Ecossistema

Jornada Valor em Saúde Brasil 2021 supera expectativas e atinge público de mais de 2.000 pessoas

DRG Brasil
Postado em 9 de dezembro de 2021 - Atualizado em 3 de janeiro de 2022

Com 4 rodadas assíncronas realizadas em novembro e um dia inteiro de imersão em dezembro, o evento apresentou conteúdo exclusivo, cases de sucesso e personalidades do setor para falar sobre valor em saúde com todo o ecossistema.

Mais de 2 mil pessoas, 24 cases de sucesso, mais de 17 horas de conteúdo com as falas de 28 organizações de saúde – além de um dia inteiro ao vivo com personalidades do segmento para discutir atualidades, perspectivas e tendências em valor em saúde no Brasil e no mundo. Esses são apenas alguns dados da Jornada Valor em Saúde Brasil 2021, evento gratuito e inovador de ponta a ponta, que contou com 4 rodadas assíncronas semanais e um dia de imersão ao vivo e interativo.

O Valor em Saúde 360°, live de encerramento da Jornada, discutiu assuntos pertinentes à atualidade do VBHC (Value-Based Health Care) com profissionais que mostraram “o que e como fazer”, ou seja, da teoria à prática.

Na palestra de abertura, Gonzalo Vecina, professor da Faculdade de Saúde Pública da USP, fundador da Anvisa e um dos idealizadores do SUS, pontuou, entre outras considerações, o significado de valor em saúde: “os melhores resultados possíveis entregues aos pacientes com os menores custos”. Essa frase serviu de inspiração durante todo o dia. Outro ponto importante é o fato de o paciente passar a ser o ator principal dentro da equação. “O paciente quer cura e o hospital oferece cuidado. O resultado é valor em saúde: cura + cuidado sem desperdício”, completou.

Logo em seguida, foi a vez de André Médici, consultor internacional na área de economia e políticas de saúde e diretor executivo da Universal Health Monitor, expor sobre a perspectiva da saúde baseada em valor no mundo. O foco da apresentação foi a utilização de métricas para medir o valor no contexto internacional, através de um conceito simplificado, tendo a qualidade como fator primordial, melhor saúde para a população, melhor cuidado para o paciente e, consequentemente, menor custo.  

No painel seguinte, Juliana Safanelli, enfermeira no Registro de AVC de Joinville (JOINVASC), abordou o case exitoso da organização, apresentando dados sobre a saúde baseada em valor pela perspectiva dos prestadores de serviços de saúde. Fábio Gastal, presidente do Conselho de Administração e diretor geral da ONA (Organização Nacional de Acreditação), abordou a perspectiva da entidade, responsável pelos padrões de qualidade e segurança em saúde de mais de 80% das instituições acreditadas no país.

Outro destaque foi a abordagem da saúde baseada em valor pela perspectiva dos gestores do sistema de saúde, tanto o SUS quanto a Saúde Suplementar. José Cechin, superintendente executivo do Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS), trouxe o ponto de vista das operadoras de planos privados, enquanto Jomara Alves, presidente do Grupo de Inovação em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde/Prefeitura de Belo Horizonte, falou sobre o SUS, e José Augusto Ferreira, diretor de Atenção à Saúde da Central Nacional Unimed (CNU), destacou a perspectiva das cooperativas médicas. Três âmbitos complementares e com objetivos e resultados similares de entrega de valor.

A parte da tarde do dia 3 de dezembro foi dedicada ao Giro das Rodadas, uma síntese com a presença dos palestrantes das quatro rodadas da Jornada Valor em Saúde Brasil, para um momento de debate e discussão. O público pôde interagir, não apenas ao vivo, mas por meio de perguntas e mensagens enviadas desde o momento em que as rodadas foram ao ar.   

O Giro da Rodada 1, sobre remuneração de médicos, equipes de saúde e hospitais baseada em valor, trouxe para o debate Cláudio Azevedo, vice-presidente da Unimed Santa Maria, Graziele Lucena, analista de saúde sênior da Cemig Saúde, Daniela Tibo, gerente de relacionamento com o prestador da Cemig Saúde, Lucas Viegas, membro do Conselho de Administração da Unimed-BH e coordenador da Medicina Interna do Hospital Unimed-BH Contorno, e Sérgio Bersan, superintendente de Atenção à Saúde da Unimed-BH.  

