
No Hospital Márcio Cunha, o Analytics DRG Brasil é ferramenta fundamental para análise da alta gestão. Com ela, é possível fazer, em tempo real, avaliação de desempenho das equipes - garantindo assim, assertividade nas ações e transparência nas decisões.
Assista à palestra completa de Ariane Carvalhais, e saiba mais sobre como ingressar nesta profissão, que em 2020 foi reconhecida formalmente pelo Ministério do Trabalho e incluída na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO).
Estão abertas as inscrições para o curso preparatório para Certificação em Codificação Hospitalar. O curso preparatório é uma iniciativa da área de pós-graduação da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (Feluma), pioneira na capacitação de profissionais codificadores para a geração de informação em saúde qualificada. Na modalidade de ensino à distância (EaD), a formação é dedicada para profissionais de saúde em nível superior como médicos, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas e biomédicos.
Com início em 2021, a capacitação é uma oportunidade para o profissional Analista de Informação em Saúde ampliar os conhecimentos em codificação hospitalar, explorar as regras específicas para identificação de códigos adequados e se preparar para a prova de Certificação de Proficiência de Codificação Hospitalar.
Além de abordar a metodologia DRG brasileira, o conteúdo programático do curso ressalta o uso da linguagem clínica na codificação hospitalar e suas regras de avaliação.
Assim, a Feluma possibilita aos alunos uma preparação para a prova de certificação de proficiência, oferecida pela SBAIS (Sociedade Brasileira de Analistas de Informação em Saúde) em colaboração com a maior associação norte-americana para treinamento em codificação assistencial e certificação de codificadores em saúde, a AAPC.
Para saber mais sobre o curso preparatório para Certificação em Codificação Hospitalar, acesse o site da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (Feluma).
Direitos autorais: CC BY-NC-SA
Permite o compartilhamento e a criação de obras derivadas. Proíbe a edição e o uso comercial. É obrigatória a citação do autor da obra original.
(31) 3241-6520 | grupoiagsaude@grupoiagsaude.com.br
Direitos autorais: CC BY-NC-SA
Permite o compartilhamento e a criação de obras derivadas. Proíbe a edição e o uso comercial. É obrigatória a citação do autor da obra original.