Modelo Assistencial

Grupo IAG Saúde lança primeiro sistema DRG do mundo com inteligência artificial multinível

DRG Brasil
Postado em 30 de novembro de 2022 - Atualizado em 28 de setembro de 2023

Tecnologia vai permitir dados cada vez mais precisos na gestão hospitalar pública e privada

Sem medição não há gestão”. Essa frase famosa do consultor em gestão Vicente Falconi se encaixa bem para a medicina. Afinal, na medicina, sem medição não há gestão e nem entrega de valor em saúde. 

Valor em saúde é a relação entre os resultados que importam para o paciente e o custo para atingi-los. Simplificando: é entregar para o paciente aquilo que ele precisa, no tempo certo, do jeito certo com o recurso certo

Medir em medicina é um grande desafio e para ajudar a superá-lo o Grupo IAG Saúde desenvolve soluções tecnológicas. A última delas, lançada nas vésperas da empresa completar 30 anos de mercado: o uso de algoritmos desenvolvidos com inteligência artificial multinível na  plataforma Valor Saúde Brasil by DRG Brasil. Por meio da tecnologia multinível, será possível discernir a participação da estrutura hospitalar e das condicionantes socioculturais do paciente nas variações de entrega de valor em saúde.

“Por meio desta tecnologia,  hospitais públicos e privados poderão ter uma melhora em suas entregas e em seus resultados. Por exemplo, hoje, eles já conseguem evitar desperdícios, evitar internações desnecessárias, ter um maior giro dos leitos, ter menos reinternações. A partir de agora, terão acesso às condições socioculturais dos pacientes e a estrutura e processos dos hospitais”, explica Dr. Renato Couto, médico, pesquisador, presidente do Grupo IAG Saúde e cofundador da plataforma.

“O ganho é de todos, dos pacientes que podem escolher os melhores locais para se tratar e dos hospitais que podem tomar medidas mais assertivas e fazer as devidas melhorias”, completa Dra. Tania Grillo, médica, pesquisadora, presidente do Grupo IAG Saúde e cofundadora da plataforma.

Hoje, o grande problema hospitalar é na questão de custo oriundo de desperdício, da baixa qualidade e nas falhas assistenciais, assim como na identificação de suas causas para atuar nas ações de melhoria. O foco do IAG é trabalhar em prol de uma medicina preditiva e personalizada, participativa e preventiva. “A inteligência artificial multinível proporcionará um aumento de 80 a 90% na precisão dos dados. Isso impacta na transparência das instituições junto a seus stakeholders e permite uma maior segurança nas relações”, afirma Dr. Renato.

Entenda a evolução do DRG Brasil

DRG Brasil

Lançado em 2011 pelo Grupo IAG Saúde, o DRG Brasil usa algoritmos computacionais para prever o consumo de recursos com base na complexidade e na criticidade clínica de cada paciente. O DRG Brasil é inteiramente adaptado para o sistema de saúde brasileiro e usa referenciais 100% nacionais.

Mas, ainda era necessário medir valor em saúde.  Os desfechos clínicos que interessam ao usuário considerando as características específicas de cada paciente foram alcançados? A relação entre custo e desfecho que interessa foi a melhor? Só era possível responder estas perguntas usando inteligência artificial.  

Plataforma Valor Saúde Brasil by DRG Brasil + Inteligência Artificial

Então, em 2018, utilizando algoritmos de machine learning, os cientistas do Grupo IAG Saúde criaram modelos preditivos de óbito, de eventos adversos graves infecciosos e não infecciosos e de reinternações ajustados para a complexidade dos pacientes. Pela primeira vez no Brasil foi possível medir a entrega de valor em saúde, estabelecer a relação entre custos e resultados assistenciais ajustados pela complexidade e criticidade clínica dos pacientes. 

Estava lançada a plataforma Valor Saúde Brasil by DRG Brasil + Inteligência Artificial: uma soma de algoritmos computacionais para medir custo (o DRG) e algoritmos de machine learning para medir desfechos assistenciais.  2018 foi o ano em que o Brasil, finalmente, passou a poder medir valor em saúde entregue por hospitais levando em consideração as características especificas de cada paciente. 

Mas, ainda era possível evoluir a medição. Por que hospitais diferentes entregam valor diferente para pacientes da mesma complexidade e criticidade clínica? A estrutura e os processos do hospital e do sistema de saúde onde ele está inserido falharam? Ou foram os condicionantes sociais de saúde a que pacientes estão expostos determinaram a falha de entrega de valor?

Plataforma Valor Saúde Brasil by DRG Brasil + Inteligência Artificial Multinível

Os pesquisadores mergulharam então em um tipo especial de machine learning, o machine learning multi-nível.  

Com esta classe de machine learning é possível construir algoritmos de inteligência artificial que levam em consideração de maneira simultânea: 

- A complexidade clínica 

- A estrutura e os processos das instituições  

- Os condicionantes socioculturais de saúde nos quais o paciente encontra-se exposto 

Chegou, em 2022, a plataforma Valor em Saúde Brasil by DRG Brasil + Inteligência Artificial Multinível. O único sistema DRG do mundo com inteligência artificial multinível.

Tudo isso desenvolvido no Brasil levando em consideração o perfil do brasileiro, a estrutura e os processos dos nossos hospitais e os condicionantes socioculturais do país.  

O desafio de medir em medicina foi superado. O país agora tem disponível uma plataforma capaz de medir entrega de valor em saúde dentro da realidade estrutural do seu sistema de saúde e de seus condicionantes sociais.   

Posts Relacionados

Tempo de espera do paciente: como diminuir

Modelo Assistencial
23 de maio de 2024
leia agora

Como aumentar a produtividade de equipes assistenciais em hospitais?

Modelo Assistencial
16 de maio de 2024
leia agora

Hospital Santo Antônio usa DRG Brasil para melhorar atendimento nas linhas de cuidado de pacientes com asma e sepse

Modelo Assistencial
3 de maio de 2024
leia agora
QMS Certification

Creative Commons

Direitos autorais: CC BY-NC-SA
Permite o compartilhamento e a criação de obras derivadas. Proíbe a edição e o uso comercial. É obrigatória a citação do autor da obra original.


(31) 3241-6520 | grupoiagsaude@grupoiagsaude.com.br

Creative Commons

Direitos autorais: CC BY-NC-SA
Permite o compartilhamento e a criação de obras derivadas. Proíbe a edição e o uso comercial. É obrigatória a citação do autor da obra original.

Os Termos de Uso e a Política de Privacidade deste site foram atualizados em 05 de abril de 2021. Acesse:
© ‎Grupo IAG Saúde® e DRG Brasil ® - Todos os direitos são reservados.
Logo Ingage Digital