Modelo Assistencial

Hospital Madre Teresa melhora segurança assistencial com o uso do DRG Brasil

DRG Brasil
Postado em 28 de março de 2023

Ineficiência operacional do giro do leito caiu 57,9% e taxa global de infecção hospitalar reduziu 2,5% com o uso dos dados gerados pela ferramenta para o gerenciamento dos riscos assistenciais

O Hospital Madre Teresa, de Belo Horizonte/MG, encontrou um caminho para melhorar a segurança assistencial dos pacientes e entregar mais valor em saúde com o uso da plataforma Valor Saúde Brasil by DRG Brasil + Inteligência Artificial.

Saiba mais detalhes neste artigo. 

Boa leitura!

Sobre o Hospital Madre Teresa

O Hospital Madre Teresa está localizado em Belo Horizonte/MG. Fundado em 1982, conta com 345 leitos (20 de UTI Geral, 10 de UTI Coronariana e 20 de UTI Cirúrgica), 1740 colaboradores e 616 médicos.

O hospital realiza cerca de 1200 cirurgias por mês e recebe, em  média, 1700 internações mensais. Sobre os atendimentos prestados, 90% são para pacientes que possuem planos de saúde ou particulares e 10% são para pacientes do SUS, principalmente de cirurgias cardiovasculares de alta complexidade. 

A instituição possui a acreditação nível 3 de excelência da ONA e a acreditação Qmentum Internacional que atestam a preocupação do hospital com a qualidade assistencial e com a segurança dos pacientes. 

Sobre a plataforma Valor Saúde Brasil by DRG Brasil + Inteligência Artificial 

Metodologia DRG

A metodologia DRG categoriza pacientes hospitalizados de acordo com a complexidade dos cuidados médicos prestados. Um DRG é composto por diversos fatores, incluindo: a condição clínica que levou à internação, comorbidades e complicações associadas, procedimentos cirúrgicos e tratamentos realizados, bem como idade e outras variáveis. Cada DRG representa um produto clínico ou cirúrgico com consumo uniforme de recursos médicos.

DRG Brasil

Existe apenas um DRG no mundo criado especificamente para o sistema de saúde brasileiro, o DRG Brasil. Todos os referenciais comparativos são nacionais.

Utilizando os dados gerados pelo DRG Brasil, os hospitais podem avaliar seus resultados em relação a cada paciente e projetar com precisão os custos associados a cada tratamento.

Plataforma Valor Saúde Brasil by DRG Brasil + Inteligência Artificial

A plataforma Valor Saúde Brasil utiliza as informações geradas pelo DRG Brasil e, com apoio da inteligência artificial, constrói painéis, gráficos e diagramas que ajudam os hospitais na identificação de onde estão ocorrendo os desperdícios e as disfunções assistenciais. 

Uso da plataforma Valor Saúde Brasil by DRG Brasil + Inteligência Artificial no Hospital Madre Teresa

O Hospital Madre Teresa estava inserido em um modelo assistencial desafiador, encontrando gargalos no que diz respeito a informações frágeis e desconectadas, uma atenção à saúde fragmentada, com mais ações reativas do que preventivas e com desperdícios.

Para se ter uma ideia, cerca de 40% a 50% das readmissões não planejadas em 30 dias ocorreriam devido a complicações relacionadas à internação anterior. Ou seja, devido às condições adquiridas que impactam diretamente na segurança do paciente.

Era necessário a construção de iniciativas que abordassem os processos de avaliação da segurança do paciente.

A instituição tinha um Serviço de Controle da Infecção Hospitalar (SCIH) e um Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) e, pensando nas melhorias, criou, em 2018, o Núcleo de Epidemiologia e Desfechos Clínicos, setor para analisar os dados gerados pela plataforma Valor Saúde Brasil by DRG Brasil + Inteligência Artificial.

Com o uso da plataforma Valor Saúde Brasil foi possível:

  • Padronizar e qualificar as informações em saúde
  • Propiciar comparabilidade e previsibilidade 
  • Direcionar análises detalhadas e prioridades de ação
  • Incrementar o input de informações para facilitar a tomada de decisão desde a alta liderança até às equipes assistenciais multidisciplinares 

O Analytics da ferramenta foi uma ferramenta fundamental, pois auxiliou no monitoramento e acompanhamento dos dados, proporcionando uma análise de onde era necessário aprofundar a avaliação de processos para a implementação de melhorias.

Resultados alcançados pelo Hospital Madre Teresa com a plataforma Valor Saúde Brasil

Para aprimorar a gestão de riscos assistenciais, o Hospital Madre Teresa fez com que o Serviço de Controle da Infecção Hospitalar (SCIH), o Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) e o Núcleo de Epidemiologia e Desfechos Clínicos passassem a atuar em conjunto.

Essa atuação conjunta passa, inicialmente, pela avaliação dos dados de cada setor.

