Modelo Assistencial

Como a plataforma Valor Saúde Brasil contribui para o cuidado qualificado de idosos?

DRG Brasil
Postado em 29 de setembro de 2022 - Atualizado em 23 de outubro de 2023

A complexidade do cuidado de idosos exige que hospitais e consultórios desempenhem um trabalho especializado desde a jornada de atendimento com pessoas capacitadas e estrutura física adequada.

A expectativa de vida no Brasil mudou consideravelmente nos últimos anos, sendo uma média de 72 anos para homens e 79 para mulheres. Essa transformação é influenciada por diferentes fatores, como aumento da qualidade de vida, cuidados com a saúde mental e física, melhora da alimentação e, claro, o avanço da medicina com métodos, tratamentos e tecnologias para beneficiar a população idosa.

Por outro lado, as mudanças citadas também trazem novos desafios à comunidade médica, visto que além dos cuidados com o paciente, é preciso também desenvolver toda uma estrutura física e de atendimento preparada para lidar com essa população.

Então, continue a leitura deste conteúdo e acompanhe como estabelecer cuidados primários seguros para a população idosa, os desafios que os sistemas de saúde enfrentam para prestar um serviço assistencial a essas pessoas, como garantir um envelhecimento saudável e a experiência positiva durante a jornada deste paciente e conheça a Plataforma Valor Saúde Brasil!

Como estabelecer cuidados primários seguros para a população idosa

Os cuidados primários são essenciais para que a integridade do idoso seja respeitada durante sua jornada como paciente, entregando como resultado uma melhor qualidade de vida, além de garantir que sua experiência no decorrer do atendimento seja positiva.

Veja abaixo alguns dos fatores  que corroboram efetivamente para os cuidados primários da população idosa:

Acompanhamento médico regular

Um acompanhamento médico regular é um aspecto essencial da qualidade de vida para os idosos. O cuidado com um médico geriatra ajuda a prevenir doenças ou distúrbios e a tratar aqueles que já foram identificados.

Após os 60 anos de idade, o corpo passa por mudanças significativas. É também um componente essencial deste complexo conjunto para ajudar os mais velhos a compreendê-las e saber como se ajustar às novas demandas que surgem a cada estágio.

Os profissionais da saúde têm a missão de  ajustarem-se a este cenário em evolução, estabelecendo novos níveis de cuidados que sejam mais personalizados, detalhados e humanizados.

Alimentação saudável e balanceada

Uma boa nutrição é essencial em todos os estágios da vida, pois ajuda a melhorar o humor e prevenir doenças. Pensando no cuidado com idosos, ela é especialmente importante porque à medida que envelhecemos, nosso corpo tem um ritmo diferente, nossos órgãos funcionam mais lentamente e há mudanças nos níveis hormonais.

Atividades físicas

Exercícios regulares têm demonstrado aumentar a disposição para as atividades diárias, ajudar a prevenir e tratar doenças e se tornar um tempo de contato social. As possibilidades são infinitas; é necessário um acompanhamento médico para determinar que tipo de exercício é melhor para a saúde de cada indivíduo idoso.

Algumas das atividades e práticas esportivas recomendadas geralmente são:

  • musculação;
  • tênis;
  • natação;
  • hidroginástica;
  • pilates.

Saúde mental

Além de cuidar da parte física, é preciso também dar atenção à saúde mental com acompanhamentos de psicólogos e psiquiatras, se necessário.

Ocupações como leitura, tricô, assistir a filmes, visitar amigos e ter momentos de lazer também são fundamentais para se manter bem.

Cuidado de idosos: os desafios do sistema de saúde para garantir a qualidade assistencial desta população

O cuidado com idosos é um desafio complexo para o sistema de saúde. Esta população está crescendo a uma taxa muito rápida e isso representa um grande desafio para as instituições de saúde que precisam cuidar desses pacientes. Só para se ter uma ideia, o IBGE diz que em 2022 a população do Brasil é representada em 14% por pessoas acima dos 60 anos.

Alguns dos principais problemas enfrentados pelo sistema de saúde no cuidado dos idosos são:

  • falta de profissionais especializados: a falta de profissionais especializados para o cuidado de idosos representa um grande problema para o sistema de saúde. Muitas vezes, os profissionais não estão familiarizados com as necessidades específicas dessa população, o que pode levar a mau atendimento e cuidado inadequado;
  • falta de recursos: o cuidado adequado dos idosos requer muitos recursos, tanto humanos quanto financeiros. Muitas vezes, as instituições de saúde não dispõem de recursos suficientes para atender necessidades específicas, como a criação de ambientes adaptados.
  • fragmentação do cuidado: o cuidado de idosos é muitas vezes fragmentado, o que significa que eles recebem atendimento de diversos profissionais em diferentes lugares. Isso pode levar a uma falta de coordenação e cuidado inadequado;

Como garantir um envelhecimento saudável e a experiência positiva durante a jornada deste paciente

O primeiro ponto para assegurar que o cuidado de idosos seja feito de maneira adequada é ter uma estrutura física e ambientes que sejam apropriados a este paciente. Oferecer um espaço acolhedor e adaptado às suas necessidades, contando também com a ajuda de  profissionais capacitados se torna indispensável para que os pacientes consigam se manter engajados e motivados durante seus respectivos tratamentos.

