Modelo Assistencial

Hospitais Filantrópicos economizam mais de R$ 2 milhões com DRG Brasil

DRG Brasil
Postado em 21 de junho de 2024

É um falso dilema afirmar que os problemas dos Hospitais Filantrópicos que atendem SUS derivam exclusivamente de subfinanciamento ou do uso eficiente dos recursos.

Ambos os fatores contribuem, mas é na governabilidade dos hospitais que a busca pela economia hospitalar e eficiência no uso dos recursos se torna uma questão primordial.

No ecossistema da plataforma Valor Saúde Brasil by DRG Brasil + Inteligência Artificial, há diversos exemplos de hospitais filantrópicos que se destacam pela melhor utilização dos recursos e pela entrega de valor em saúde.

Então, confira alguns casos de sucesso de hospitais que aumentaram sua eficiência com DRG Brasil que selecionamos para você!

Hospital Márcio Cunha (MG) é exemplo de economia hospitalar nos atendimentos do SUS

O Hospital Márcio Cunha, localizado em Ipatinga, Minas Gerais, é um dos Hospitais Filantrópicos de sucesso na região.

Reconhecido como o 21º melhor hospital do Brasil e o 5º melhor de Minas Gerais, a instituição aprimorou seus serviços com a adoção da plataforma Valor Saúde Brasil by DRG Brasil + Inteligência Artificial.

Entre janeiro de 2019 e julho de 2022, a utilização da ferramenta resultou em uma economia hospitalar de 2,3 milhões de reais e uma redução de 26% na taxa de mortalidade dos pacientes da linha de cuidado de sepse.

Confira mais detalhes desse caso de sucesso no depoimento do Alexandre Silva Pinto, Gerente Executivo do Hospital Márcio Cunha.

Hospital Santo Antônio (SC) conquistou a liderança nas linhas de cuidado de asma e sepse

Outro caso de sucesso é do Hospital Santo Antônio, em Blumenau, Santa Catarina, que atende majoritariamente pacientes do SUS e é referência para 52 municípios em diversas especialidades.

A implantação da plataforma Valor Saúde Brasil by DRG Brasil + Inteligência Artificial trouxe melhorias significativas.

Um dos destaques é o protocolo gerenciado de sepse em tempo real, que detecta automaticamente sinais vitais alterados e inicia precocemente as terapêuticas adequadas.

Logo, resultou em maior eficiência no uso dos leitos, economia hospitalar e redução da mortalidade, posicionando o hospital como líder nas linhas de cuidado de atendimento a pacientes com asma e sepse, segundo o Índice Valor Saúde Brasil (IVSB).

Hospital São José dos Campos (SP) aumenta eficiência e reduz readmissões

O Hospital Regional São José dos Campos, em São José dos Campos, São Paulo, é um hospital de alta complexidade e foco cirúrgico que também se beneficiou da plataforma.

No total, entre 2018 e 2022, a eficiência operacional melhorou de 166,1% para 97%, e a taxa de readmissões caiu de 2,48% para 1,83%.

Esses resultados são fruto da implementação de práticas de Governança Clínica e mensuração de desfechos clínicos em Hospitais Filantrópicos propostos pela Plataforma, lideradas pela alta direção do hospital e com a integração de várias equipes multidisciplinares.

Santa Casa de Belo Horizonte (MG) otimiza recursos e realizou mais de mil internações adicionais

A Santa Casa de Belo Horizonte, a maior instituição de saúde de Minas Gerais, composta por 10 unidades, também alcançou resultados notáveis desde a implantação da plataforma em 2017.

Entre 2022 e 2023, a eficiência hospitalar permitiu 1.722 internações adicionais com os mesmos recursos.

Esse avanço está diretamente relacionado à pioneira adoção da plataforma pela Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte em Hospitais Filantrópicos 100% SUS da capital mineira.

Portanto, esses casos demonstram a importância da entrega de valor em saúde para reduzir o prejuízo operacional dos hospitais filantrópicos no atendimento ao SUS.

Logo, a plataforma Valor Saúde Brasil by DRG Brasil + Inteligência Artificial oferece as ferramentas necessárias para essa transformação.

Junte-se a essa revolução no sistema de saúde brasileiro e faça parte do movimento que está redefinindo a eficiência e a qualidade no atendimento hospitalar.

Se você quiser saber mais sobre a ferramenta, fale com um dos nossos especialistas! 


Imagem de capa: stefamerpik by freepik

Posts Relacionados

Risco positivo na área da saúde: o que é e como aproveitar na gestão de riscos

Modelo Assistencial
7 de junho de 2024
leia agora

Unimed Maringá alcança média de permanência menor do que a previsão feita pelo DRG Brasil em duas linhas de cuidado

Modelo Assistencial
28 de maio de 2024
leia agora

Tempo de espera do paciente: como diminuir

Modelo Assistencial
23 de maio de 2024
leia agora
QMS Certification

Creative Commons

Direitos autorais: CC BY-NC-SA
Permite o compartilhamento e a criação de obras derivadas. Proíbe a edição e o uso comercial. É obrigatória a citação do autor da obra original.


(31) 3241-6520 | grupoiagsaude@grupoiagsaude.com.br

Creative Commons

Direitos autorais: CC BY-NC-SA
Permite o compartilhamento e a criação de obras derivadas. Proíbe a edição e o uso comercial. É obrigatória a citação do autor da obra original.

Os Termos de Uso e a Política de Privacidade deste site foram atualizados em 05 de abril de 2021. Acesse:
© ‎Grupo IAG Saúde® e DRG Brasil ® - Todos os direitos são reservados.
Logo Ingage Digital