Fatima Pinho, sócia da Deloitte Brasil, Maurício Mittempergher, diretor executivo da MK Saúde, Robertson Ferreira, diretor comercial da Trevo Sistemas, Roberto Moreira, diretor superintendente da Unimed Blumenau, Stevan Haddad, gerente de operações  da Planisa, Marcelo Santos, CEO da Carefy, e Neide Cavalcante, consultora de jornada assistencial da CASU/UFMG participaram do Giro da Rodada 2, com o tema Auditoria e regulação de saúde com base em valor.

Já o Giro da Rodada 3 trouxe para a mesa a discussão sobre Eficiência operacional hospitalar pela entrega de valor e contou com a participação ao vivo de Cinthia Specian, coordenadora de Neonatologia do Hospital São Francisco de Assis, Fernando Barreto, diretor médico do Hospital e Maternidade São Cristóvão, Ingrid Francesco, gerente da Deloitte Brasil, Orlando Elídio, diretor técnico do Hospital Regional de São José dos Campos, Andira Marinho, gestora do DRG da MK Saúde, Luiz Fernando Falcão, gestor da Anestesiologia do Hospital São Camilo SP, e Tatiana Furtado, gerente de Qualidade da Associação Evangélica Beneficente Espírito-Santense.  

Para finalizar o evento, o Giro da Rodada 4 discutiu Governança clínica de sistemas de saúde e hospitais para entrega de valor, com os participantes Omar Gomes, superintendente executivo da Copass Saúde, Barbara Martins, coordenadora do DRG da Fhemig, Rita de Cássia Menezes, coordenadora geral médica da Maternidade Unimed-BH, Valeria Fonseca, médica consultora referência no DRG da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte, e Helen Valentim, médica da Qualidade do Hospital Mãe de Deus.

“A Jornada Valor em Saúde 2021 é um evento do ecossistema de saúde. Enquanto gestores do Grupo IAG Saúde, cumprimos nosso papel de orquestrar, mas quem coloca a mão na massa no dia a dia é o sistema de saúde brasileiro, que nos deixa muito orgulhosos. Fico até emocionado de ver tanta gente trabalhando na saúde com tanto empenho, paixão e dedicação e com resultados maravilhosos. Eu e Tania estamos muito satisfeitos e já pensando na próxima edição, que acontecerá em 2022”, declara o Dr. Renato Couto, presidente do Grupo IAG Saúde e cofundador da plataforma Valor Saúde Brasil powered by DRG Brasil + Inteligência Artificial.

A Jornada Valor em Saúde Brasil 2021 foi realizada pelo Valor Saúde Brasil by DRG Brasil, uma marca do Grupo IAG Saúde. A co-realização do evento foi das empresas SBAIS, Planisa, Deloitte, ABEA, Carefy, MK Saúde, BI Gestão & TI, Trevo Sistemas, CGQ, TRIX TI, Upflux, Pós-graduação Ciências Médicas MG e Grupo Fácil. Contou ainda com o apoio institucional de IAG Gestão, SigQuali, SCORE Rede, BRZ Tec, INGAGE Digital, Pedro Milo Produções, Ebert Comunicação, Marra, Sabino e Silva Advogados Associados, Bdados, Kriptos, Prematuridade e ABC da Comunicação.

O Valor Saúde Brasil powered by DRG Brasil + Inteligência Artificial é uma plataforma de gestão de saúde baseada em valor com o intuito de melhorar a qualidade assistencial e evitar desperdícios, e que já beneficia um em cada dez brasileiros. Conheça: www.drgbrasil.com.br.

Posts Relacionados

Dra. Tania Grillo é presença confirmada no 8º Encontro de Avaliadores ONA

Ecossistema
21 de janeiro de 2022
leia agora

Presidentes do Grupo IAG Saúde assinam capítulo do Manual do Gestor Hospitalar

Ecossistema
17 de janeiro de 2022
leia agora

Oportunidades de ganhos assistenciais chegam a R$ 38,9 bilhões no setor de saúde

Ecossistema
3 de janeiro de 2022
leia agora

(31) 3241-6520 | grupoiagsaude@grupoiagsaude.com.br

Creative Commons

Direitos autorais: CC BY-NC-SA
Permite o compartilhamento e a criação de obras derivadas. Proíbe a edição e o uso comercial. É obrigatória a citação do autor da obra original.

Os Termos de Uso e a Política de Privacidade deste site foram atualizados em 05 de abril de 2021. Acesse:
© ‎Grupo IAG Saúde® e DRG Brasil ® - Todos os direitos são reservados.
Logo Ingage Digital