Modelo Assistencial

Sinergia e eficiência: como o Hospital Padre Máximo otimizou o giro de leitos e aumentou a satisfação dos pacientes

DRG Brasil
Postado em 10 de julho de 2025

Hospitais filantrópicos frequentemente lidam com orçamentos apertados, processos complexos e uma pressão constante por resultados. Indo na contramão dessas dificuldades, o Hospital Padre Máximo, de Venda Nova do Imigrante (ES), destacou-se ao adotar estratégias inovadoras que integraram tecnologia, gestão de pessoas e processos mais eficientes. Sob a liderança de Esla Lessa Borba, diretora geral da instituição, o hospital promoveu mudanças estruturais que resultaram em uma significativa otimização do giro de leitos, aumento na eficiência assistencial e maior satisfação dos pacientes.

Neste artigo, você conhecerá em detalhes as estratégias adotadas pelo Hospital Padre Máximo e como elas podem servir de inspiração para instituições que buscam resultados semelhantes.

Contexto Inicial e desafios enfrentados

Fundado em 1959, o Hospital Padre Máximo possui 82 leitos gerais e 20 leitos de UTI, com uma forte vocação filantrópica: atualmente, 92% dos atendimentos são destinados ao SUS. No entanto, assim como outras entidades do setor, o hospital enfrentava dificuldades relacionadas à gestão financeira, limitação de orçamento, escassez de recursos, rotatividade de profissionais e processos internos fragmentados e pouco eficientes.

Segundo Esla Borba, diretora geral da instituição, o hospital vivia grandes desafios financeiros e operacionais, com ausência ou dificuldades com os sistemas de informação. “Nosso orçamento era limitado e tínhamos dificuldades significativas em relação à qualificação dos nossos profissionais e à gestão dos nossos processos”, afirmou.

Inovação como estratégia de mudança

Buscando reverter essa situação, o Hospital Padre Máximo iniciou um processo transformador utilizando a metodologia DRG Brasil, que permitiu uma visão clara e objetiva do desempenho assistencial da instituição. A metodologia possibilitou identificar gargalos como divergências nas altas médicas e falhas na gestão dos desfechos clínicos críticos.

Os objetivos de implementar inovação e metodologias de gestão por processos, como o DRG Brasil, foram:

  • Aumentar o valor em saúde
  • Melhorar desfechos clínicos
  • Otimizar uso de recursos
  • Reduzir tempo de permanência
  • Elevar a experiência do paciente

“O DRG trouxe clareza sobre nosso real perfil assistencial, permitindo identificar os problemas reais relacionados ao tempo de permanência, reinternações e condições adquiridas pelos pacientes durante a internação”, complementou Esla.

Ações integradas e resultados concretos

Para enfrentar os desafios identificados, o Hospital Padre Máximo implementou ações coordenadas e estratégicas que abrangem três grandes pilares:

1. Gestão eficiente de recursos

Foi feita uma análise minuciosa do uso racional dos recursos financeiros e materiais, como medicamentos, insumos hospitalares e tecnologia. O hospital trabalhou com processos claros de gestão financeira e administrativa, otimizando a utilização de insumos e reduzindo desperdícios por meio de protocolos rígidos como o método FIFO (primeiro a entrar, primeiro a sair).

2. Gestão estratégica de pessoas e humanização

O Hospital Padre Máximo investiu intensamente na qualificação contínua dos seus profissionais, valorizando o capital humano como elemento central da mudança. Foram estabelecidas ações constantes de capacitação, integração entre equipes, valorização e escuta ativa, além da criação de um Comitê de Experiência do Paciente em 2023.

“Trabalhamos muito com a equipe de gestão de pessoas e humanização, mostrando que o maior recurso que temos é humano, e por meio dele fazemos a diferença na saúde”, acrescentou Esla.

3. Implementação de tecnologia avançada

O DRG Brasil foi implementado na instituição no fim de 2022, com o apoio da Planisa. 

A tecnologia foi fundamental para alcançar uma gestão assistencial eficiente. Dentre as inovações, destacam-se:

  • Melhorias processuais:permitiu mapear causas de reinternações, eventos adversos, entender perfil assistencial e ajustar protocolos.
  • Inteligência Artificial (IA): implantação de um sistema de monitoramento em tempo real da deterioração clínica dos pacientes, permitindo intervenções mais rápidas e assertivas.
  • Colaboração clínica: uma médica exclusiva foi contratada para rever protocolos clínicos, otimizando internações e agilizando altas hospitalares.

Principais mudanças implantadas e resultados práticos

A partir dessas estratégias integradas, o hospital obteve resultados impressionantes em curto prazo, como:

  • Redução significativa do tempo médio de permanência dos pacientes em diversas especialidades, ampliando a capacidade de giro dos leitos
  • Melhora expressiva na satisfação dos pacientes e familiares, graças à atuação do Comitê de Experiência do Paciente e às ações efetivas de humanização
  • Fortalecimento da segurança assistencial, reduzindo incidentes, complicações e reinternações
  • Visitas beira-leito com múltiplos focos
  • Reuniões matinais para gestão de leitos
  • Farmacêutico navegador
  • Daily Huddle e uso de IA para monitoramento clínico
  • Eficiência do uso de recursos com uma redução de 104,84% para 88,0%
  • Melhora no tempo de resposta à deterioração clínica

“Não tivemos um aumento significativo de custos, pelo contrário, houve uma racionalização e eficiência na utilização dos recursos. Além disso, o feedback dos pacientes e familiares tem sido extremamente positivo”, pontuou Esla.

Aprendizados e recomendações

A experiência do Hospital Padre Máximo evidencia um grande avanço na sustentabilidade a partir do uso do DRG Brasil e a importância de uma gestão estratégica orientada por dados, tecnologia integrada e forte engajamento das equipes.

Para o Hospital Padre Máximo, serão trabalhados os próximos passos para avançar nos resultados a implantação da gestão de custos por linha de cuidado, mensuração de desfechos clínicos e experiência do paciente, além de aprofundar o uso do DRG Brasil para a remuneração por valor.

Hospitais com perfis semelhantes podem aprender com esse case os seguintes pontos fundamentais:

  • Colocar o paciente no centro: todo o processo de melhoria deve focar na experiência e segurança do paciente.
  • Investir em tecnologia e inovação: ferramentas como DRG e inteligência artificial são grandes aliadas na gestão eficiente.
  • Valorizar e qualificar as equipes: a capacitação contínua e valorização do profissional são essenciais para a sustentabilidade das mudanças implementadas.

A trajetória de transformação vivenciada pelo Hospital Padre Máximo demonstra claramente que é possível superar desafios financeiros e operacionais quando há um compromisso real com a inovação, tecnologia e humanização. A sinergia entre equipes e processos, aliada à eficiência operacional, resulta em benefícios concretos que vão além do financeiro, aprimorando a qualidade assistencial, com segurança, eficiência e foco no paciente.

Para instituições hospitalares interessadas em trilhar esse mesmo caminho, o exemplo do Hospital Padre Máximo reforça uma lição valiosa: “Mudar é possível, desde que haja clareza nos objetivos, planejamento estratégico e compromisso de todos em prol do paciente”, finalizou Esla.

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