Entre 2018 e 2021, o Hospital Evangélico de Vila Velha melhorou em 33% o índice de permanência e em 21% a eficiência operacional. Isso foi possível graças à estruturação de um novo modelo remuneratório do prestador médico feita com base nos dados gerados pela plataforma Valor Saúde Brasil by DRG Brasil + Inteligência Artificial e que incluiu uma política de bonificação.
Veja todos os detalhes dessa história a seguir. O case foi apresentado pela Glaucia Ferraz, Diretora Técnica do Hospital Evangélico de Vila Velha, e pela Tatiana Furtado da Rosa Dias, Gerente da Qualidade do Hospital Evangélico de Vila Velha (na época da apresentação), na Jornada Valor em Saúde Brasil 2022.
O Hospital Evangélico de Vila Velha atende casos de alta complexidade com uma infraestrutura formada por 211 leitos, 313 médicos e 23 especialidades. Ao todo a instituição conta com 1.224 funcionários e realiza cerca de 980.000 procedimentos.*
Com uma grande representatividade no SUS do Espírito Santo, o Hospital Evangélico de Vila Velha é responsável por:
Referência em procedimentos de urologia e tratamentos de doenças renais, o hospital realiza 90% dos seus atendimentos pelo SUS. Em 2014, a instituição alcançou o Nível 3 de excelência da ONA,
*dados de 2021
A história do Hospital Evangélico de Vila Velha com o DRG Brasil começou em 2017, quando a instituição recebeu a primeira consultoria do Grupo IAG Saúde e deu início às codificações admissionais na área de Cardiologia.
Em 2019, o hospital aperfeiçoou os processos de automatização e integração e passou a codificar todas as especialidades na ferramenta.
Já em 2020, a instituição se concentrou em melhorar a eficiência da Urologia, Oncologia e Clínica Médica.
Por fim, em 2021, houve um fortalecimento das ações de governança clínica já implementadas e dos estudos para viabilizar a integridade com o módulo de gestão de custos.
Em 2017, quando a implantação do DRG Brasil teve início, o Hospital Evangélico de Vila Velha tinha uma média de permanência geral de 5,9%. Ao longo dos anos, esse índice sofreu uma queda significativa, chegando a 5% em 2021.
Outro dado importante de se observar é o índice de giro de leitos. Durante o período em questão (2017 a 2021), houve um aumento na eficiência do giro de leitos, passando de 4,4% em 2017 para 5,1% em 2018, 5,4% em 2019, 4,6% em 2020 e 4,5% em 2021.
Em relação à fonte de receita do prestador médico, há quatro verbas:
Nesse cenário, o Hospital Evangélico de Vila Velha percebeu algumas oportunidades de melhoria, como:
Em relação ao tempo de média permanência, houve uma melhoria de 33% entre 2018 e 2021, com uma redução de 2,3 dias, passando de 6,9 dias para 4,6 dias. Já a eficiência operacional do hospital teve uma melhora de 21% durante o período em questão.
Quanto ao índice de condições adquiridas, houve uma contenção de 42% das condições adquiridas graves, com uma redução de 2,75%, passando de 6,53 em 2018 para 3,78 em 2021. Também houve uma melhoria de 40% das condições adquiridas na taxa global, com uma redução de 4,43%.
Já as internações por condições sensíveis à atenção primária caíram de 42,42% em 2018 para 19,70% em 2021, o que representa uma melhoria de 53%.
A taxa de readmissão caiu de 2,90% para 2,09% no período em questão, o que representa uma melhoria de 28% no índice de readmissões.
Desde a implantação do DRG Brasil, o Hospital Evangélico de Vila Velha tem identificado bons resultados no que diz respeito ao aumento da eficiência operacional. Contudo, a instituição ainda precisa solucionar “gaps” nos processos de assistência médica.
Segundo dados da plataforma Valor Saúde Brasil by DRG Brasil + Inteligência Artificial, o hospital apresenta uma taxa de desperdício equivalente a 35%, sendo a maior parte ligada ao excesso de permanência hospitalar. Por esse motivo, a instituição identificou a necessidade de gerenciar esse desperdício, a fim de engajar todo o corpo clínico para:
Os resultados positivos alcançados pelo Hospital Evangélico de Vila Velha estão relacionados à implantação de um novo modelo remuneratório implantado com base nos dados gerados pela plataforma Valor Saúde Brasil by DRG Brasil + Inteligência Artificial, que ocorreu em quatro etapas:
Vale ressaltar que existe uma diferença entre a remuneração de atendimentos pelo SUS e por convênio não SUS, como explicaremos a seguir.
O modelo remuneratório por bonificação para atendimento pelo SUS tem como base uma remuneração fixa por horas de trabalho. Dessa forma, as bonificações são aplicadas em cima desse valor fixo a partir de indicadores de mérito e qualidade.
Para determinar o mérito dos colaboradores, a instituição leva em conta a execução das tarefas de acordo com o planejamento definido e a conduta profissional. Já a qualidade é medida pela entrega de valor, que consiste na entrega de resultados assistenciais e no controle de desperdícios.
Quando os profissionais atingem essas metas, eles recebem bonificações sobre a remuneração fixa de 5% referente aos indicadores de mérito e 5% referente aos indicadores de qualidade.
Além disso, o Hospital Evangélico de Vila Velha utiliza os indicadores de performance Quando o profissional alcança a meta de desperdício assistencial de 10%, prevista pelo DRG Brasil, ele recebe um incremento de 10% referente a bonificação da qualidade.
Como o Hospital Evangélico de Vila Velha é uma instituição filantrópica que atende 90% dos seus casos pelo SUS, é necessário alcançar a sustentabilidade por outras vias, como os convênios das operadoras de saúde.
Dessa forma, para estimular o aumento de atendimentos não SUS, a instituição incrementa um percentual (que varia de 2 a 10%) sobre o indicador de mérito.
Na prática, cada equipe tem uma meta basal que é a receita de produção não SUS. À medida que a equipe vai trazendo cada vez mais atendimentos não SUS, proporcionalmente o bônus relacionado ao mérito aumento, podendo chegar a 15%.
Caso haja algum descumprimento contratual, o Hospital Evangélico de Vila Velha aplica os descontos deflatores de 1 a 10% em cima do valor fixo por horas trabalhadas.
O Hospital Evangélico de Vila Velha usa a Calculadora de Valor DRG Brasil para proporcionar aos médicos a oportunidade de monitorar seus resultados.
Essa ferramenta oferece mais transparência ao modelo remuneratório por bonificação, afinal, os profissionais têm a chance de acompanhar seu desempenho em relação aos indicadores de mérito e qualidade.
Para o futuro, o Hospital Evangélico de Vila Velha espera:
Assim como o Hospital Evangélico de Vila Velha, hospitais de todo o Brasil estão alcançando resultados positivos com o apoio da plataforma Valor Saúde Brasil powered by DRG Brasil + Inteligência Artificial. Confira depoimentos de alguns deles:
Se você quiser saber mais sobre a ferramenta, fale com um dos nossos especialistas!
Crédito/imagem: ArLawKa AungTun by iStock
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