Modelo Assistencial

Hospital Erasto Gaertner usa plataforma Valor Saúde Brasil by DRG Brasil + Inteligência Artificial para melhorar resultados assistenciais e econômicos

DRG Brasil
Postado em 10 de outubro de 2023

O Hospital Erasto Gaertner usa a plataforma Valor Saúde Brasil by DRG Brasil + Inteligência Artificial para entender as ineficiências, os ofensores de segurança do paciente, os desvios e os tempos excedentes. Por meio desse mapeamento, é possível visualizar os custos gerados, as frequências de casos e também ter uma visão geral dos processos para antecipar possíveis problemas.

Neste blogpost, você vai ver como a instituição usa a ferramenta no seu Escritório de Valor, para a implantação da Governança Clínica e para um processo de alta segura que inclui o telemonitoramento de pacientes feito por enfermeiros navegadores. 

O case foi apresentado pela Fernanda Antunes da Silva Souza, Gerente do Escritório do Valor do Hospital Erasto Gaertner, e pela Paolla Neris Abreu Trevizan, Enfermeira Especialista do Hospital Erasto Gaertner, na Jornada Valor em Saúde 2022.

Sobre a instituição

Fundado em 1972, o Hospital Erasto Gaertner é uma entidade filantrópica que se tornou referência na Região Sul do Brasil como centro de diagnóstico e tratamento de câncer. A instituição está localizada em Curitiba (PR) e realiza cerca de 80% dos atendimentos pelo SUS.

Como se deu a implantação da plataforma Valor Saúde Brasil no Hospital Erasto Gaertner?

A instituição começou a usar a plataforma Valor Saúde Brasil by DRG Brasil + Inteligência Artificial em 2019 com o objetivo de obter informações qualificadas e métricas validadas para melhorar a qualidade e segurança assistencial, a eficiência e aperfeiçoar a coordenação do cuidado. 

Inicialmente, somente os dados dos pacientes atendidos via operadora de plano de saúde eram codificados na ferramenta. Devido aos bons resultados alcançados, pouco tempo depois, todos os pacientes atendidos pelo hospital passaram a ser cadastrados na plataforma. 

Em 2020, o hospital implantou o Escritório de Valor e a área passou a usar os dados e insights gerados pela plataforma Valor Saúde Brasil para melhorar a entrega de valor em saúde - ou seja, para entregar os desfechos esperados pelos pacientes com o melhor custo benefício. 

Como funciona o Escritório de Valor da instituição?

O Escritório de Valor do Hospital Erasto Gaertner possui:

  • Direção Geral
  • Gerência
  • Setor DRG, com três colaboradores
  • Escritório de Experiência do Paciente e Colaborado, com dois colaboradores
  • Núcleo de Segurança do Paciente, com um colaborador
  • Qualidade, com quatro colaboradores
  • Hospitalistas/Telemonitoramento: com quinze colaboradores

As três enfermeiras especialistas do setor DRG fazem as codificações de forma assertiva, a fim de contribuir com a tomada de decisão do hospital. Já o Escritório de Experiência do Paciente e Colaborador é fundamental para garantir a segurança assistencial e a redução de desperdícios.

Por sua vez, o Núcleo de Segurança do Paciente trabalha diretamente para reduzir os desperdícios, como as condições adquiridas. Já o setor de Qualidade engloba todo o processo de atendimento a fim de identificar os principais “gaps” dos tratamentos.

A Medicina Hospitalista conta com uma enfermeira especialista e uma técnica de enfermagem qualificada para a realização dos procedimentos, além de outros 13 profissionais.

Projeto de Governança Clínica

Com a expansão do DRG no Hospital Erasto Gaertner, a instituição criou o Projeto Governança Clínica, que foi dividido em sete frentes de trabalho para melhorar os desfechos assistenciais.

Confira cada uma delas:

  • Frente 1: Processos assistenciais de excelência

Tem como objetivo atuar de forma preventiva, analisando em tempo real  indicadores para que eles não excedam o tempo de entrega (ex: pedido de consulta, um exame pendente, entre outros). O objetivo é não ter falhas e identificar possíveis melhorias. A internação deve ser apenas por motivos clínicos, e o DRG mostra o tempo de permanência realizado versus o previsto de cada paciente. 

  • Frente 2: Alta segura

Envolve os profissionais do corpo clínico para que a equipe multidisciplinar desenvolva um plano terapêutico com programação de alta segura, a fim de garantir a liberação e o monitoramento pós-alta do paciente.

  • Frente 3 e 4: Experiência do paciente

Desenvolve estratégias com foco na humanização do atendimento aos pacientes e envolve setores como Comissão da Humanização, Ouvidoria, Central de Relacionamento, entre outros. 

  • Frente 5: Entrega de valor

Acompanha a performance do corpo clínico por especialidade.

  • Frente 6: Novo modelo comercial

Implantação de um novo modelo remuneratório junto às operadoras de planos de saúde.

  • Frente 7: Acadêmica

Tem como objetivo expandir o conhecimento sobre as boas práticas adotadas pelo hospital e publicar artigos referentes à governança clínica.

Entenda o processo de alta segura

O processo de alta segura do Hospital Erasto Gaertner tem como objetivo acompanhar os pacientes após a alta, sendo orientado por 4 alvos:

  • Alvo 1: uso eficiente do leito hospitalar
  • Alvo 2: redução de condições adquiridas hospitalares
  • Alvo 3: redução de readmissões não planejadas
  • Alvo 4: redução de internações por condições sensíveis à atenção primária

Nesse contexto, o telemonitoramento, feito por enfermeiros navegadores, é utilizado para estabelecer contato com os pacientes, seja por chamada de vídeo ou ligação, a fim de:

  • Identificar precocemente as complicações e descontrole dos sintomas
  • Prevenir as reinternações sensíveis à atenção primária
  • Identificar fragilidades
  • Adesão ao tratamento proposto
  • Avaliar a continuidade do tratamento orientado na alta
  • Realizar orientações sem que o paciente saia de casa

O telemonitoramento foi implantado pelo hospital em fevereiro de 2022, com a realização de atendimentos com base no Protocolo Interno. Já em maio teve início a fase de pesquisa com os pacientes e familiares. 

Posteriormente, em agosto, com o retorno da pesquisa, os atendimentos foram expandidos para clientes de operadoras de saúde - antes, o serviço de telemonitoramento era limitado a pacientes do SUS. 

Resultados 

Com a plataforma Valor Saúde Brasil, o Hospital Erasto Gaertner consegue entender as ineficiências , os ofensores de segurança do paciente, desvios, custos e tempos excedentes. Por meio desse mapeamento é possível visualizar os custos gerados, frequências de casos e também ter uma visão geral dos processos para se antecipar a possíveis problemas.

O papel do enfermeiro navegador no telemonitoramento é essencial para os bons resultados que a instituição - que foi a primeiro câncer center do Brasil a utilizar a plataforma Valor Saúde Brasil - está alcançando. O trabalho exercido pelo profissional ajuda a identificar as oportunidades gerenciáveis, a prevenir que o paciente tenha complicações em domicílio por falta de conhecimento sobre o tratamento e que ele se dirija ao pronto-atendimento sem uma real necessidade.  

Assim como o Hospital Erasto Gaertner, hospitais de todo o Brasil estão alcançando resultados positivos com o apoio da plataforma Valor Saúde Brasil powered by DRG Brasil + Inteligência Artificial. Confira depoimentos de alguns deles:

Se você quiser saber mais sobre a ferramenta, fale com um dos nossos especialistas!

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