Modelo Assistencial

Implantação do DRG Brasil em 13 hospitais filantrópicos do ES 

DRG Brasil
Postado em 21 de novembro de 2023 - Atualizado em 19 de março de 2024

Empresas Planisa e We Innovate foram fundamentais para o sucesso do projeto.

As empresas Planisa e We Innovate implantaram a plataforma Valor Saúde Brasil by DRG Brasil + Inteligência Artificial em 13 hospitais filantrópicos do Espírito Santo pertencentes a Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do Estado do Espírito Santo (FEHOFES).

Com a ferramenta, os hospitais estão alcançando diversos resultados positivos nos processos assistenciais, como a melhoria de protocolos e a efetividade no uso do leito hospitalar.

No case apresentado pela Reginalda Aparecida Batista, Consultora Assistencial da Planisa, e pelo Tiago Vitorino, Gerente de Projetos da We Innovate, na Jornada Valor em Saúde 2022, você vai conferir como foi o processo completo. 

Sobre a We Innovate

Localizada em Blumenau (SC), a We Innovate é uma empresa que desenvolve soluções para a área da saúde, a fim de contribuir com a otimização de processos e o aumento de resultados nas instituições do setor.

Além de profissionais da saúde, a empresa conta com especialistas de negócio e desenvolvedores altamente qualificados para buscar soluções estratégicas. São diversas tecnologias e soluções ofertadas para resolver os problemas das instituições de saúde.

A empresa oferece o We Automate, um sistema para integração de sistemas de gestão hospitalar, e o We Codifica+, que é a terceirização do processo de integração. 

Sobre a Planisa

A Planisa é uma empresa focada em gestão de custos e tecnologia, cujo objetivo principal é otimizar os resultados financeiros em organizações de saúde.

Veja as soluções da empresa para gestão de custos:

  • Gestão Estratégica de Custos
  • DRG - Diagnosis Related Groups
  • Simulação Orçamentária Inteligente
  • Cursos Planisa

Com 34 anos de mercado, a Planisa acumula experiências bem-sucedidas com clientes espalhados por todo o Brasil. 

Sobre o Projeto FEHOFES

Em 2022, a Planisa implantou o Projeto FEHOFES junto ao Governo do Estado do Espírito Santo, por meio do qual a metodologia DRG foi implantada em 13 hospitais filantrópicos do estado pertencentes a Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do Estado do Espírito Santo (FEHOFES).

O objetivo desse projeto é viabilizar uma nova forma de remuneração em saúde no âmbito do governo estadual. Esse novo modelo remuneratório visa à melhoria assistencial, com gerenciamento de custos, otimização do uso do leito hospitalar e fortalecimento das políticas de governança clínica

Nesse sentido, o Projeto FEHOFES atua com uma série de ações aliadas à plataforma Valor Saúde Brasil, como a implantação do setor de altas e o uso eficiente do leito hospitalar, para garantir uma remuneração baseada na entrega de valor

A FEHOFES utiliza os indicadores da plataforma Valor Saúde Brasil como forma de calcular os scores do processo remuneratório. Esses indicadores são:

  • Aumento da segurança assistencial: pela redução dos eventos adversos infecciosos e não infecciosos e diminuição das reinternações hospitalares
  • Eficiência do uso do leito hospitalar
  • Internações por causas sensíveis à atenção primária
  • Média de permanência
  • Taxa de reinternação 
  • Condições adquiridas

A We Innovate entrou no Projeto FEHOFES no dia 18 de julho de 2022 para assumir o processo de integração de dados, a fim de realizar a integração o mais rápido possível. Já no dia 25, as primeiras codificações foram realizadas. 

Desde a implantação do projeto, no dia 7 de julho de 2022, até a realização das primeiras codificações, a Planisa fez uma série de treinamentos e qualificações com os profissionais dos hospitais.

