Modelo Remuneratório

Diretor de Provimento da Unimed BH explica como a operadora utiliza o DRG Brasil para remuneração de prestadores

Grupo IAG Saúde
Postado em 1 de abril de 2019 - Atualizado em 17 de fevereiro de 2020
Para José Augusto Ferreira, o futuro depende das escolhas do presente: o DRG Brasil possibilita o compartilhamento dos ganhos advindos da melhoria da qualidade assistencial.  Para Unimed BH o caminho de controle da sinistralidade consiste na redução do desperdício, da má qualidade assistencial e da ineficiência do sistema de saúde, composta por hospital, operadora e médico. A operadora entende que o futuro depende das escolhas do presente.   Há 15 anos a Unimed BH optou por pagar mais para prestadores com melhor nível de estrutura e processos alcançados pela certificação ISO e acreditação nacional. Há 12 anos iniciou o uso de DRG com tecnologia internacional, e há 9 anos migrou para o DRG Brasil, permitindo a mensuração adequada de entrega de valor ao paciente e da necessidade de controle do desperdício de sua rede hospitalar.   Em 2016, a Unimed BH começou a remunerar seus prestadores com base em cinco alvos, conhecido também por quintuple aim: experiência do cliente, acesso, certificação internacional, segurança assistencial e desempenho. O DRG Brasil é utilizado para mensurar segurança assistencial e desempenho, como, por exemplo, eventos adversos, permanência além da necessária ao tratamento e reinternações.  Os hospitais que prestam serviços à Unimed BH podem receber até 3% de sua receita bruta anual se atingirem as metas dos cinco alvos. Em 2017, mais de 20 milhões de reais foram distribuídos entre as instituições hospitalares.    
Acesse nosso site para leitura de mais conteúdos como esse. Compartilhe!
É permitido compartilhar esse material, desde que citada a fonte. Não é permitido alterar este material de nenhuma forma ou utilizá-lo para fins comerciais.
 

Posts Relacionados

Inteligência artificial na saúde e machine learning: um panorama de oportunidades médicas

Modelo Assistencial
6 de dezembro de 2021
leia agora

Como o pagamento baseado no valor em saúde estimula a economia compartilhada

Modelo Remuneratório
18 de novembro de 2021
leia agora

Remuneração de médicos, equipes de saúde e hospitais baseada em valor é o tema de lançamento da Jornada Valor em Saúde Brasil 2021

Modelo Remuneratório
29 de outubro de 2021
leia agora

(31) 3241-6520 | grupoiagsaude@grupoiagsaude.com.br

Creative Commons

Direitos autorais: CC BY-NC-SA
Permite o compartilhamento e a criação de obras derivadas. Proíbe a edição e o uso comercial. É obrigatória a citação do autor da obra original.

Os Termos de Uso e a Política de Privacidade deste site foram atualizados em 05 de abril de 2021. Acesse:
© ‎Grupo IAG Saúde® e DRG Brasil ® - Todos os direitos são reservados.
Logo Ingage Digital