O SCIH trabalha com busca ativa de incidentes de acordo com critérios epidemiológicos; o NSP com notificações de incidentes pelos profissionais de saúde e o Núcleo de Epidemiologia e Desfechos Clínicos com busca ativa de incidentes nos diagnósticos registrados nos prontuários dos pacientes.

hospital madre teresa segurança assistencial

A atuação conjunta para a gestão do risco proporcionou uma maior troca de informação. Isso gerou complementação e validação dos dados e, consequentemente, melhorou as metodologias de captação de dados de cada uma dessas áreas.

Para exemplificar: em 2018, o DRG Brasil conseguia identificar 17,7% mais Eventos Infecciosos do que o SCIH. Isso chamou atenção para uma necessidade de melhorar a metodologia de busca ativa de eventos infecciosos por parte do SCIH. 

Melhorias foram implantadas e, em 2019, o DRG identificou 13% Eventos Infecciosos a menos do que o SCIH. 

Confira os principais resultados alcançados com o uso da plataforma Valor Saúde Brasil:

  • Foi possível medir o impacto dos incidentes relacionados à assistência à saúde nos desfechos clínicos. Ou seja: ficou claro o impacto das condições adquiridas, principalmente das condições adquiridas graves, na ineficiência operacional do giro do leito, na readmissão não planejada dos pacientes e na taxa de mortalidade. O custo adicional vinculado ao incidente e ao tratamento dos danos ocasionados gerou sensibilização, senso de urgência e prioridade em todos os atores envolvidos no cuidado ao paciente. 
  • Redução de aproximadamente 2,5% na Taxa Global de Infecção Hospitalar entre janeiro de 2019 e dezembro de 2021.
  • Redução da ineficiência operacional do giro do leito (redução de 57,9% em DRGs clínicos e de 55,2% em DRGs cirúrgicos) entre janeiro de 2019 e junho de 2022. 

Planos para o futuro

Em 2020, o Hospital Madre Tereza implementou o Gabarito Assistencial para as Cirurgias Cardiovasculares Valvoplastia Cardíaca e Bypass Coronariano que contemplava um compartilhamento de riscos (limite de diárias) e bonificação por bons resultados. 

Os resultados alcançados foram significativos: a ineficiência operacional do giro do leito dos DRGs Valvoplastia Cardíaca e Bypass Coronariano foi de 11,7% em 2019 para 1,5% no primeiro semestre de 2022, com 0% na taxa de reinternação em 30 dias por complicação ou recaída desde junho de 2021. 

Ou seja, o modelo de remuneração adotado com apoio da plataforma Valor Saúde Brasil contribuiu para uma melhor entrega de valor ao paciente

Em outubro de 2022, o hospital implementou a Calculadora de Valor da plataforma Valor Saúde Brasil. Com ela, os médicos têm acesso aos seus resultados (dados gerados pelo DRG) no próprio celular, em tempo real, para gerar ainda mais engajamento na entrega de valor em saúde. 

Para o futuro, a instituição pretende usar os dados gerados pela plataforma Valor Saúde Brasil para implementar novos modelos de remuneração baseados na entrega de valor em saúde

Assim como o Hospital Madre Teresa, diversas instituições de saúde em todo o Brasil estão melhorando seus resultados econômicos e assistenciais com a plataforma Valor Saúde Brasil by DRG Brasil + Inteligência Artificial. 

Assista ao depoimento de alguns deles:

Faça como o Hospital Madre Teresa e conte com a plataforma Valor Saúde Brasil by DRG Brasil + Inteligência Artificial para otimizar a eficiência do seu hospital. Fale com nossos especialistas para saber mais.

Créditos/imagens:

Imagem de capa: fizkes by iStock

Imagem do corpo do texto: ipopba by iStock

Posts Relacionados

Operadoras de planos de saúde: um guia para a eficiência

Modelo Assistencial
18 de abril de 2024
leia agora

Hospital Nossa Senhora das Graças reduz permanência média em 1 dia com DRG Brasil

Modelo Assistencial
11 de abril de 2024
leia agora

Notificação de eventos adversos: um guia para hospitais

Modelo Assistencial
28 de março de 2024
leia agora
QMS Certification

Creative Commons

Direitos autorais: CC BY-NC-SA
Permite o compartilhamento e a criação de obras derivadas. Proíbe a edição e o uso comercial. É obrigatória a citação do autor da obra original.


(31) 3241-6520 | grupoiagsaude@grupoiagsaude.com.br

Creative Commons

Direitos autorais: CC BY-NC-SA
Permite o compartilhamento e a criação de obras derivadas. Proíbe a edição e o uso comercial. É obrigatória a citação do autor da obra original.

Os Termos de Uso e a Política de Privacidade deste site foram atualizados em 05 de abril de 2021. Acesse:
© ‎Grupo IAG Saúde® e DRG Brasil ® - Todos os direitos são reservados.
Logo Ingage Digital