Experiência do paciente: como entregar valor em saúde?
DRG Brasil
Postado em 12 de agosto de 2020 - Atualizado em 5 de outubro de 2020
Quando falamos de valor em saúde, devemos pensar na qualidade da assistência dividida pelo custo. Essa fórmula implica que o conceito também está diretamente relacionado à experiência do paciente.
Em outras palavras, quanto melhor for a jornada clínica do indivíduo, maior será a entrega do valor em saúde e menores serão os desperdícios. Como alcançar esse objetivo? É preciso pensar na melhoria da experiência do paciente.
Por isso, neste conteúdo vamos tratar desse assunto e mostrar como a plataforma DRG Brasil contribui para a entrega do valor em saúde. Acompanhe!
O que é a experiência do paciente?
O termo experiência do paciente abrange todas as interações de um indivíduo com o sistema de saúde. Por isso, estão incluídos os relacionamentos com planos de saúde, médicos, enfermeiros, consultórios clínicos e outros.
Como você pode observar, o conceito faz parte da qualidade dos cuidados na saúde. Por isso, mais do que realizar o tratamento, é preciso ir além e garantir a adoção das melhores práticas da ciência médica.
A partir dessa ideia, podemos diferenciar a experiência da satisfação do paciente. A primeira prevê a garantia de que todos os cuidados em saúde foram realmente executados. A segunda, por sua vez, tem a ver com as expectativas do indivíduo.
Os pilares da experiência do paciente
A cooperação entre todos os envolvidos no atendimento é fundamental para entregar valor em saúde. O ideal é trabalhar toda a jornada clínica do paciente para aumentar a satisfação e melhorar a experiência em todos os pontos de contato.
Para chegar a esse propósito, é necessário embasar as ações em quatro práticas:
engajamento dos pacientes e suas famílias a partir de abordagens proativas e de envolvimento. O objetivo é aumentar a saúde e o bem-estar de todos;
otimização da experiência de diagnóstico, por meio de tecnologias inteligentes e redução do tempo de espera;
entrega de resultados que realmente importam ao paciente, a fim de ter menos complicações, recuperação mais rápida e efeitos positivos de longo prazo;
estímulo à lealdade do paciente, para que ele e sua família acessem os dados do tratamento e deem continuidade ao processo já iniciado;
segurança, a fim de que o tratamento seja o melhor possível e embasado na melhor ciência disponível.
Perceba que esse conceito tem relação com os 4 alvos assistenciais que aumentam a qualidade e eliminam os desperdícios do sistema de saúde. Lembre-se de que os alvos assistenciais são:
uso eficiente do leito hospitalar;
aumento da segurança assistencial;
redução de internações evitáveis;
diminuição de readmissões preveníveis.
Assim, com o engajamento do paciente, a segurança assistencial é melhorada e há diminuição das internações evitáveis e readmissões preveníveis, já que todos estão engajados no propósito da saúde. Ao otimizar a experiência de diagnóstico, por sua vez, é alcançado um maior envolvimento do indivíduo atendido e sua família, com as consequências positivas já citadas.
Da mesma forma, os outros fatores ajudam em um relacionamento mais transparente e engajado, o que contribui para a implantação dos alvos assistenciais. Essa é a resposta para ter eficiência na gestão hospitalar.
Como a plataforma DRG Brasil funciona?
Com o objetivo de centralizar os cuidados no paciente, a plataforma DRG Brasil foca na gestão de saúde baseada em valor. Orientada para a governança clínica, o sistema transforma dados assistenciais e econômicos em informações para melhorar a qualidade assistencial e evitar desperdícios.
Para colocar esses propósitos em prática, a plataforma foi desenvolvida para ser 100% compatível com o sistema de saúde brasileiro. Assim, é implementado um sistema de classificação de pacientes hospitalizados, que leva em consideração o perfil epidemiológico brasileiro.
A partir do nível de complexidade e criticidade do paciente, é feita uma categorização dos indivíduos para comparar os resultados e fazer previsões para o futuro. Entre as variáveis consideradas estão:
características de saúde do paciente, como sexo e idade, assim como peso e comprimento, no caso de recém-nascidos;
comorbidades, ou seja, outras doenças e condições pré-existentes;
condição clínica que motivou a internação;
procedimentos cirúrgicos e invasivos;
uso e tempo de utilização da ventilação mecânica;
tipo de alta.
