Modelo Assistencial

Hospital Unimed Litoral melhora indicadores de permanência hospitalar com o uso da plataforma Valor Saúde Brasil by DRG Brasil + Inteligência Artificial

DRG Brasil
Postado em 15 de junho de 2023 - Atualizado em 28 de setembro de 2023

A taxa de ocupação hospitalar foi de 74% em 2021 para 83% em 2022 e a média de permanência hospitalar foi de 3,83 dias em 2021 para 3,46 dias em 2022

Com o apoio da plataforma Valor Saúde Brasil by DRG Brasil + Inteligência Artificial, o Hospital Unimed Litoral conseguiu identificar o desperdício de diárias hospitalares nas unidades de internação e alcançou resultados positivos em relação à sua performance. 

Tudo isso foi possível graças à tecnologia de Data Analytics da ferramenta, que possibilitou a análise dos dados gerados a partir das codificações. 

Confira todos os detalhes desta história no case apresentado pelo Adriano Carvalho, Gerente Administrativo do Hospital Unimed Litoral, na Jornada Valor em Saúde 2022. 

Unimed Litoral: um pouco da história

A Unimed Litoral foi fundada em 1996 e inaugurou o Hospital Unimed Litoral em 2009. Já em 2021, a operadora começou a construir seu novo hospital, que vai operar na cidade de Itajaí e tem previsão de inauguração para 2026.

Na área de abrangência da Unimed Litoral, cuja população estimada é de 750 mil pessoas, a operadora conta com 76 mil beneficiários próprios e 60 mil beneficiários de intercâmbio. Além disso, há mais de 3 mil empresas clientes.

A operadora tem 550 médicos cooperados, 36 serviços credenciados e uma rede de serviços próprios composta da seguinte forma:

  • Hospital Unimed Litoral
  • Maternidade Santa Luiza
  • Laboratório de Análises Clínicas
  • Centro de Diagnóstico de Imagem
  • Centro de Oncologia Ambulatorial
  • Espaço Viver Bem | Medicina Preventiva
  • Pronto Atendimento Adulto e Pediátrico
  • Unimed Lar (serviço de atenção domiciliar)
  • Consultórios Médicos
  • Núcleos de Atendimento (captação de novos clientes nas cidades da região)

Hospital Unimed Litoral

O Hospital Unimed Litoral, situado em Balneário Camboriú/SC, faz parte da rede de serviços próprios da Unimed Litoral, que atua no litoral norte de Santa Catarina e envolve 13 municípios em sua área de abrangência.

Referência em tecnologia e excelência de serviços, é o principal hospital particular de Balneário Camboriú e lida com casos de média e alta complexidade. Com uma área de 22.000m2, a instituição tem uma infraestrutura composta por:

  • Centro cirúrgico
  • Hemodinâmica
  • UTI adulto
  • Unidade de internação clínica e cirúrgica
  • Centro de imagem
  • Laboratório próprio
  • Centro de oncologia ambulatorial
  • Pronto atendimento pediátrico e adulto

Além disso, em 2022, a organização investiu em cirurgia robótica e fez a implementação do primeiro robô Versius no Sul do Brasil e o segundo do país.

Segundo dados extraídos a partir da codificação no DRG Brasil em 2022, o Hospital Unimed Litoral é predominantemente cirúrgico. De um total de 17.651 altas codificadas, 12.406 são correspondentes a internações cirúrgicas - o que representa 70% das internações. As outras 5.245 altas codificadas são de internações clínicas.

O Hospital Unimed Litoral tem acreditação ONA Nível 3 e Certificado Diamond da Qmentum IQG. Além disso, o centro de imagem do hospital é acreditado pelo Programa de Acreditação em Diagnóstico de Imagem (Padi), e o laboratório é acreditado pela Palc (acreditação laboratorial).

