Modelo Assistencial

Hospital Santa Rita aumenta eficiência do giro de leito com apoio da plataforma Valor Saúde Brasil by DRG Brasil + Inteligência Artificial

DRG Brasil
Postado em 5 de julho de 2023 - Atualizado em 24 de julho de 2023

Em um ano, o Hospital Santa Rita conseguiu reduzir em um dia a média de permanência hospitalar (de 5,2 para 4,3 dias); e a taxa de readmissão de 2,7% para 2,17%.

Neste blogpost você verá como o Hospital Santa Rita melhorou sua performance com o uso da plataforma Valor Saúde Brasil by DRG Brasil + Inteligência Artificial! Este case de sucesso foi apresentado pela Pâmela Loureiro dos Santos, Coordenadora de Qualidade do Hospital Santa Rita, na Jornada Valor em Saúde 2022.

Sobre o Hospital Santa Rita

O Hospital Santa Rita, localizado em Contagem/MG, é um hospital geral com atendimento adulto. Sua infraestrutura é composta por:

  • 6 salas cirúrgicas
  • 16 consultórios eletivos
  • CTI com 24 leitos ativos
  • Pronto atendimento
  • Unidade de internação com 152 leitos (entre apartamentos e enfermarias)

Fundado em 1967 para atender a população da Região Metropolitana de Belo Horizonte, o hospital tem 55 anos de existência e uma trajetória de longas mudanças.

Desde 2001, o hospital vem passando por transformações físicas e na assistência, para melhorar a qualidade assistencial e garantir uma experiência mais positiva de atendimento. 

Entre as transformações que modificaram o sistema de gestão do Hospital Santa Rita, destacam-se:

  • Mudanças na infraestrutura
  • Aplicação de inovações e melhores práticas, como a implantação do Sistema de Gestão da Qualidade

Durante sua trajetória, o Hospital Santa Rita conquistou algumas certificações na área da saúde. A primeira foi a Acreditação Pleno, concedida pela ONA em 2007 como resposta às mudanças positivas da gestão. 

Já em 2009, a instituição recebeu a Certificação ISO 9001:2008; e em 2015, a Acreditação ONA Nível 2. Em 2017, recebeu o Selo de Excelência da Unimed BH em três dimensões, conquistando as quatro dimensões em 2018 e as cinco dimensões em 2019. Ainda em 2019, a instituição conquistou a Acreditação ONA Nível 3, que permanece válida até os dias de hoje. 

Os serviços prestados pelo hospital demonstram que o Hospital Santa Rita é uma instituição preparada para atendimentos de alta complexidade.

Todos os protocolos do hospital contam com monitoramento de toda a trajetória do paciente, incluindo auditorias clínicas, auditorias de processos e discussão de resultados para implementação de melhorias relacionadas à adesão aos protocolos.

Cenário assistencial do Hospital Santa Rita

Devido à pandemia de Covid-19, o Hospital Santa Rita passou por uma mudança de perfil assistencial que exigiu a adequação de recursos e otimização do giro de leitos. Isso ocorreu por causa de uma maior criticidade nos casos atendidos e um aumento nos custos operacionais.

Nesse cenário, a instituição precisou implementar ações de melhoria para se adequar ao perfil epidemiológico e avaliar a necessidade de aperfeiçoar determinados processos. Uma dessas medidas foi a implantação da metodologia DRG por meio da plataforma Valor Saúde Brasil by DRG Brasil + Inteligência Artificial. 

Em 2021, o tempo médio de permanência do Hospital Santa Rita foi de 5,2 dias, segundo dados extraídos da plataforma. Já o Índice de Case Mix foi de 1,1556 - valor que representa uma alta complexidade. Case Mix é uma medida de complexidade e criticidade assistencial hospitalar baseada na idade, doença que determinou a internação, nas doenças pré-existentes e nos procedimentos realizados, utilizada em todo mundo desde a década de 80 e mensurada pela metodologia DRG.

Ações adotadas pelo Hospital Santa Rita para implantar a plataforma Valor Saúde Brasil by DRG Brasil + Inteligência Artificial 

Para implantar a plataforma Valor Saúde Brasil by DRG Brasil + Inteligência Artificial, o Hospital Santa Rita adotou as seguintes ações:

  1. Capacitação da equipe de codificação. Hoje, a equipe de codificação é qualificada e tem conhecimento sobre prontuário, protocolos assistenciais, boas práticas relacionadas ao cuidado e metodologia DRG.
  1. Ação institucional de disseminação referente à metodologia DRG. Foram realizados treinamentos sobre o que é o DRG, quais os objetivos da metodologia e o que ela traz de importante para o processo assistencial.
  1. Envolvimento da equipe multidisciplinar a partir da disseminação de conhecimento sobre a metodologia DRG.
  1. Discussão de casos e análises críticas de resultados, uma vez que a plataforma Valor Saúde Brasil fornece informações sobre a performance do hospital - como tempo de permanência hospitalar, desfechos clínicos etc. Assim, a instituição conseguiu definir ações estratégicas baseadas em evidências.
  1. Acompanhamento do Plano Terapêutico. O Plano Terapêutico do Hospital Santa Rita passou a ser relacionado às previsões de permanência hospitalar da plataforma Valor Saúde Brasil.
  1. Acompanhamento e gerenciamento do tempo de permanência; condições adquiridas e readmissões. 
  1. Envolvimento da alta direção nas estratégias da metodologia.
  1. Interação com o Núcleo de Segurança do Paciente e Comissão de Controle de Infecção Hospitalar.

Como a plataforma Valor Saúde Brasil by DRG Brasil + Inteligência Artificial ajudou o Hospital Santa Rita?

Com o apoio da plataforma Valor Saúde Brasil, o Hospital Santa Rita identificou quais protocolos deveriam ser implantados para garantir a qualidade e a segurança assistencial.

Nesse sentido, o hospital implementou ações baseadas em evidências - ou seja, nos dados gerados pela ferramenta, que possibilita a comparação de resultados e revela oportunidades de melhoria a partir da indicação de fragilidades.

Outro resultado positivo que a instituição alcançou foi o aprimoramento da experiência do paciente. Isso foi possível graças à implantação de um atendimento centrado no paciente e ao uso do aplicativo Valor em Saúde para acompanhar o envolvimento do cliente no cuidado. 

Hoje, o Hospital Santa Rita é referência no mercado e se posiciona frente aos seus pares como uma instituição que busca melhorias contínuas para ofertar uma boa assistência e a rentabilidade do hospital.

O hospital também se destaca pelo uso da metodologia DRG, uma vez que esse método está em crescimento no mercado devido a sua relação com a entrega de valor em saúde e a funcionalidade da governança clínica. 

Resultados alcançados com a plataforma Valor Saúde Brasil

Entre janeiro e julho de 2021, a média de permanência no Hospital Santa Rita foi de 5,2 dias. Já em 2022, após a implantação de uma gestão baseada nos dados e informações da plataforma Valor Saúde Brasil, no mesmo período, a média de permanência foi de 4,3 dias.

*Dados referentes ao ano de 2021

Além disso, entre 2021 e 2022, o hospital conseguiu diminuir a taxa de readmissão de 2,70% para 2,17%, mesmo com um Índice de Case Mix superior ao de 2021.

*Comparação referente ao período de janeiro a julho de 2021 e 2022

Esses dados revelam a efetividade das ações implementadas pelo Hospital Santa Rita, assim como a melhoria da qualidade assistencial após o fortalecimento das ações de gerenciamento e envolvimento da equipe.

Para o futuro, a instituição pretende aprimorar o uso da Plataforma Valor Saúde Brasil com:

  • Realização da codificação a beira leito com o aplicativo Valor Saúde Brasil
  • Educação permanente dos profissionais quanto à metodologia DRG
  • Busca contínua pela melhoria dos resultados assistenciais
  • Refinamento da qualidade do prontuário; melhor tratamento com menor custo

Assim como o Hospital Santa Rita, hospitais de todo o Brasil estão alcançando resultados positivos com o apoio da plataforma Valor Saúde Brasil powered by DRG Brasil + Inteligência Artificial. Confira depoimentos de alguns deles:

Se você quiser saber mais sobre a ferramenta, fale com um dos nossos especialistas!

Crédito/imagem:

Imagem de capa: demaerre by iStock

Posts Relacionados

Operadoras de planos de saúde: um guia para a eficiência

Modelo Assistencial
18 de abril de 2024
leia agora

Hospital Nossa Senhora das Graças reduz permanência média em 1 dia com DRG Brasil

Modelo Assistencial
11 de abril de 2024
leia agora

Notificação de eventos adversos: um guia para hospitais

Modelo Assistencial
28 de março de 2024
leia agora
QMS Certification

Creative Commons

Direitos autorais: CC BY-NC-SA
Permite o compartilhamento e a criação de obras derivadas. Proíbe a edição e o uso comercial. É obrigatória a citação do autor da obra original.


(31) 3241-6520 | grupoiagsaude@grupoiagsaude.com.br

Creative Commons

Direitos autorais: CC BY-NC-SA
Permite o compartilhamento e a criação de obras derivadas. Proíbe a edição e o uso comercial. É obrigatória a citação do autor da obra original.

Os Termos de Uso e a Política de Privacidade deste site foram atualizados em 05 de abril de 2021. Acesse:
© ‎Grupo IAG Saúde® e DRG Brasil ® - Todos os direitos são reservados.
Logo Ingage Digital