No dia 5 de agosto, 100% dos hospitais já estavam com as codificações em andamento, possibilitando que, no dia 25, a plataforma Valor Saúde Brasil tivesse 5 mil altas codificadas. Com a validação dos dados pela Planisa, a equipe de gestão conseguiu analisar os perfis de cada instituição e tomar decisões assertivas para melhorar a assistência.

Em 24 de setembro, o Projeto FEHOFES alcançou 80% de IQIC - um indicador de qualidade que a plataforma Valor Saúde Brasil disponibiliza para os seus usuários verificarem se os dados inseridos são confiáveis e podem ser utilizados na tomada de decisão.

Fatores que contribuíram para o sucesso do Projeto FEHOFES

Alguns fatores foram decisivos para o sucesso do Projeto FEHOFES:

  • Integração de dados feita por uma empresa especializada: a We Innovate
  • Consultoria técnica e especializada da Planisa, que conhecia todas as etapas do projeto
  • Clientes e equipes engajados (alto envolvimento por parte dos hospitais): as pessoas que estavam à frente do projeto nos hospitais conseguiram dominar rapidamente o uso da plataforma Valor Saúde Brasil

Integração

Quanto à integração realizada pela We Innovate, o sucesso da ação se deve ao conhecimento da empresa em sistemas de gestão hospitalar. Como mencionado anteriormente, a empresa lida com 10 sistemas diferentes (os principais do mercado), justamente pela sua expertise em entender o funcionamento de cada tela.

Outro fator decisivo para o sucesso do processo de integração foi o conhecimento da We Innovate sobre o DRG Brasil e todos os detalhes técnicos que envolvem a integração de dados para uma codificação mais assertiva.

Além disso, o uso de uma ferramenta tecnológica para integração segura de dados foi fundamental para garantir a conformidade das ações realizadas com a LGPD e, assim, garantir a segurança dos clientes.

O sucesso do processo de integração também se deve à expertise da We Innovate em processos de saúde. Toda a equipe da empresa tem experiência na área, seja por meio de consultoria ou atuação direta no setor. Dessa forma, a We Innovate entende a importância de todos os processos dentro de uma instituição de saúde.

Mais do que isso, o sucesso da integração também se deve à existência de uma equipe especializada em banco de dados; suporte especializado para atender rapidamente; monitoramento ativo para acompanhar a conectividade de todos os sistemas envolvidos no processo e gerenciamento de projeto ágil para alcançar mais qualidade.

Consultoria

Em relação à consultoria dada pela Planisa, um dos fatores de sucesso foi a capacitação sobre a metodologia DRG Brasil, realizada de forma presencial em dois dias consecutivos. 

Nesses encontros, a empresa focou no conceito da metodologia e em questões como a responsabilidade de levar informações para dentro da plataforma Valor Saúde Brasil e saber analisar os dados. Os principais tópicos abordados nessa capacitação foram:

  • Análise de dados assistenciais: identificação das variáveis em prontuário
  • Validação da base de dados junto ao cliente: trabalho de conferência realizado pelos gestores e analistas de informação em saúde para qualificar as informações geradas pela plataforma

Além disso, a Planisa realizou treinamentos e aulas sobre codificação para cada nicho dos 13 hospitais filantrópicos contemplados no Projeto FEHOFES. Desses 13 hospitais, oito têm linha de cuidado materna infantil; portanto, a empresa ministrou aulas sobre a linha de cuidados maternos, recém-nascido e neonato etc. 

Mais do que isso, uma das consultoras da Planisa realizou visitas presenciais aos clientes para acompanhar os processos de cada instituição, verificar o andamento da implantação da metodologia DRG e realizar a auditoria das codificações. Outros fatores de sucesso foram as reuniões periódicas com os gestores dos hospitais e o suporte diário via e-mail e WhatsApp para os analistas de informação em saúde.

Resultados alcançados 

Entre os resultados alcançados pelo Projeto FEHOFES, destaca-se a integração de sistemas em tempo recorde. Com três meses de codificação, o projeto já contabilizava 24 mil altas para análise, com dados qualificados para a tomada de decisão - como revelou o índice de 80% do IQIC. 

