Para entregar valor em saúde, é preciso inovar de forma constante. Mudar o modelo de atendimento e colocar o paciente no centro das atenções e dos cuidados são apenas os primeiros passos. Para lidar essa transformação, o DRG Brasil evoluiu sua marca — e foi além de um agrupador de diagnósticos homogêneos de pacientes internados, como a sigla indica.
Depois de 12 anos, a plataforma de governança clínica que prioriza o valor em saúde avançou. Com foco nos 4 alvos assistenciais, é possível controlar os desperdícios e viabilizar a sustentabilidade econômica das organizações. Mais do que isso, o intuito é proporcionar ao paciente e sua família uma experiência positiva.
Como a evolução da marca DRG Brasil leva a esse resultado? Vamos explicar neste conteúdo. Continue lendo!
Esse conceito significa que você deve entregar resultados assistenciais ao mesmo tempo que controla os desperdícios e melhora a experiência do paciente. Para alcançar esse patamar, é necessário colocar o paciente no centro dos cuidados.
Assim, mais do que o tratamento em si, o atendimento considera os resultados importantes aos pacientes, o custo para alcançá-los e o desfecho obtido. Ao adotar essa nova abordagem, é possível redesenhar o processo assistencial e focar a assistência primária. A consequência é a diminuição das complicações, dos resultados indesejados e o aumento da eficiência.
O DRG Brasil já está em evolução contínua há 12 anos. Durante esse tempo, desenvolveu um agrupador de diagnósticos homogêneos de pacientes internados adaptado ao contexto brasileiro. O modelo já é aplicado no mercado brasileiro há nove anos por meio de uma plataforma de valor em saúde.
O termo plataforma é entendido como um ambiente tecnológico em que diferentes atores se conectam, interagem e entregam valor para a sociedade. Aqui, estão incluídos:
Todos esses atores estão conectados ao DRG Brasil, o que reforça o comprometimento com a entrega de valor. O resultado é positivo para todos: o sistema de saúde promove mais segurança para o paciente e mais acesso aos serviços pela população. Além disso, entrega uma assistência de qualidade a custo reduzido e com compartilhamento dos ganhos entre as partes da cadeia produtiva.
Com base nesse conceito, foi feita a evolução da marca DRG Brasil. Sucessivas melhorias foram realizadas na plataforma para simplificar e acelerar cada vez mais a mudança do modelo assistencial e remuneratório da saúde brasileiro para um modelo baseado em valor, com foco na qualidade do cuidado.
Com a criação de uma marca derivada, o objetivo é mostrar que o DRG Brasil evoluiu, mas permanecerá ativo. Ele continuará sendo a fonte de informações a partir da qual uma plataforma mais nova e abrangente nascerá: o Valor em Saúde.
No entanto, é importante é destacar que o primeiro é a nascente e o segundo é a corrente. Por isso, um é parte integrante do outro. Dessa forma, é possível garantir:
Com todos esses detalhes, você entendeu que é possível entregar valor em saúde. Com a evolução da marca DRG Brasil, esse objetivo é cada vez mais garantido para os seus pacientes.
E você, quer entender melhor? Então, veja esse checklist com as características indispensáveis de uma plataforma de entrega de valor em saúde:
Direitos autorais: CC BY-NC-SA
Permite o compartilhamento e a criação de obras derivadas. Proíbe a edição e o uso comercial. É obrigatória a citação do autor da obra original.
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