Modelo Assistencial

Sua organização está mesmo preparada para atender os idosos?

DRG Brasil
Postado em 29 de abril de 2020 - Atualizado em 30 de abril de 2020

É amplamente divulgado que o grupo populacional com mais de 60 anos e pessoas que possuem condições médicas subjacentes graves, como doença cardíaca, pulmonar ou diabetes, estão em maior risco de desenvolver complicações mais graves da Covid-19.

O Ministério da Saúde descreveu o Fluxo do fast-track para Atenção Primária à Saúde com objetivo de agilizar o atendimento de casos de Síndrome Gripal na APS – incluindo os casos de Covid-19 – priorizando indivíduos em risco de infecção, principalmente idosos, e evitar o contágio local com outros pacientes.

Dada a letalidade muito mais elevada da infecção pelo novo coronavírus entre os maiores de 60, aliado ao fato de que a população idosa está crescendo exponencialmente no Brasil (aumento de 20% em oito anos), é essencial que nosso sistema de saúde adote medidas ativas para elaborar um modelo de assistência específico para essa faixa etária.

Centro Internacional de Longevidade Brasil é uma organização independente, criada como uma usina de ideias, produção de conhecimento, recomendação de políticas baseadas em evidências e concepção de projetos de cidadania para propiciar aos indivíduos oportunidades de aumentar a qualidade de vida ao longo do seu envelhecimento.

A organização é presidida pelo médico, professor e ativista Alexandre Kalache. Com projeção internacional, ele foi um dos primeiros a visualizar o envelhecimento populacional como um fenômeno mundial e a apontar as potencialidades e os riscos inerentes.

Kalache falou ao público da plataforma DRG Brasil sobre a importância de o sistema de saúde brasileiro estar preparado para as questões relacionadas ao envelhecimento, começando pelo aprimoramento da atenção primária a fim de estruturar um Hospital Amigo do Idoso.

A bandeira que o médico levanta é a de transformar a vida dos idosos por meio de um sistema de saúde que ofereça qualidade assistencial, segurança e sustentabilidade, baseadas no conceito do envelhecimento ativo, com ênfase na participação e no protagonismo da pessoa idosa.

Desenvolver ações voltadas ao aprimoramento da atenção à saúde da pessoa idosa é primordial e urgente, assegurando:

  • Estrutura física e ambiência adequadas à pessoa idosa
  • Pessoas capacitadas para o cuidado
  • Engajamento e participação ativa do paciente idoso e seus cuidadores
  • Uma jornada segura e integrada do cuidado até a estabilização pós-alta
  • Sistema de gestão que garanta o PDCA assistencial

Dados levantados pela plataforma DRG Brasil demonstram que, de janeiro a julho de 2019, 36,8% de todas as internações codificadas foram de indivíduos acima de 60 anos. A média de permanência desses pacientes foi de 5,4 dias, o que representa um tempo 59% maior do que a média de todas as faixas de idade.

A incidência de eventos adversos graves, o número de diárias previníveis e o nível de desperdício também se mostram muito mais elevados para a faixa 60+, o que não é benéfico para ninguém, em especial para o paciente idoso.

“Temos que desenvolver uma cultura do cuidado para vocês, os idosos do futuro, até onde houver vida”, conclui o Kalache.

Assista à palestra completa do Dr. Alexandre Kalache, e saiba mais sobre as características que um Hospital Amigo do Idoso deve acentuar.

Clique aqui para assistir gratuitamente

Posts Relacionados

Regulação e auditoria em saúde: a importância para a entrega de valor na assistência

Modelo Assistencial
20 de maio de 2022
leia agora

Imprensa mineira destaca Parceria QualificaSUS para atendimento ao Valora Minas

Modelo Assistencial
19 de maio de 2022
leia agora

Figital: saiba como o modelo se aplica à área da saúde

Modelo Assistencial
19 de maio de 2022
leia agora

(31) 3241-6520 | grupoiagsaude@grupoiagsaude.com.br

Creative Commons

Direitos autorais: CC BY-NC-SA
Permite o compartilhamento e a criação de obras derivadas. Proíbe a edição e o uso comercial. É obrigatória a citação do autor da obra original.

Os Termos de Uso e a Política de Privacidade deste site foram atualizados em 05 de abril de 2021. Acesse:
© ‎Grupo IAG Saúde® e DRG Brasil ® - Todos os direitos são reservados.
Logo Ingage Digital