Modelo Assistencial

Eficiência operacional hospitalar pela entrega de valor é o tema da Rodada 3 da Jornada Valor em Saúde Brasil 2021

DRG Brasil
Postado em 12 de novembro de 2021 - Atualizado em 30 de março de 2023

Sete cases exclusivos darão vida às apresentações, com destaque para o controle do desperdício por meio do aumento do giro de leitos, da melhoria de processos assistenciais e administrativos e de desfechos clínicos de qualidade

No dia 17 de novembro terá início a terceira rodada da Jornada Valor em Saúde Brasil 2021, com o tema Eficiência operacional hospitalar pela entrega de valor. Em formato multimídia, as apresentações trazem cases inovadores, que levam teoria até a prática.  

Este ano, os participantes escolhem como e quando querem participar do evento, uma vez que as rodadas são assíncronas, o que permite que a pessoa defina sua playlist, priorizando a ordem de preferência para acompanhar cada case, podendo assistir quantas vezes quiser.  

Para dar início a essa rodada, Breno Duarte, diretor executivo do Grupo IAG Saúde e da plataforma Valor Saúde Brasil, trará para a discussão o tema “Informação qualificada, engajamento da Alta Direção e ativação da equipe multi: como aumentar o acesso à saúde”. Entre os pontos altos da apresentação estão o uso da informação qualificada, com um projeto patrocinado e acompanhado regularmente pelas Altas Direções e a ampla participação da equipe multiprofissional, que podem aumentar a oferta de leitos e evitar sofrimentos no sistema de saúde.

Tatiana Furtado, gerente de Qualidade da Associação Evangélica Beneficente Espírito-Santense (Aebes), falará sobre “Gestão da linha de cuidado Cardiológica e o aumento de eficiência operacional: um case de sucesso”. O foco da apresentação é o Hospital Evangélico de Vila Velha, que identifica a linha de cuidado de cirurgias cardiocirculatórias e as necessidades de integração de processos. Por meio da metodologia DRG serão apontadas as melhorias dos resultados assistenciais e operacionais.

“O Desafio da jornada segura do paciente” será abordado por Cinthia Specian, coordenadora de Neonatologia do Hospital São Francisco de Assis. Entre as ações de aprendizado, o destaque é como atuar na melhoria do processo de segurança do paciente utilizando como direcionador as informações geradas pela plataforma Valor Saúde Brasil. 

Orlando Elídio, diretor técnico do Hospital Regional de São José dos Campos, e Andira Marinho, gestora do DRG na MK Saúde, são os responsáveis pelo tema “Governança Clínica - Transformando os processos assistenciais”. A apresentação abordará o case do HRSJC, gerido pela OSS Instituto Sócrates Guanaes que, ao utilizar práticas como o Protocolo de Recuperação Rápida e o envolvimento da equipe multiprofissional, alcançou o aumento da eficiência operacional.

Ingrid Francesco, gerente da Deloitte Brasil, e Fernando Barreto, diretor médico do Hospital e Maternidade São Cristóvão, debaterão a “Entrega de valor em saúde com engajamento à beira leito”. A Medicina 4P é preditiva, preventiva, personalizada e participativa. É a metodologia que alinha toda a equipe multidisciplinar. Essa apresentação vai mostrar de que forma foi implementado o DRG Brasil no São Cristóvão, passando de uma operação totalmente manual para automação e integração, com dados estruturados e melhoria no processo. Entre os destaques da operação estão o fluxo de codificação beira-leito, além da codificação das altas e sua gestão. Mais do que resultados, serão apresentados o envolvimento da equipe assistencial para atuar dentro de um novo parâmetro: uma realidade baseada em dados, com uso de dispositivos móveis à beira leito, para melhor análise e melhor experiência do paciente.

