Ecossistema

Curso da ONA sobre Governança Clínica Baseada em Valor terá cofundadores da plataforma Valor Saúde Brasil como professores

DRG Brasil
Postado em 2 de maio de 2022 - Atualizado em 10 de maio de 2022

Participe e aprenda com exemplos reais de hospitais que já implementaram a governança clínica baseada em valor seguindo as orientações do Manual da ONA.

Governança clínica é o processo por meio do qual as organizações de saúde são responsáveis pela melhoria contínua da qualidade dos seus serviços e pela garantia de elevados padrões de cuidados, em um ambiente que estimule a excelência da assistência.

O conceito surgiu no Reino Unido, em 1997, a partir de mudanças realizadas no sistema de saúde britânico, o National Health System (NHS). Nesta época, o termo governança clínica estava mais relacionado à modernização das práticas de gestão. Atualmente, está diretamente ligado à geração do valor em saúde, a fim de que as incertezas e o processo decisório sejam mais assertivos. A implantação da governança clínica contribui para:

  • Melhorar o nível de saúde das pessoas e a autopercepção do seu estado de saúde
  • Reduzir ou controlar fatores que possam determinar a ocorrência de doenças, acidentes ou morte
  • Ajudar a resolver e/ou a reduzir episódios agudos de doença e consequente sofrimento
  • Reduzir a ocorrência de doenças evitáveis
  • Reduzir ou controlar a ocorrência de sofrimento, consequências, complicações de doenças
  • Reduzir o número de mortes prematuras evitáveis
  • Aumentar os níveis de funcionalidade e de qualidade de vida relacionados com a saúde
  • Aumentar o número de anos vividos com qualidade

Curso sobre Governança Clínica baseada em Valor

A ONA desenvolveu um curso on-line para ensinar profissionais de saúde a implantarem a governança clínica baseada em valor. A capacitação, cujas turmas terão início no dia 30 de maio (clique aqui para se inscrever), será ministrada pelos médicos infectologistas e cofundadores da plataforma Valor em Saúde Brasil by DRG Brasil, Renato Couto e Tania Grillo, e pela enfermeira e especialista em Gestão da Qualidade do Grupo IAG Saúde, Cláudia Campos.

O conteúdo será abordado com a apresentação de casos reais de hospitais que já implantaram a governança clínica baseada em valor com a consultoria do Grupo IAG Saúde, empresa fundada há 30 anos por Renato e Tania, responsável pelo desenvolvimento da plataforma Valor Saúde Brasil. “Vamos compartilhar toda a nossa experiência na consultoria de acreditação e na implantação da governança clínica baseada em valor em dezenas de hospitais brasileiros. Será disponibilizada para os alunos a governança clínica no mundo real, tudo com base no novo Manual da ONA”, afirma Renato.

O curso é voltado para profissionais que atuam em organizações de saúde que estão em busca da acreditação da ONA e também para os que trabalham em instituições já acreditadas. “Vamos trazer a prática, o ‘pulo do gato’ para quem se encontra na linha de frente da gestão implantando os novos requisitos do Manual da ONA. E, para aqueles que trabalham em hospitais já acreditados, vamos mostrar como seguir patamares de gestão de classe internacional”, explica o médico infectologista.

Imagem: Divulgação/ONA.

Como a plataforma Valor Saúde Brasil contribui para governança clínica baseada em valor?

A implantação do conceito de governança clínica baseada em valor depende da aplicação de seus componentes principais:

Efetividade e eficiência clínica

As decisões relacionadas ao tratamento do paciente devem ser baseadas em evidências e dados de qualidade. É importante seguir as recomendações de entidades de saúde reconhecidas, como a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Gerenciamento de riscos

O objetivo é reduzir os riscos assistenciais dos pacientes durante o tratamento. Para isso, é preciso investir nas seguintes boas práticas:

  • Identificar o que pode dar errado e o eu foi falho durante a assistência ao paciente
  • Entender os fatores que influenciam o tratamento
  • Aprender as lições obtidas com os eventos adversos
  • Adotar ações para prevenir a ocorrência de falhas
  • Utilizar sistemas que focam na redução dos ricos e a qualidade da assistência

Auditoria clínica

A auditoria clínica foca a análise da qualidade dos serviços prestados por todos os profissionais de saúde. Por meio dela, é possível comparar a performance com um padrão preestabelecido e identificar oportunidades de melhoria.

A partir desse processo, são realizadas melhorias com novas auditorias subsequentes para verificar se realmente houve aprimoramento. O acompanhamento pode ser feito a partir de um sistema de qualidade focado na gestão de saúde baseada em valor.

