Modelo Assistencial

Conheça o Autorizador Clínico Valor em Saúde

DRG Brasil
Postado em 24 de maio de 2023 - Atualizado em 31 de maio de 2023

Conheça mais esta tecnologia desenvolvida pelo Grupo IAG Saúde para aumentar a entrega de valor em saúde do sistema de saúde brasileiro

Dois milhões de diárias. Este é o desperdício das falhas de regulação de acesso das operadoras de planos de saúde que usaram a plataforma Valor Saúde Brasil em 2022.

O Autorizador Clínico Valor em Saúde pelos cientistas da plataforma Valor Saúde Brasil para:

  • Reduzir o desperdício das falhas de regulação de acesso
  • Melhorar os resultados econômicos das operadoras de saúde suplementar
  • Evitar que os pacientes fiquem expostos a internações desnecessárias
  • Reduzir as filas de espera de internação e , consequentemente, o risco assistencial da espera
  • Aumentar o giro do leito hospitalar
  • Garantir mais acesso da população aos serviços de saúde

Como ele faz tudo isso?

Informando a elegibilidade para internações hospitalares e determinando o tempo de internação que pode variar de horas a vários dias. A seguir você vai entender como essa nova tecnologia funciona na prática.

Como o Autorizador Clínico Valor em Saúde funciona?

Para definirem os critérios de elegibilidade clínica para internações e o tempo de permanência hospitalar recomendado pelo Autorizador Clínico Valor em Saúde, os cientistas da plataforma Valor Saúde Brasil estudaram mais de 6 milhões de internações contidas na base de dados da ferramenta, os critérios de elegibilidade para internações hospitalares da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e as normas do Conselho Federal de Medicina.

O tempo de internação pode variar de seis horas a inúmeros dias, conforme complexidade clínica do paciente. A operadora tem autonomia para ajustar os parâmetros recomendados pelo Autorizador Clínico Valor em Saúde.

Veja como funciona na prática:

Toda solicitação de internação hospitalar que chega à operadora é processada no núcleo de inteligência da plataforma que gera as recomendações ao regulador para a solicitação.

  • Para pacientes não elegíveis para tratamento hospitalar, a recomendação será atenção ambulatorial.
  • Para pacientes elegíveis para tratamento hospitalar em internação de curta permanência, a recomendação será:  internação com tempo de permanência hospitalar menor ou igual a seis horas; ou internação com tempo de permanência hospitalar maior que seis horas e menor ou igual a doze horas; ou internação com tempo de permanência hospitalar maior que doze horas e menor que vinte e quatro horas.
  • As internações elegíveis para tratamento hospitalar habituais têm o tempo de permanência hospitalar definido pelo  DRG Brasil. 

Exemplo prático

Quando uma operadora que usa o Autorizador Clínico Valor em Saúde receber uma solicitação de internação para Implante de dispositivo intra-uterino (DIU) não hormonal, o autorizador  retornará a informação que este é um procedimento ambulatorial. 

Se Postectomia, ele informará o tempo recomendado de 6 horas de internação. Caso seja Colecistectomia sem colangiografia, ele informará o tempo recomendado de 1 dia de internação.

É assim que acontece com todas as solicitações de internações.

Vale a pena implementar o Autorizador Clínico Valor em Saúde?

O Autorizador Clínico Valor em Saúde é mais uma tecnologia desenvolvida pelo Grupo IAG Saúde para aumentar a entrega de valor no sistema de saúde brasileiro.

Essa ferramenta pode ajudar as instituições na entrega dos melhores resultados para os pacientes, com os menores custos. Gostou e quer saber mais? Entre em contato com a equipe da plataforma Valor Saúde Brasil.

Créditos/imagens:

Foto de capa: ipopba by iStock

Meio do conteúdo: andresr by iStock

Posts Relacionados

Operadoras de planos de saúde: um guia para a eficiência

Modelo Assistencial
18 de abril de 2024
leia agora

Hospital Nossa Senhora das Graças reduz permanência média em 1 dia com DRG Brasil

Modelo Assistencial
11 de abril de 2024
leia agora

Notificação de eventos adversos: um guia para hospitais

Modelo Assistencial
28 de março de 2024
leia agora
QMS Certification

Creative Commons

Direitos autorais: CC BY-NC-SA
Permite o compartilhamento e a criação de obras derivadas. Proíbe a edição e o uso comercial. É obrigatória a citação do autor da obra original.


(31) 3241-6520 | grupoiagsaude@grupoiagsaude.com.br

Creative Commons

Direitos autorais: CC BY-NC-SA
Permite o compartilhamento e a criação de obras derivadas. Proíbe a edição e o uso comercial. É obrigatória a citação do autor da obra original.

Os Termos de Uso e a Política de Privacidade deste site foram atualizados em 05 de abril de 2021. Acesse:
© ‎Grupo IAG Saúde® e DRG Brasil ® - Todos os direitos são reservados.
Logo Ingage Digital