Modelo Assistencial

Hospital Madre Teresa apresenta governança clínica baseada em entrega de valor pelo DRG Brasil

DRG Brasil
Postado em 12 de abril de 2019 - Atualizado em 24 de fevereiro de 2023

Palestra conduzida pela Dra. Flávia Roza, coordenadora do DRG no hospital, demonstra os dados extraídos do Analytics e os seus benefícios.

O Hospital Madre Teresa é uma organização filantrópica, localizada em Belo Horizonte, composta por 303 leitos de alta complexidade com acreditação canadense. Tem como objetivo o trabalho integrado entre médico e direção, fundamentado por indicadores de alta relevância e confiabilidade para a entrega de valor ao paciente e operadoras. O nome desse processo é governança clínica, iniciado em 2018 na Instituição.

A implantação do DRG Brasil na instituição começou em 2016, e para alinhar esforços em torno da entrega de valor por meio da metodologia é necessário ter indicadores mensuráveis. O DRG Brasil fornece parâmetros para alinhar resultados assistenciais, segurança e eficiência. Além disso, a plataforma propicia as medidas de entrega de valor ajustadas à complexidade e criticidade dos pacientes atendidos, sendo possível comparar o desempenho do hospital, clínicas e de cada médico com referenciais nacionais.

O ajuste do desempenho, complexidade e criticidade de cada paciente traz credibilidade, transparência e a segurança da informação, facilitando o engajamento do corpo clínico e contribuindo para o alinhamento dos interesses do hospital com o médico. 

O DRG Brasil possui várias ferramentas para governança clínica baseada em valor, disponível em aplicações móveis, como o Analytics DRG Brasil apresentado pela Dra. Flávia Roza. O Analytics disponibiliza não só os desempenhos de entrega de valor de cada médico, mas ajuda na identificação de oportunidades de melhoria assistencial que podem ser trabalhadas em conjunto pelo corpo clínico e pela instituição hospitalar.

Posts Relacionados

Tempo de espera do paciente: como diminuir

Modelo Assistencial
23 de maio de 2024
leia agora

Como aumentar a produtividade de equipes assistenciais em hospitais?

Modelo Assistencial
16 de maio de 2024
leia agora

Hospital Santo Antônio usa DRG Brasil para melhorar atendimento nas linhas de cuidado de pacientes com asma e sepse

Modelo Assistencial
3 de maio de 2024
leia agora
QMS Certification

Creative Commons

Direitos autorais: CC BY-NC-SA
Permite o compartilhamento e a criação de obras derivadas. Proíbe a edição e o uso comercial. É obrigatória a citação do autor da obra original.


(31) 3241-6520 | grupoiagsaude@grupoiagsaude.com.br

Creative Commons

Direitos autorais: CC BY-NC-SA
Permite o compartilhamento e a criação de obras derivadas. Proíbe a edição e o uso comercial. É obrigatória a citação do autor da obra original.

Os Termos de Uso e a Política de Privacidade deste site foram atualizados em 05 de abril de 2021. Acesse:
© ‎Grupo IAG Saúde® e DRG Brasil ® - Todos os direitos são reservados.
Logo Ingage Digital