Fim de ano é a mesma história: reunir os entes queridos para a Ceia de Natal ou Festa de Réveillon está no planejamento de muitos. É dessa forma que celebramos a passagem do ano na esperança do melhor. Contudo, em 2020, esse cenário tem sido bem diferente se comparado aos anos anteriores. Isso porque o mundo está sob pandemia do novo coronavírus.
No Brasil, a doença já vitimou mais de 190 mil brasileiros, tendo mais de 7 milhões de contaminados. No mundo, os dados são ainda mais alarmantes: o vírus que surgiu em Wuhan, na China, matou mais 1 milhão de pessoas, contaminando cerca de 80 milhões de cidadãos em todo o mundo.
Diante da necessidade de se manter em isolamento social e garantir a segurança de familiares e amigos, o programa Brasil das Gerais, da Rede Minas de Televisão, convidou o presidente do Grupo IAG Saúde, médico infectologista e professor da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais Dr. Renato Couto, para destacar os riscos das reuniões familiares nesta época de festividades.
“A contaminação da Covid-19 acontece por meio de contato com os olhos, boca e nariz. Por isso, é importante nos atentarmos às três regras básicas de prevenção: uso da máscara e do álcool em gel, distanciamento social de dois metros e lavagem das mãos. Um simples aperto de mão pode levar a doença – para aqueles de faixa etária superior a 60 anos, há consequências graves”, afirma.
Ainda de acordo com o infectologista, não é momento de reuniões familiares. “É interessante se atentar ao básico, pois ele garante a prevenção contra a doença, assim como o isolamento social. Mesmo em datas como o Ano Novo, conviver apenas com quem está em casa é o correto para evitar a transmissão do vírus”, destaca.
O informativo contou ainda com a participação da presidente da Sociedade Mineira de Pediatria e médica, Dra. Marisa Lages Ribeiro, que ressaltou a importância do cuidado dos pais com os pequenos. Segundo a especialista, é necessário que a criança entenda o cenário exposto e que os pais trabalhem a ansiedade dos filhos em relação as viagens de férias, por exemplo.
“Avaliar a infraestrutura da hospedagem é fundamental para o planejamento da viagem. Isso se estende também no preparo dos alimentos no local. O indicado para quem deseja se arriscar nos passeios é usar veículo individual para evitar a contaminação. Para as crianças, o ideal é optar por lugares abertos com jardins e boa ventilação - tão importante quanto as dicas básicas de prevenção citadas pelo Dr. Renato Couto”, pontua.
Assista ao episódio na íntegra em nosso canal no YouTube na playlist “Na Mídia”:
"A contaminação da Covid-19 acontece por meio de contato com os olhos, boca e nariz. Por isso, é importante nos atentarmos às três regras básicas de prevenção: uso da máscara e do álcool em gel, distanciamento social de dois metros e lavagem das mãos."
Renato Couto
O IVSB Covid-19, gerado pela Inteligência Artificial da plataforma DRG Brasil, mostra o Índice de Valor do Sistema de Saúde Brasileiro referente ao tratamento de pacientes internados com Covid-19 nas organizações abrangidas.
Hospitais e operadoras da saúde suplementar e do SUS podem comparar seus resultados assistenciais e econômicos com uma robusta base nacional entrega de valor ao paciente.
Para cada faixa etária, a entrega de valor em saúde está evidenciada em referenciais como:
Direitos autorais: CC BY-NC-SA
Permite o compartilhamento e a criação de obras derivadas. Proíbe a edição e o uso comercial. É obrigatória a citação do autor da obra original.
(31) 3241-6520 | grupoiagsaude@grupoiagsaude.com.br
Direitos autorais: CC BY-NC-SA
Permite o compartilhamento e a criação de obras derivadas. Proíbe a edição e o uso comercial. É obrigatória a citação do autor da obra original.