Planejamento estratégico 

No planejamento estratégico do Hospital Unimed Litoral, foram traçadas as seguintes metas de processos internos:

  1. Revisar e integrar processos
  2. Implantar e revisar protocolos institucionais
  3. Conquistar e manter nível de excelência assistencial

Nesse contexto, a organização começou a usar a plataforma Valor Saúde Brasil by DRG Brasil + Inteligência Artificial como uma estratégia para melhorar sua performance. 

Cenário assistencial

O pronto atendimento do hospital atende cerca de 12 mil pessoas por mês, entre pacientes adultos e pediátricos, e tem uma taxa de conversão para internação de 4%. 

No centro cirúrgico, são realizados 1.000 procedimentos de média e alta complexidade por mês. Já na UTI, o número de admissões mensais é 600 e a média de permanência é de 4 dias.

Enquanto isso, nas unidades de internação, o número de admissões é de aproximadamente 750 por mês. Sobre o tempo de permanência do paciente cirúrgico, entre maio de 2021 e março de 2022, a taxa média foi de 1,9 dias, que ficou abaixo da permanência média de 4,2 dias do paciente clínico.

Hospital Unimed Litoral

Os dados gerados pelo Analytics da plataforma Valor Saúde Brasil sobre permanência hospitalar nas unidades de internação do Hospital Unimed Litoral revelaram uma ineficiência clínica de 2,5% entre maio de 2021 e março de 2022- e foi aí que o hospital buscou melhorar.

Como se deu o processo de implantação da plataforma Valor Saúde Brasil?

O primeiro passo da implantação da plataforma Valor Saúde Brasil no Hospital Unimed Litoral foi dado em maio de 2021, com a codificação das altas hospitalares e com a constituição do Comitê de Governança Clínica.

Em novembro de 2021, a instituição validou todos os dados gerados a partir da codificação, com o apoio da direção clínica e da direção técnica, a fim de qualificar os dados que estavam sendo extraídos da plataforma. 

Já em fevereiro de 2022, o Hospital Unimed Litoral começou a fazer a codificação  admissional das unidades do 5º andar (dedicadas a internações clínicas) e passou a usar o aplicativo Valor em Saúde. 

Após um ano desde o início das codificações, em maio, a instituição implementou as seguintes ações:

  1. Extração e análise das informações geradas a partir da codificação.
  2. Alinhamento com o Núcleo de Segurança do Paciente e com o Controle de Infecção Hospitalar.

Mais adiante, em agosto, a instituição fez um workshop sobre os 4 alvos assistenciais da plataforma Valor Saúde Brasil - uso eficiente do leito hospitalar; aumento da segurança assistencial; redução de internações evitáveis; diminuições de readmissões não planejadas.

O evento proporcionou diversos benefícios, como:

  • Engajamento do time de Governança Clínica
  • Estudo dos dados gerados pela plataforma
  • Desmistificação da metodologia DRG com o objetivo de expandir conhecimento e alcançar melhores resultados
  • Conexão com outras estratégias já adotadas pela instituição
  • Visão geral do projeto de implantação da plataforma Valor Saúde Brasil
  • Senso de pertencimento do time de Governança Clínica

Após o workshop, o time de Governança Clínica foi dividido em quatro grupos - cada um deles ganhou o desafio de estudar, em 90 dias, um dos 4 alvos assistenciais da plataforma Valor Saúde Brasil para gerar propostas de melhoria. No final do projeto, 13 propostas de melhoria foram sugeridas. 

Também em agosto, o hospital expandiu o modelo de codificação admissional para a UTI de adulto e para o 7º andar, que também recebe internações clínicas.

Gestão da permanência hospitalar

A partir da codificação admissional dos pacientes internados no 5º andar (dedicado a internações clínicas), o Hospital Unimed Litoral conseguiu fazer uma boa gestão da jornada hospitalar, uma vez que as previsões da plataforma Valor Saúde Brasil orientam sobre o tempo médio de permanência.

O aplicativo Valor em Saúde, que contribui para a codificação à beira leito, para a predição de riscos e de permanência, para a alta segura, entre outras funcionalidades, passou a ser usado usado por uma enfermeira de desospitalização para monitoramento dos dados com profundidade.

