Novidades do Grupo

Mais segurança para os clientes do Grupo IAG Saúde: Certificado ISO 37301:2021

Letícia Bessa
Postado em 18 de janeiro de 2024

Após auditoria externa independente, no dia 8 de janeiro, o Grupo IAG Saúde recebeu a certificação de classe internacional, a ISO 37301:2021, que estabelece diretrizes para Sistemas de Gestão de Compliance

O que a certificação ISO 37301:2021 agrega aos clientes do Grupo IAG Saúde?

  1. Mitigação de Riscos Legais: os clientes têm a garantia de que as tecnologias e os serviços do Grupo IAG Saúde estão em conformidade com toda a legislação brasileira. 
  2. Proteção da Reputação: a auditoria externa independente controla os riscos de falhas no cumprimento da legislação e, logo, preserva a reputação de todos. 
  3. Evitar Impactos Financeiros Negativos: o Grupo IAG Saúde segue práticas financeiras sólidas e transparentes, reduzindo o risco de impactos financeiros negativos em nossos clientes.
  4. Proteção de Dados e Privacidade: os clientes contam com mais esta garantia de que seus dados estão protegidos atendendo à legislação e às melhores práticas.
  5. Cumprimento de Contratos e Acordos: os clientes têm a segurança que os contratos elaborados pelo Grupo IAG Saúde seguem rigorosamente a legislação.
  6. Sustentabilidade e Responsabilidade Social: a certificação ISO 37301:2021 evidencia que o Grupo IAG Saúde é um elo na sua cadeia de suprimentos mais ética e sustentável.
  7. Garantia de Continuidade Operacional: ao garantir que o Grupo IAG Saúde segue padrões éticos e legais, nossos clientes  diminuem seu risco de interrupções operacionais devido a ações legais, protestos de stakeholders ou problemas éticos.

Dra. Tania Grillo, presidente do Grupo IAG Saúde, fala sobre a importância da certificação: “o segmento da saúde possui necessidades específicas e complexas. Quem nos contrata não quer correr riscos legais, financeiros e reputacionais e essa certificação é uma garantia de que somos confiáveis.”  

A ISO 37301:2021 é uma norma internacional que estabelece diretrizes para sistemas de gestão de compliance. Uma empresa certificada na ISO 37301:2021 demonstra que implementou um sistema de gestão eficaz para gerenciar e garantir o compliance em suas operações. Como uma empresa certificada nesta norma trata as preocupações relacionadas ao compliance ao ser contratada por outras empresas:

  1. Gestão Proativa de Riscos: uma empresa certificada na ISO 37301:2021 adota uma abordagem proativa para identificar, avaliar e mitigar riscos de compliance. 
  2. Due Diligence Abrangente: uma empresa certificada conduz avaliações abrangentes dos potenciais parceiros, examinando seu histórico de conformidade, práticas financeiras, ética empresarial, entre outros fatores, para garantir que atendam aos padrões exigidos.
  3. Integração de Compliance em Processos de Negócios: empresas certificadas na ISO 37301:2021 integram o compliance em seus processos de negócios. Ao serem contratadas por outras empresas, elas garantem que os requisitos de compliance estejam incorporados nos contratos, acordos e operações cotidianas.
  4. Avaliação Contínua e Melhoria: a norma enfatiza a necessidade de avaliação contínua e melhoria do sistema de gestão de compliance. Uma empresa certificada aplica esse princípio ao monitorar constantemente o desempenho de seus parceiros em termos de conformidade e tomar medidas corretivas ou preventivas quando necessário.
  5. Transparência e Relatórios: empresas certificadas na ISO 37301:2021 promovem a transparência. Ao serem contratadas por outras empresas, elas podem compartilhar relatórios regulares de conformidade e, se aplicável, colaborar para garantir a transparência mútua.
  6. Treinamento e Conscientização: a norma destaca a importância de treinamentos e conscientizações sobre compliance. Uma empresa certificada garantirá que seus próprios funcionários e os parceiros de negócios compreendam e estejam comprometidos com os princípios de compliance.
  7. Resposta a Incidentes e Não Conformidades: empresas certificadas têm processos para responder a incidentes e não conformidades. Isso se estende à relação com parceiros, a empresa certificada está preparada para lidar eficientemente com qualquer violação de compliance por parte do parceiro.

Em suma, uma empresa certificada na ISO 37301:2021 adota uma abordagem estruturada e sistemática para gerenciar o compliance.  Ao lidar com preocupações ao ser contratada, ou contratar outras empresas, ela aplica as melhores práticas estabelecidas no âmbito do seu sistema de gestão de compliance, garantindo que seus parceiros atendam aos padrões éticos e legais estabelecidos.

Crédito/imagem: Freepik - disponível em br.freepik.com

Posts Relacionados

Evolução da marca DRG Brasil: como fica a entrega de valor em saúde?

Novidades do Grupo
18 de agosto de 2020
leia agora

Covid-19 já pode ser codificada no DRG Brasil

Ecossistema
9 de abril de 2020
leia agora

Dr. Renato Couto fala sobre como evitar a falta de itens críticos na epidemia do Covid-19

Novidades do Grupo
26 de março de 2020
leia agora
QMS Certification

Creative Commons

Direitos autorais: CC BY-NC-SA
Permite o compartilhamento e a criação de obras derivadas. Proíbe a edição e o uso comercial. É obrigatória a citação do autor da obra original.


(31) 3241-6520 | grupoiagsaude@grupoiagsaude.com.br

Creative Commons

Direitos autorais: CC BY-NC-SA
Permite o compartilhamento e a criação de obras derivadas. Proíbe a edição e o uso comercial. É obrigatória a citação do autor da obra original.

Os Termos de Uso e a Política de Privacidade deste site foram atualizados em 05 de abril de 2021. Acesse:
© ‎Grupo IAG Saúde® e DRG Brasil ® - Todos os direitos são reservados.
Logo Ingage Digital