O que é a Plataforma Valor Saúde Brasil e como ela auxilia na gestão de cuidados de idosos

O sistema de saúde do país precisa estar preparado para atender as demandas relacionadas ao envelhecimento. O Valor Saúde Brasil é uma plataforma de gestão de saúde baseada em valor para melhorar a qualidade assistencial e evitar desperdícios. Ela é um software que  dispõe – com base nas informações geradas pelo DRG Brasil e pela Inteligência Artificial – de funcionalidades para o diagnóstico e planejamento estratégico do sistema de saúde e a estruturação de programas de Governança Clínica para a entrega de valor.

Usando as tecnologias DRG Brasil - Idoso Frágil e DRG Brasil - Inteligência Artificial, a plataforma Valor Saúde Brasil consegue identificar pacientes com características demográficas e clínicas atribuíveis a possível idoso em caráter de fragilidade. Ela também disponibiliza a Jornada de Hospital Amigo do Idoso. 

O Hospital Amigo do Idoso propiciado pela plataforma DRG Brasil, alinhado às Diretrizes do envelhecimento da OMS, utiliza tecnologia baseada em Inteligência Artificial, Algoritmos e Analytics clínico-econômico para trabalhar a governança clínica geriátrica para entregar valor ao idoso frágil.

Os principais benefícios, são:

- Fornecer acesso às equipes multiprofissionais e aos hospitais as competências e tecnologias necessárias para o cuidado da população idosa

- Diminuir eventos adversos graves e reinternações dos idosos frágeis

- Melhorar a segurança assistencial

- Reduzir a perda de recursos para tratar falhas preveníveis

- Melhorar a experiência do paciente e sua família

Sendo assim, o Hospital Amigo do Idoso transforma o modelo assistencial, a cultura e a governança clínica, de modo que todos na organização entreguem um cuidado seguro e centrado nas necessidades e expectativas do idoso e seus familiares. Afinal, este é o cerne do value-based healthcare (VBHC), ou do cuidado baseado em valor.

Dados levantados pela plataforma Valor Saúde Brasil demonstram que, de janeiro a julho de 2019, 36,8% de todas as internações codificadas foram de indivíduos acima de 60 anos. A média de permanência desses pacientes foi de 5,4 dias, o que representa um tempo 59% maior do que a média de todas as faixas de idade.

A incidência de eventos adversos graves, o número de diárias preveníveis e o nível de desperdício também se mostram muito mais elevados para a faixa 60+, o que não é benéfico para ninguém, em especial para o paciente idoso.

Assista a esta palestra do Alexandre Kalache, presidente do Centro Internacional de Longevidade Brasil e veja como a instituição utiliza a plataforma Valor Saúde Brasil  para aprimorar os cuidados prestados aos idosos. 

Acompanhe novos conteúdos no Blog Valor em Saúde e mantenha-se atualizado! 


Créditos/ Imagens

Imagem destacada: PIKSEL via iStock

Imagem do meio do conteúdo: Fizkes via iStock

Posts Relacionados

Desvendando as 6 Metas Internacionais de Segurança do Paciente

Modelo Assistencial
6 de dezembro de 2023
leia agora

Como a metodologia DRG Brasil contribui com as auditorias em saúde

Modelo Assistencial
29 de novembro de 2023
leia agora

Sustentabilidade Econômica: como alcançar em hospitais?

Modelo Assistencial
23 de novembro de 2023
leia agora

(31) 3241-6520 | grupoiagsaude@grupoiagsaude.com.br

Creative Commons

Direitos autorais: CC BY-NC-SA
Permite o compartilhamento e a criação de obras derivadas. Proíbe a edição e o uso comercial. É obrigatória a citação do autor da obra original.


(31) 3241-6520 | grupoiagsaude@grupoiagsaude.com.br

Creative Commons

Direitos autorais: CC BY-NC-SA
Permite o compartilhamento e a criação de obras derivadas. Proíbe a edição e o uso comercial. É obrigatória a citação do autor da obra original.

Os Termos de Uso e a Política de Privacidade deste site foram atualizados em 05 de abril de 2021. Acesse:
© ‎Grupo IAG Saúde® e DRG Brasil ® - Todos os direitos são reservados.
Logo Ingage Digital