Eficiência hospitalar é mecanismo de combate ao Coronavírus
DRG Brasil
Postado em 1 de abril de 2020 - Atualizado em 28 de setembro de 2023
Nesses
tempos de pandemia de COVID-19 e frente à experiência de outros países,
aprendemos que no mundo globalizado de recursos de saúde limitados, uma das
pedras angulares para a contenção dessa situação emergencial é alongar no tempo
o aparecimento dos novos casos.
O
intuito é conseguir ir melhorando a distribuição dos novos casos em determinado
período e evitar, dessa forma, a sobrecarga – principalmente de pacientes
graves no sistema de saúde que demandam internações hospitalares de alta
complexidade.
Isso
reforça a questão da otimização da utilização dos leitos, sobretudo no
quesito da eficiência hospitalar. Atualmente, além de necessário, é
possível aumentarmos a eficiência hospitalar de forma segura, centrada no
paciente e com excelentes resultados.
Veja como o Hospital dos Fornecedores de Cana de Piracicaba agiu para aumentar sua eficiência, melhorar seus resultados e quais foram as lições aprendidas durante esse tempo.
Conheça
o Hospital dos Fornecedores de Cana
O
HFC é um hospital geral, localizado na cidade de Piracicaba, SP, fundado em
1967. Inicialmente, suas atividades foram desenvolvidas para atender às
famílias dos produtores de cana-de-açúcar e milhares de pessoas empregadas no
setor, porém, com seu ingresso no Sistema Único de Saúde, em 1972 passou a ser
referência para as cidades da região. O HFC conta hoje com 274 leitos, 02 salas
de parto e 10 sala cirúrgicas. Recebeu seu Certificado ONA Nível 1 em 2019.
A
introdução do DRG Brasil aconteceu em parceria com a Federação das Santas Casas
e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo (FEHOSP) e com a Planisa. O 2º
semestre de 2017 foi iniciado utilizando a sofisticada metodologia de
gerenciamento de custos e da qualidade assistencial, que permite a elaboração
de pacotes - clínicos e cirúrgicos - para a comercialização de serviços
hospitalares, tendo como base informações coletadas a partir da internação. A
necessidade da instituição era a de gestão eficiente dos leitos e de agilidade
e precisão para escolher o melhor caminho em busca de resultados assistenciais
e financeiros excepcionais.
A
utilização da plataforma DRG Brasil ajudou a definir ações para: redução de
pneumonias e infecções relacionadas à ventilação mecânica; atuação sobre as
altas tardias; redução de partos prematuros e protocolo de alta de
recém-nascidos; otimização do tempo de internação de pacientes com fratura de
fêmur.
Com a palavra: Miki
Mochizuki – Diretor Clínico do Hospital dos Fornecedores de Cana de Piracicaba
“A Governança Clínica, a organização do processo focado na entrega de valor ao paciente nos tem permitido controlar o desperdício mensurado pelo DRG Brasil.
A
linha de cuidado de fratura de fêmur reduziu a permanência de 6 para 2,5 dias e
nas unidades clínicas a permanência reduziu de 11,8 para 6,2 dias e no CTIs de
6,3 para 4,2 dias.
O
aumento da eficiência permitiu manter o atendimento e reduzir 10 leitos de CTI.
Apenas a redução de eleitos de terapia intensiva permitiu uma economia anual de
2 milhões de reais. Mais recursos para melhorar a assistência!”.
Assista ao
vídeo com a fala completa do Dr. Miki Mochizuki sobre o aumento de eficiência
do HFC com o uso da plataforma DRG Brasil:
Direitos autorais: CC BY-NC-SA Permite o compartilhamento e a criação de obras derivadas. Proíbe a edição e o uso comercial. É obrigatória a citação do autor da obra original.
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