Carla Martins, diretora do Hospital Erasto Gaertner, e Fernanda Souza, supervisora do Escritório de Valor do mesmo hospital falarão sobre “Lean automatizado aliado à governança clínica baseada em valor garante controle do desperdício e melhora desfechos”. A apresentação demonstrará a ferramenta Lean que faz a integração direta no ERP com todos os indicadores de SLA de mais de 200 entregas que são realizadas na jornada do paciente no hospital. Será possível ver como os painéis, em tempo real, apontam os atrasos e melhoram os processos fecham o case.  

Para encerrar essa rodada, o “Case de sucesso na implantação do protocolo de otimização perioperatória (ERAS) na rede de Hospitais São Camilo de São Paulo” será ministrado por Luiz Fernando Falcão, gestor da Anestesiologia do Hospital São Camilo SP. Essa apresentação mostrará como a aplicação do protocolo ERAS trouxe segurança e qualidade de assistência ao paciente, diminuindo complicações pós-operatórias e promovendo melhoria constante na recuperação, que se transformam em economia para o sistema de saúde e coloca os hospitais em uma posição mais competitiva. Através desse protocolo, os pacientes são vistos horizontalmente, com a mudança de mindset para uma assistência centrada neles. Isso fez com que o São Camilo fosse o primeiro hospital certificado pelo ERAS em cirurgia bariátrica.  

A Jornada Valor em Saúde Brasil é realizada pelo Valor Saúde Brasil powered by DRG Brasil, uma marca do Grupo IAG Saúde. A co-realização do evento é das empresas SBAIS, Planisa, Deloitte, ABEA, Carefy, MK Saúde, BI Gestão & TI, Trevo Sistemas, CGQ, TRIX TI, Upflux, Pós-graduação Ciências Médicas MG e Grupo Fácil. Conta ainda com o apoio institucional de IAG Gestão, SigQuali, SCORE Rede, BRZ Tec, INGAGE Digital, Pedro Milo Produções, Ebert Comunicação, Marra, Sabino e Silva Advogados Associados, Bdados, Kriptos, Prematuridade e ABC da Comunicação. 

Valor Saúde Brasil

O Valor Saúde Brasil powered by DRG Brasil + Inteligência Artificial é uma plataforma de gestão de saúde baseada em valor com o intuito de melhorar a qualidade assistencial e evitar desperdícios, e que já beneficia um em cada dez brasileiros. Conheça: www.drgbrasil.com.br.

Serviço

  • Jornada Valor em Saúde Brasil 2021
  • Rodada 3 - Eficiência operacional hospitalar pela entrega de valor
  • Data: 17de novembro
  • Formato: Online e gratuita - streaming (estilo Netflix)
  • Inscrições: Site

Posts Relacionados

50% das operadoras com nota máxima no IDSS utilizam a plataforma Valor Saúde Brasil by DRG Brasil + Inteligência Artificial

Modelo Assistencial
26 de abril de 2024
leia agora

Taxa de mortalidade: como diminuir com a melhora nos processos assistenciais

Modelo Assistencial
25 de abril de 2024
leia agora

Hospital Unimed Piracicaba economiza 41,3 diárias na linha de cuidado de Angioplastia Coronariana com DRG Brasil

Modelo Assistencial
24 de abril de 2024
leia agora
QMS Certification

Creative Commons

Direitos autorais: CC BY-NC-SA
Permite o compartilhamento e a criação de obras derivadas. Proíbe a edição e o uso comercial. É obrigatória a citação do autor da obra original.


(31) 3241-6520 | grupoiagsaude@grupoiagsaude.com.br

Creative Commons

Direitos autorais: CC BY-NC-SA
Permite o compartilhamento e a criação de obras derivadas. Proíbe a edição e o uso comercial. É obrigatória a citação do autor da obra original.

Os Termos de Uso e a Política de Privacidade deste site foram atualizados em 05 de abril de 2021. Acesse:
© ‎Grupo IAG Saúde® e DRG Brasil ® - Todos os direitos são reservados.
Logo Ingage Digital