Além disso, durante a implantação da plataforma Valor Saúde Brasil by DRG Brasil + Inteligência Artificial, as empresas We Innovate e Planisa identificaram falhas críticas nos processos dos hospitais - o que foi decisivo para as instituições se mobilizarem e ajustarem seus processos em busca de melhorias internas. Também houve um aumento no envolvimento da equipe multidisciplinar nas discussões dos casos e na melhoria dos registros em prontuários.

Outro ganho positivo foi a reavaliação de protocolos assistenciais para garantir a efetividade da assistência, a partir dos dados gerados pela plataforma Valor Saúde Brasil. Nesse sentido, os hospitais têm buscado aprimorar a capacitação da equipe multidisciplinar para melhorar a eficiência do uso do leito hospitalar.

Um resultado vantajoso especialmente para a Secretária de Saúde do Estado do Espírito Santo é a visualização dos dados sensíveis à atenção primária, pois esses dados ajudam na identificação das condições que poderiam ser tratadas na atenção primária e estão consumindo recursos da atenção terciária.

Por fim, o grande resultado da parceria entre a We Innovate e a Planisa com a plataforma Valor Saúde Brasil foi a entrega de dados codificados e confiáveis para a tomada de decisão e melhoria da assistência do paciente em 30 dias após o início do Projeto FEHOFES

Qual o futuro do Projeto FEHOFES?

O Projeto FEHOFES vai iniciar uma segunda fase de consultoria com foco em auxiliar os hospitais na estruturação do planejamento estratégico, a fim de caracterizar problemas e/ou situações que se deseja modificar ou manter com o objetivo de evitar o desperdício.

Além disso, há planos de capacitação sobre a metodologia DRG Brasil e a plataforma Valor Saúde Brasil para os gestores dos hospitais; consultorias e integrações com foco na melhoria contínua de processos; desospitalização hospitalar direcionada pela plataforma Valor Saúde Brasil; análise de desperdícios e expansão do uso das tecnologias integradas

A plataforma Valor Saúde Brasil tem diversas funcionalidades, como o DRG Brasil Admissional, o aplicativo Valor Saúde Brasil, os módulos administrativos para gestão dos processos hospitalares e assistenciais e que também serão implantadas nesses hospitais para alcançarem ainda mais resultados e entregarem ainda mais valor.

Assim como os 13 hospitais contemplados no Projeto FEHOFES, hospitais de todo o Brasil estão alcançando resultados positivos com o apoio da plataforma Valor Saúde Brasil by DRG Brasil + Inteligência Artificial. Confira depoimentos de alguns deles:

Se você quiser saber mais sobre a ferramenta, fale com um dos nossos especialistas!


Crédito/imagem de capa: KatarzynaBialasiewicz by iStock

Posts Relacionados

Como aumentar a produtividade de equipes assistenciais em hospitais?

Modelo Assistencial
16 de maio de 2024
leia agora

Hospital Santo Antônio usa DRG Brasil para melhorar atendimento nas linhas de cuidado de pacientes com asma e sepse

Modelo Assistencial
3 de maio de 2024
leia agora

Codificação clínica: o que é e qual a real importância?

Modelo Assistencial
3 de maio de 2024
leia agora
QMS Certification

Creative Commons

Direitos autorais: CC BY-NC-SA
Permite o compartilhamento e a criação de obras derivadas. Proíbe a edição e o uso comercial. É obrigatória a citação do autor da obra original.


(31) 3241-6520 | grupoiagsaude@grupoiagsaude.com.br

Creative Commons

Direitos autorais: CC BY-NC-SA
Permite o compartilhamento e a criação de obras derivadas. Proíbe a edição e o uso comercial. É obrigatória a citação do autor da obra original.

Os Termos de Uso e a Política de Privacidade deste site foram atualizados em 05 de abril de 2021. Acesse:
© ‎Grupo IAG Saúde® e DRG Brasil ® - Todos os direitos são reservados.
Logo Ingage Digital