Nesses tempos de pandemia de COVID-19 e frente à experiência de outros países, aprendemos que no mundo globalizado de recursos de saúde limitados, uma das pedras angulares para a contenção dessa situação emergencial é alongar no tempo o aparecimento dos novos casos.
O intuito é conseguir ir melhorando a distribuição dos novos casos em determinado período e evitar, dessa forma, a sobrecarga – principalmente de pacientes graves no sistema de saúde que demandam internações hospitalares de alta complexidade.
Isso reforça a questão da otimização da utilização dos leitos, sobretudo no quesito da eficiência hospitalar. Atualmente, além de necessário, é possível aumentarmos a eficiência hospitalar de forma segura, centrada no paciente e com excelentes resultados.
Veja como o Hospital dos Fornecedores de Cana de Piracicaba agiu para aumentar sua eficiência, melhorar seus resultados e quais foram as lições aprendidas durante esse tempo.
O HFC é um hospital geral, localizado na cidade de Piracicaba, SP, fundado em 1967. Inicialmente, suas atividades foram desenvolvidas para atender às famílias dos produtores de cana-de-açúcar e milhares de pessoas empregadas no setor, porém, com seu ingresso no Sistema Único de Saúde, em 1972 passou a ser referência para as cidades da região. O HFC conta hoje com 274 leitos, 02 salas de parto e 10 sala cirúrgicas. Recebeu seu Certificado ONA Nível 1 em 2019.
A introdução do DRG Brasil aconteceu em parceria com a Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo (FEHOSP) e com a Planisa. O 2º semestre de 2017 foi iniciado utilizando a sofisticada metodologia de gerenciamento de custos e da qualidade assistencial, que permite a elaboração de pacotes - clínicos e cirúrgicos - para a comercialização de serviços hospitalares, tendo como base informações coletadas a partir da internação. A necessidade da instituição era a de gestão eficiente dos leitos e de agilidade e precisão para escolher o melhor caminho em busca de resultados assistenciais e financeiros excepcionais.
A utilização da plataforma DRG Brasil ajudou a definir ações para: redução de pneumonias e infecções relacionadas à ventilação mecânica; atuação sobre as altas tardias; redução de partos prematuros e protocolo de alta de recém-nascidos; otimização do tempo de internação de pacientes com fratura de fêmur.
Com a palavra: Miki Mochizuki – Diretor Clínico do Hospital dos Fornecedores de Cana de Piracicaba
“A Governança Clínica, a organização do processo focado na entrega de valor ao paciente nos tem permitido controlar o desperdício mensurado pelo DRG Brasil.
A linha de cuidado de fratura de fêmur reduziu a permanência de 6 para 2,5 dias e nas unidades clínicas a permanência reduziu de 11,8 para 6,2 dias e no CTIs de 6,3 para 4,2 dias.
O aumento da eficiência permitiu manter o atendimento e reduzir 10 leitos de CTI. Apenas a redução de eleitos de terapia intensiva permitiu uma economia anual de 2 milhões de reais. Mais recursos para melhorar a assistência!”.
Assista ao vídeo com a fala completa do Dr. Miki Mochizuki sobre o aumento de eficiência do HFC com o uso da plataforma DRG Brasil:
Direitos autorais: CC BY-NC-SA
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