Com esse foco, a plataforma DRG Brasil promove:
redução dos desperdícios do sistema de saúde;
sustentabilidade econômica e do sistema de saúde;
melhoria do desempenho da organização;
adoção do modelo remuneratório baseado em valor, que alia resultados assistenciais e eficiência;
foco na segurança do paciente;
avaliação da qualidade do serviço prestado;
controle da sinistralidade;
predição de recursos e resultados;
uso eficiente do leito hospitalar.
Como o DRG Brasil melhora a experiência do paciente?
A plataforma DRG Brasil oferece uma metodologia que transforma o sistema de saúde e fornece informações sólidas para garantir a tomada de decisão acertada. A proposta é melhorar o modelo assistencial e remuneratório, ao mesmo tempo que evita os desperdícios.
Assim, existe um triplo objetivo a ser conquistado. Eles são centrados no paciente e garantem informações de saúde de alta qualidade com referenciais nacionais. Veja:
melhorar a experiência do paciente;
aumentar a qualidade assistencial;
reduzir o desperdício.
Isso é alcançado porque a plataforma DRG Brasil mede e compara a entrega de valor de hospitais e médicos considerando as características de saúde do paciente, bem como sua complexidade e criticidade clínicas. Os parâmetros usados são referenciais nacionais.
Ao mesmo tempo, é implementada a gestão de risco 4P, que também traz impactos à segurança do paciente:
preditiva: para sinalizar o risco genético às doenças;
preventiva: para evitar doenças;
personalizada: porque cada paciente é único;
participativa: pois precisa haver a participação entre médico e paciente nas decisões tomadas.
A partir da metodologia DRG Brasil, o cuidado está centrado no paciente e na sua experiência. Sua família é integrada, assim como toda a equipe multidisciplinar. Assim, há melhoria da segurança assistencial, com menores chances de complicações de saúde.
Como o DRG Brasil entrega valor em saúde?
Considerando a experiência do paciente, o grande diferencial da plataforma DRG Brasil é aplicar práticas de governança clínica, que mudam a forma como o valor é entregue aos usuários do sistema de saúde.
Como consequência, também há melhoria nos resultados assistenciais, com diminuição dos desperdícios. Para este propósito, o paciente está no centro de todas as atenções. Ao redor dele, estão médicos, hospitais e operadoras do sistema de saúde.
Para gerenciar todos os pontos de contato, a inteligência artificial do DRG Brasil faz predições assistenciais a partir dos dados coletados. Ao mesmo tempo, o Grouper DRG Brasil® realiza a previsão de custos que considera a complexidade e as criticidades clínicas do paciente.
Os dados combinados levam a um resultado e o paciente é alocado em uma categoria de DRG. Além disso, são dimensionados os recursos necessários ao tratamento dos pacientes, como diárias hospitalares, materiais, medicamentos e exames. Isso acontece ao passo que a Inteligência Artificial DRG Brasil define resultados assistenciais esperados e realiza a gestão de riscos 4P.
A partir de todas essas informações, é possível tomar decisões corretas, que melhoram a experiência dos pacientes de acordo com a complexidade de cada um e geram uma entrega de valor em saúde.
Direitos autorais: CC BY-NC-SA Permite o compartilhamento e a criação de obras derivadas. Proíbe a edição e o uso comercial. É obrigatória a citação do autor da obra original.
Os Termos de Uso e a Política de Privacidade deste site foram atualizados em 05 de abril de 2021. Acesse:
Este site faz uso de cookies para personalizar sua experiência com nossos serviços e conteúdos, garantindo a privacidade dos seus dados. Acesse na íntegra os Termos de Uso e a Política de Privacidade dos sites do Grupo IAG Saúde, atualizados em 05 de abril de 2021.
Cookies Estritamente Necessários
Cookies estritamente necessários devem estar sempre ativados para que possamos salvar suas preferências para configurações de cookies.
Se você desabilitar este cookie, não poderemos salvar suas preferências. Isso significa que toda vez que você visitar este site, precisará habilitar ou desabilitar os cookies novamente.
Cookie de terceiros
Este site usa o Google Tag Manager e Google Analytics para coletar informações anônimas, como o número de visitantes do site e as páginas mais populares.
Manter este cookie habilitado nos ajuda a melhorar nosso site.
Ative os Cookies estritamente necessários primeiro para que possamos salvar suas preferências!