Alguns recursos utilizados para facilitar o gerenciamento da permanência hospitalar:

  • Integração entre os dados gerados pela plataforma Valor Saúde Brasil e o BI do Hospital Unimed Litoral: assim, a instituição consegue monitorar o tempo de permanência hospitalar de cada paciente em um painel que mostra em tempo real a previsão e os dias já realizados.
  • Command Center: uma ferramenta que apresenta painéis de dados sobre desospitalização. Com esses painéis, o Hospital Unimed Litoral consegue identificar os pacientes elegíveis para desospitalização com base em uma linha de corte que indica quem pode receber alta e continuar a assistência em casa, além de identificar os pacientes que já estão sendo acompanhados pela enfermeira de desospitalização, o que possibilita a programação da alta com bastante antecedência.  

Resultados alcançados pelo Hospital Unimed Litoral

Entre maio de 2021, quando o Hospital Unimed Litoral começou a usar a plataforma Valor Saúde Brasil, e março de 2022, havia uma ineficiência operacional de 2,5% nas internações clínicas. Veja os dados referentes ao período:

Altas validadasPermanência previstaPermanência realizadaDiárias excedidas
3.46214.302,814.674,4371,6

No entanto, entre abril e setembro de 2022, após o início das codificações admissionais do 5º andar, percebe-se uma eficiência operacional de 99,6%. Veja os dados referentes ao período:

Altas validadasPermanência previstaPermanência realizadaDiárias excedidas
2.1268.080,78.047,1-33,6

Como os dados acima mostram, entre 2021 e 2022, o Hospital Unimed Litoral migrou da ineficiência para a eficiência operacional devido às ações adotadas a partir da análise dos dados gerados pela plataforma Valor Saúde Brasil.

Os principais resultados alcançados foram:

  • Melhoria da taxa de ocupação do hospital (de 74% em 2021 para 83% em 2022)
  • Melhoria da taxa de ocupação do 5º andar ( de 81% em 2021 para 85% em 2022)
  • Redução da média de permanência hospitalar (de 3,83 dias em 2021 para 3,46 dias em 2022)

Para o futuro, o Hospital Unimed Litoral quer focar nos 4 alvos assistenciais de desperdício, ampliar a codificação de DRG admissional e implantar outras ferramentas da plataforma Valor Saúde Brasil, como a Calculadora de Valor. Além de promover o engajamento do corpo clínico e implantar as 13 ações fruto do workshop. 

Assim como o Hospital Unimed Litoral, hospitais de todo o Brasil estão alcançando resultados positivos com o apoio da plataforma Valor Saúde Brasil by DRG Brasil + Inteligência Artificial. Confira depoimentos de alguns deles:

Se você quiser saber mais sobre a ferramenta, fale com um dos nossos especialistas!

Créditos/imagens: peopleimages.com by iStock

Posts Relacionados

Como aumentar a produtividade de equipes assistenciais em hospitais?

Modelo Assistencial
16 de maio de 2024
leia agora

Hospital Santo Antônio usa DRG Brasil para melhorar atendimento nas linhas de cuidado de pacientes com asma e sepse

Modelo Assistencial
3 de maio de 2024
leia agora

Codificação clínica: o que é e qual a real importância?

Modelo Assistencial
3 de maio de 2024
leia agora
QMS Certification

Creative Commons

Direitos autorais: CC BY-NC-SA
Permite o compartilhamento e a criação de obras derivadas. Proíbe a edição e o uso comercial. É obrigatória a citação do autor da obra original.


(31) 3241-6520 | grupoiagsaude@grupoiagsaude.com.br

Creative Commons

Direitos autorais: CC BY-NC-SA
Permite o compartilhamento e a criação de obras derivadas. Proíbe a edição e o uso comercial. É obrigatória a citação do autor da obra original.

Os Termos de Uso e a Política de Privacidade deste site foram atualizados em 05 de abril de 2021. Acesse:
© ‎Grupo IAG Saúde® e DRG Brasil ® - Todos os direitos são reservados.
Logo Ingage Digital