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    Evolução da marca DRG Brasil: como fica a entrega de valor em saúde?

    DRG Brasil
    Postado em 18 de agosto de 2020

    Para entregar valor em saúde, é preciso inovar de forma constante. Mudar o modelo de atendimento e colocar o paciente no centro das atenções e dos cuidados são apenas os primeiros passos. Para lidar essa transformação, o DRG Brasil evoluiu sua marca — e foi além de um agrupador de diagnósticos homogêneos de pacientes internados, como a sigla indica.

    Depois de 12 anos, a plataforma de governança clínica que prioriza o valor em saúde avançou. Com foco nos 4 alvos assistenciais, é possível controlar os desperdícios e viabilizar a sustentabilidade econômica das organizações. Mais do que isso, o intuito é proporcionar ao paciente e sua família uma experiência positiva.

    Como a evolução da marca DRG Brasil leva a esse resultado? Vamos explicar neste conteúdo. Continue lendo!

    O que significa entregar valor em saúde?

    Esse conceito significa que você deve entregar resultados assistenciais ao mesmo tempo que controla os desperdícios e melhora a experiência do paciente. Para alcançar esse patamar, é necessário colocar o paciente no centro dos cuidados.

    Assim, mais do que o tratamento em si, o atendimento considera os resultados importantes aos pacientes, o custo para alcançá-los e o desfecho obtido. Ao adotar essa nova abordagem, é possível redesenhar o processo assistencial e focar a assistência primária. A consequência é a diminuição das complicações, dos resultados indesejados e o aumento da eficiência.

    Qual foi a evolução da marca DRG Brasil?

    O DRG Brasil já está em evolução contínua há 12 anos. Durante esse tempo, desenvolveu um agrupador de diagnósticos homogêneos de pacientes internados adaptado ao contexto brasileiro. O modelo já é aplicado no mercado brasileiro há nove anos por meio de uma plataforma de valor em saúde.

    O termo plataforma é entendido como um ambiente tecnológico em que diferentes atores se conectam, interagem e entregam valor para a sociedade. Aqui, estão incluídos:

    • hospitais;
    • médicos;
    • pacientes;
    • familiares;
    • equipes multidisciplinares;
    • operadoras de saúde suplementar;
    • sistemas de saúde públicos e filantrópicos;
    • autogestões;
    • empresas de consultoria;
    • associações;
    • instituições de ensino;
    • pesquisadores;
    • analistas de informação em saúde;
    • desenvolvedores de TI;
    • equipes dedicadas.

    Todos esses atores estão conectados ao DRG Brasil, o que reforça o comprometimento com a entrega de valor. O resultado é positivo para todos: o sistema de saúde promove mais segurança para o paciente e mais acesso aos serviços pela população. Além disso, entrega uma assistência de qualidade a custo reduzido e com compartilhamento dos ganhos entre as partes da cadeia produtiva.

    Com base nesse conceito, foi feita a evolução da marca DRG Brasil. Sucessivas melhorias foram realizadas na plataforma para simplificar e acelerar cada vez mais a mudança do modelo assistencial e remuneratório da saúde brasileiro para um modelo baseado em valor, com foco na qualidade do cuidado.

    Qual é o objetivo da nova marca?

    Com a criação de uma marca derivada, o objetivo é mostrar que o DRG Brasil evoluiu, mas permanecerá ativo. Ele continuará sendo a fonte de informações a partir da qual uma plataforma mais nova e abrangente nascerá: o Valor em Saúde.

    No entanto, é importante é destacar que o primeiro é a nascente e o segundo é a corrente. Por isso, um é parte integrante do outro. Dessa forma, é possível garantir:

    • mais segurança e melhor experiência para o paciente;
    • mais acesso aos serviços pela população;
    • entrega de uma assistência de qualidade pelo sistema de saúde;
    • mais eficiência e menos desperdício para as organizações;
    • compartilhamento de ganhos entre as partes da cadeia produtiva.

    Com todos esses detalhes, você entendeu que é possível entregar valor em saúde. Com a evolução da marca DRG Brasil, esse objetivo é cada vez mais garantido para os seus pacientes.

    E você, quer entender melhor? Então, veja esse checklist com as características indispensáveis de uma plataforma de entrega de valor em saúde:

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