Em um ano, o Hospital Santa Rita conseguiu reduzir em um dia a média de permanência hospitalar (de 5,2 para 4,3 dias); e a taxa de readmissão de 2,7% para 2,17%.
Neste blogpost você verá como o Hospital Santa Rita melhorou sua performance com o uso da plataforma Valor Saúde Brasil by DRG Brasil + Inteligência Artificial! Este case de sucesso foi apresentado pela Pâmela Loureiro dos Santos, Coordenadora de Qualidade do Hospital Santa Rita, na Jornada Valor em Saúde 2022.
O Hospital Santa Rita, localizado em Contagem/MG, é um hospital geral com atendimento adulto. Sua infraestrutura é composta por:
Fundado em 1967 para atender a população da Região Metropolitana de Belo Horizonte, o hospital tem 55 anos de existência e uma trajetória de longas mudanças.
Desde 2001, o hospital vem passando por transformações físicas e na assistência, para melhorar a qualidade assistencial e garantir uma experiência mais positiva de atendimento.
Entre as transformações que modificaram o sistema de gestão do Hospital Santa Rita, destacam-se:
Durante sua trajetória, o Hospital Santa Rita conquistou algumas certificações na área da saúde. A primeira foi a Acreditação Pleno, concedida pela ONA em 2007 como resposta às mudanças positivas da gestão.
Já em 2009, a instituição recebeu a Certificação ISO 9001:2008; e em 2015, a Acreditação ONA Nível 2. Em 2017, recebeu o Selo de Excelência da Unimed BH em três dimensões, conquistando as quatro dimensões em 2018 e as cinco dimensões em 2019. Ainda em 2019, a instituição conquistou a Acreditação ONA Nível 3, que permanece válida até os dias de hoje.
Os serviços prestados pelo hospital demonstram que o Hospital Santa Rita é uma instituição preparada para atendimentos de alta complexidade.
Todos os protocolos do hospital contam com monitoramento de toda a trajetória do paciente, incluindo auditorias clínicas, auditorias de processos e discussão de resultados para implementação de melhorias relacionadas à adesão aos protocolos.
Devido à pandemia de Covid-19, o Hospital Santa Rita passou por uma mudança de perfil assistencial que exigiu a adequação de recursos e otimização do giro de leitos. Isso ocorreu por causa de uma maior criticidade nos casos atendidos e um aumento nos custos operacionais.
Nesse cenário, a instituição precisou implementar ações de melhoria para se adequar ao perfil epidemiológico e avaliar a necessidade de aperfeiçoar determinados processos. Uma dessas medidas foi a implantação da metodologia DRG por meio da plataforma Valor Saúde Brasil by DRG Brasil + Inteligência Artificial.
Em 2021, o tempo médio de permanência do Hospital Santa Rita foi de 5,2 dias, segundo dados extraídos da plataforma. Já o Índice de Case Mix foi de 1,1556 - valor que representa uma alta complexidade. Case Mix é uma medida de complexidade e criticidade assistencial hospitalar baseada na idade, doença que determinou a internação, nas doenças pré-existentes e nos procedimentos realizados, utilizada em todo mundo desde a década de 80 e mensurada pela metodologia DRG.
Para implantar a plataforma Valor Saúde Brasil by DRG Brasil + Inteligência Artificial, o Hospital Santa Rita adotou as seguintes ações:
Com o apoio da plataforma Valor Saúde Brasil, o Hospital Santa Rita identificou quais protocolos deveriam ser implantados para garantir a qualidade e a segurança assistencial.
Nesse sentido, o hospital implementou ações baseadas em evidências - ou seja, nos dados gerados pela ferramenta, que possibilita a comparação de resultados e revela oportunidades de melhoria a partir da indicação de fragilidades.
Outro resultado positivo que a instituição alcançou foi o aprimoramento da experiência do paciente. Isso foi possível graças à implantação de um atendimento centrado no paciente e ao uso do aplicativo Valor em Saúde para acompanhar o envolvimento do cliente no cuidado.
Hoje, o Hospital Santa Rita é referência no mercado e se posiciona frente aos seus pares como uma instituição que busca melhorias contínuas para ofertar uma boa assistência e a rentabilidade do hospital.
O hospital também se destaca pelo uso da metodologia DRG, uma vez que esse método está em crescimento no mercado devido a sua relação com a entrega de valor em saúde e a funcionalidade da governança clínica.
Entre janeiro e julho de 2021, a média de permanência no Hospital Santa Rita foi de 5,2 dias. Já em 2022, após a implantação de uma gestão baseada nos dados e informações da plataforma Valor Saúde Brasil, no mesmo período, a média de permanência foi de 4,3 dias.
*Dados referentes ao ano de 2021
Além disso, entre 2021 e 2022, o hospital conseguiu diminuir a taxa de readmissão de 2,70% para 2,17%, mesmo com um Índice de Case Mix superior ao de 2021.
*Comparação referente ao período de janeiro a julho de 2021 e 2022
Esses dados revelam a efetividade das ações implementadas pelo Hospital Santa Rita, assim como a melhoria da qualidade assistencial após o fortalecimento das ações de gerenciamento e envolvimento da equipe.
Para o futuro, a instituição pretende aprimorar o uso da Plataforma Valor Saúde Brasil com:
Assim como o Hospital Santa Rita, hospitais de todo o Brasil estão alcançando resultados positivos com o apoio da plataforma Valor Saúde Brasil powered by DRG Brasil + Inteligência Artificial. Confira depoimentos de alguns deles:
Se você quiser saber mais sobre a ferramenta, fale com um dos nossos especialistas!
Crédito/imagem:
Imagem de capa: demaerre by iStock
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