Melhoria contínua

A equipe de saúde deve aperfeiçoar seu trabalho de forma constante, tanto no quesito conhecimento quanto em habilidades. O ideal é ter um ambiente que valorize a melhoria contínua e forneça as oportunidades necessárias, inclusive com tratamento e desenvolvimento nas melhores práticas de assistência à saúde.

Envolvimento e experiência do paciente e família

O paciente deve estar no centro do atendimento de excelência. Para isso, é necessário estabelecer uma parceria tanto com ele quanto com seus cuidadores. Os profissionais de saúde devem entender quais são as principais preocupações e prioridades, a fim de traçar um plano de cuidado adequado. Essa é uma forma de garantir mais engajamento no tratamento.

Gerenciamento do corpo clínico

O trabalho eficiente depende de uma equipe de alto nível e voltada para a máxima qualidade do atendimento. O próprio ambiente deve ser propício para essa finalidade. Para isso, os gestores devem incentivar o aperfeiçoamento profissional.

A plataforma de governança clínica Valor Saúde Brasil tem o objetivo de entregar resultados assistenciais de qualidade e gerar valor. Para isso, o desperdício é controlado e há melhoria da experiência do cliente. O grande benefício é sua capacidade de transformar dados assistenciais e econômicos em informações. Assim, a entrega de valor pelo sistema de saúde aumenta, porque as tomadas de decisão ficam mais assertivas.

De acordo com William Edwards Deming, pioneiro nos estudos e na aplicação de melhorias no âmbito da qualidade: não se gerencia o que não se mede, não se mede o que não se define, não se define o que não se entende, e não há sucesso no que não se gerencia. “Medir a entrega de valor é mensurar desfecho assistencial e custo per capita ajustado à complexidade clínica de cada paciente. Para isso, são necessários verdadeiros ‘complexômetros assistenciais’, desenvolvidos com algoritmos de DRG para custo e machine learning para desfecho.  A plataforma Valor Saúde Brasil faz tudo isso de maneira bastante simples e é acessível a todos”, diz Renato.

Entenda mais sobre o funcionamento da plataforma Valor em Saúde Brasil by DRG Brasil e conheça os diferenciais dela aqui. Ela foi desenvolvida especificamente para o sistema de saúde brasileiro e tem todos os recursos necessários para trabalhar a governança clínica com eficiência.

Assista a este vídeo-case e veja como o Hospital Regional de São José dos Campos usou os indicadores fornecidos pela plataforma Valor Saúde Brasil para a implantação da governança clínica baseada em valor.   Em maio de 2021, o HRSJC passou a ser um dos 16 hospitais públicos do estado de São Paulo com Acreditação de Excelência (nível 3) da ONA.

Sobre o Curso Governança Clínica baseada em Valor

Modalidade: Síncrona (on-line/ao vivo) e assíncrona (EAD/vídeo aula)

Início: 30/05/2022

Duração: 18 semanas

Carga horária: 80 horas

Valor da inscrição: R$ 700 (parcelado em até três vezes sem juros no cartão de crédito)

Conteúdo Programático

Módulo 1: Governança Clínica: Marcos históricos e conceitos.

Módulo 2: Cuidados em saúde baseados em valor e as oportunidades para a sustentabilidade.

Módulo 3: Gestão da Permanência Hospitalar

Módulo 4: Jornada Hospitalar Segura

Módulo 5: Gestão das Readmissões Hospitalares Preveníveis

Módulo 6: Gestão das Internações por Condições Sensíveis à Atenção Primária - ICSAP (Internações Evitáveis)

Módulo 7: Modelos assistenciais geradores de valor em saúde

Módulo 8: Modelos remuneratórios indutores de valor

Clique aqui para se inscrever e garanta a sua vaga na capacitação.


Créditos da Imagens do Texto

Imagem destacada: Pessoas foto criado por Drazen Zigic - br.freepik.com

Imagem do meio do texto: Divulgação/ONA.

Posts Relacionados

Nenhum post relacionado até o momento


(31) 3241-6520 | grupoiagsaude@grupoiagsaude.com.br

Creative Commons

Direitos autorais: CC BY-NC-SA
Permite o compartilhamento e a criação de obras derivadas. Proíbe a edição e o uso comercial. É obrigatória a citação do autor da obra original.

Os Termos de Uso e a Política de Privacidade deste site foram atualizados em 05 de abril de 2021. Acesse:
© ‎Grupo IAG Saúde® e DRG Brasil ® - Todos os direitos são reservados.
Logo Ingage Digital