Modelo Assistencial

Fhemig recebe Prêmio Walter Mendes em congresso sobre segurança do paciente

DRG Brasil
Postado em 19 de outubro de 2022 - Atualizado em 28 de setembro de 2023

Premiação reconhece trabalhos científicos e experiências exitosas de instituições de saúde públicas ou conveniadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) de todo o Brasil.

O estudo vencedor foi: "Diagnóstico dos eventos adversos: notificação profissional versus software Diagnosis Related Group (DRG)”


As equipes da assessoria técnica, responsável pela metodologia DRG da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), e a Coordenação da Segurança Assistencial da Fundação acabam de receber o certificado de primeiro colocado do Prêmio Walter Mendes, que busca incentivar o desenvolvimento e a disseminação de práticas seguras e inovadoras no cuidado da saúde. O anúncio da premiação aconteceu durante o 2º Congresso da Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente (Sobrasp), realizado on-line, no mês de setembro, que teve como tema “Inovar para garantir a qualidade do cuidado e segurança do paciente no contexto das iniquidades em saúde”.

Na ocasião, as equipes foram convidadas a apresentar dois estudos: “Desempenho hospitalar e ocorrência de condições adquiridas através do Diagnosis Related Group (DRG)” e o vencedor - "Diagnóstico dos eventos adversos: notificação profissional versus software Diagnosis Related Group (DRG)”.

“Comparamos as incidências das ocorrências relacionadas à assistência à saúde registrados em 10 hospitais da Rede Fhemig, de julho de 2020 a abril de 2022, por meio da notificação profissional nos sistemas Siead e Notivisa e da codificação dos prontuários de alta no software Diagnosis Related Group (DRG). A partir dessa análise, sugerimos a adoção da tecnologia para gerar informações que apoiem os planos de ação a fim de alcançar melhorias da qualidade assistencial e segurança dos pacientes”, relata a assessora técnica DRG, Cynthia Andrade.

A também assessora técnica DRG, Bárbara Martins, explica que a utilização da metodologia na Fhemig tem como enfoques a avaliação do uso do leito e a melhoria da eficiência hospitalar. “A segurança do paciente é uma temática que vem sendo cada vez mais discutida nos eventos científicos. Durante as análises realizadas ao longo dos últimos dois anos, nossa equipe reforçou a importância de ampliar o conhecimento e o uso do DRG nas diversas áreas técnicas da Fundação. Participar do congresso foi uma oportunidade de mostrar o potencial dessa ferramenta na busca pela melhoria da qualidade dos serviços prestados”.  

O trabalho foi realizado pela equipe da Assessoria Técnica DRG da Fundação, em parceria com a Coordenação da Segurança do Paciente, e teve como autores: Cynthia Carolina Duarte Andrade; Bárbara Ribeiro Martins; Marco Aurélio Fagundes Ângelo; Cínthia Neves Fonseca; Érika Cristina Fernandes Chamon; e Isabella Manetta de Morais.

Saiba mais sobre o uso do DRG Brasil na Fhemig assistindo a estes video-cases

Fhemig e o uso dos Grupos de Diagnósticos Relacionados para valor nos hospitais públicos

Fhemig e a avaliação de desempenho na rede hospitalar pública de Minas Gerais com o DRG Brasil

 Créditos

Texto adaptado de um artigo publicado no site da Fhemig assinado por Aline Castro Alves (https://www.fhemig.mg.gov.br/noticias/2472-fhemig-recebe-premio-walter-mendes-em-congresso-sobre-seguranca-do-paciente).

Imagem retirada do site da Fhemig.

Posts Relacionados

Tempo de espera do paciente: como diminuir

Modelo Assistencial
23 de maio de 2024
leia agora

Como aumentar a produtividade de equipes assistenciais em hospitais?

Modelo Assistencial
16 de maio de 2024
leia agora

Hospital Santo Antônio usa DRG Brasil para melhorar atendimento nas linhas de cuidado de pacientes com asma e sepse

Modelo Assistencial
3 de maio de 2024
leia agora
QMS Certification

Creative Commons

Direitos autorais: CC BY-NC-SA
Permite o compartilhamento e a criação de obras derivadas. Proíbe a edição e o uso comercial. É obrigatória a citação do autor da obra original.


(31) 3241-6520 | grupoiagsaude@grupoiagsaude.com.br

Creative Commons

Direitos autorais: CC BY-NC-SA
Permite o compartilhamento e a criação de obras derivadas. Proíbe a edição e o uso comercial. É obrigatória a citação do autor da obra original.

Os Termos de Uso e a Política de Privacidade deste site foram atualizados em 05 de abril de 2021. Acesse:
© ‎Grupo IAG Saúde® e DRG Brasil ® - Todos os direitos são reservados.
Logo Ingage Digital