Covid19

Eficiência hospitalar é mecanismo de combate ao Coronavírus

DRG Brasil
Postado em 1 de abril de 2020 - Atualizado em 10 de julho de 2020

Nesses tempos de pandemia de COVID-19 e frente à experiência de outros países, aprendemos que no mundo globalizado de recursos de saúde limitados, uma das pedras angulares para a contenção dessa situação emergencial é alongar no tempo o aparecimento dos novos casos.

O intuito é conseguir ir melhorando a distribuição dos novos casos em determinado período e evitar, dessa forma, a sobrecarga – principalmente de pacientes graves no sistema de saúde que demandam internações hospitalares de alta complexidade.

Isso reforça a questão da otimização da utilização dos leitos, sobretudo no quesito da eficiência hospitalar. Atualmente, além de necessário, é possível aumentarmos a eficiência hospitalar de forma segura, centrada no paciente e com excelentes resultados.

Veja como o Hospital dos Fornecedores de Cana de Piracicaba agiu para aumentar sua eficiência, melhorar seus resultados e quais foram as lições aprendidas durante esse tempo.

Conheça o Hospital dos Fornecedores de Cana

O HFC é um hospital geral, localizado na cidade de Piracicaba, SP, fundado em 1967. Inicialmente, suas atividades foram desenvolvidas para atender às famílias dos produtores de cana-de-açúcar e milhares de pessoas empregadas no setor, porém, com seu ingresso no Sistema Único de Saúde, em 1972 passou a ser referência para as cidades da região. O HFC conta hoje com 274 leitos, 02 salas de parto e 10 sala cirúrgicas. Recebeu seu Certificado ONA Nível 1 em 2019.

A introdução do DRG Brasil aconteceu em parceria com a Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo (FEHOSP) e com a Planisa. O 2º semestre de 2017 foi iniciado utilizando a sofisticada metodologia de gerenciamento de custos e da qualidade assistencial, que permite a elaboração de pacotes - clínicos e cirúrgicos - para a comercialização de serviços hospitalares, tendo como base informações coletadas a partir da internação. A necessidade da instituição era a de gestão eficiente dos leitos e de agilidade e precisão para escolher o melhor caminho em busca de resultados assistenciais e financeiros excepcionais.

A utilização da plataforma DRG Brasil ajudou a definir ações para: redução de pneumonias e infecções relacionadas à ventilação mecânica; atuação sobre as altas tardias; redução de partos prematuros e protocolo de alta de recém-nascidos; otimização do tempo de internação de pacientes com fratura de fêmur.

Com a palavra: Miki Mochizuki – Diretor Clínico do Hospital dos Fornecedores de Cana de Piracicaba

“A Governança Clínica, a organização do processo focado na entrega de valor ao paciente nos tem permitido controlar o desperdício mensurado pelo DRG Brasil.

A linha de cuidado de fratura de fêmur reduziu a permanência de 6 para 2,5 dias e nas unidades clínicas a permanência reduziu de 11,8 para 6,2 dias e no CTIs de 6,3 para 4,2 dias.

O aumento da eficiência permitiu manter o atendimento e reduzir 10 leitos de CTI. Apenas a redução de eleitos de terapia intensiva permitiu uma economia anual de 2 milhões de reais. Mais recursos para melhorar a assistência!”.

Assista ao vídeo com a fala completa do Dr. Miki Mochizuki sobre o aumento de eficiência do HFC com o uso da plataforma DRG Brasil:

Acessar Material

Posts Relacionados

Nenhum post relacionado até o momento


(31) 3241-6520 | grupoiagsaude@grupoiagsaude.com.br

Creative Commons

Direitos autorais: CC BY-NC-SA
Permite o compartilhamento e a criação de obras derivadas. Proíbe a edição e o uso comercial. É obrigatória a citação do autor da obra original.

Os Termos de Uso e a Política de Privacidade deste site foram atualizados em 05 de abril de 2021. Acesse:
© ‎Grupo IAG Saúde® e DRG Brasil ® - Todos os direitos são reservados.
Logo Ingage Digital