Modelo Remuneratório

Hospital Evangélico de Vila Velha estrutura modelo remuneratório inovador e aumenta eficiência usando o DRG Brasil

DRG Brasil
Postado em 17 de janeiro de 2024 - Atualizado em 19 de março de 2024

Entre 2018 e 2021, o Hospital Evangélico de Vila Velha melhorou em 33% o índice de permanência e em 21% a eficiência operacional. Isso foi possível graças à estruturação de um novo modelo remuneratório do prestador médico feita com base nos dados gerados pela plataforma Valor Saúde Brasil by DRG Brasil + Inteligência Artificial e que incluiu uma política de bonificação. 

Veja todos os detalhes dessa história a seguir. O case foi apresentado pela Glaucia Ferraz, Diretora Técnica do Hospital Evangélico de Vila Velha, e pela Tatiana Furtado da Rosa Dias, Gerente da Qualidade do Hospital Evangélico de Vila Velha (na época da apresentação), na Jornada Valor em Saúde Brasil 2022.

Sobre o Hospital Evangélico de Vila Velha

O Hospital Evangélico de Vila Velha atende casos de alta complexidade com uma infraestrutura formada por 211 leitos, 313 médicos e 23 especialidades. Ao todo a instituição conta com 1.224 funcionários e realiza cerca de 980.000 procedimentos.*

Com uma grande representatividade no SUS do Espírito Santo, o Hospital Evangélico de Vila Velha é responsável por:

  • 15% de todos os atendimentos de alta complexidade
  • 26% das cirurgias cardíacas de alta complexidade
  • 23% das angioplastias coronarianas
  • 85% das internações oftalmológicas
  • 40% das cirurgias ambulatoriais oftalmológicas
  • 31% dos transplantes
  • 26% das cirurgias bariátricas

Referência em procedimentos de urologia e tratamentos de doenças renais, o hospital realiza 90% dos seus atendimentos pelo SUS. Em 2014, a instituição alcançou o Nível 3 de excelência da ONA

*dados de 2021

Como se deu a implantação do DRG Brasil no Hospital Evangélico de Vila Velha?

A história do Hospital Evangélico de Vila Velha com o DRG Brasil começou em 2017, quando a instituição recebeu a primeira consultoria do Grupo IAG Saúde e deu início às codificações admissionais na área de Cardiologia.

Em 2019, o hospital aperfeiçoou os processos de automatização e integração e passou a codificar todas as especialidades na ferramenta.

em 2020, a instituição se concentrou em melhorar a eficiência da Urologia, Oncologia e Clínica Médica.

Por fim, em 2021, houve um fortalecimento das ações de governança clínica já implementadas e dos estudos para viabilizar a integridade com o módulo de gestão de custos.

Qual era o cenário assistencial para implantação do DRG Brasil?

Em 2017, quando a implantação do DRG Brasil teve início, o Hospital Evangélico de Vila Velha tinha uma média de permanência geral de 5,9%. Ao longo dos anos, esse índice sofreu uma queda significativa, chegando a 5% em 2021

Outro dado importante de se observar é o índice de giro de leitos. Durante o período em questão (2017 a 2021), houve um aumento na eficiência do giro de leitos, passando de 4,4% em 2017 para 5,1% em 2018, 5,4% em 2019, 4,6% em 2020 e 4,5% em 2021.

Em relação à fonte de receita do prestador médico, há quatro verbas:

  • Convênio de Contratualização do Estado - SUS
  • Convênio Não SUS (fontes pagadoras: operadoras de saúde)
  • Particular
  • Ensino e pesquisa

Nesse cenário, o Hospital Evangélico de Vila Velha percebeu algumas oportunidades de melhoria, como:

  1. Expertise com o DRG Brasil para melhoria da performance institucional 
  2. Novo modelo de contratualização da Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (SESA), com foco nos indicadores de desempenho
  3. Foco no cumprimento de metas contratuais para garantia de melhorias
  4. Aumento de Convênio Não SUS e Particulares
  5. Engajamento do corpo clínico na entrega de valor

Resultados alcançados pelo Hospital Evangélico de Vila Velha com o DRG Brasil

Em relação ao tempo de média permanência, houve uma melhoria de 33% entre 2018 e 2021, com uma redução de 2,3 dias, passando de 6,9 dias para 4,6 dias. Já a eficiência operacional do hospital teve uma melhora de 21% durante o período em questão.

Quanto ao índice de condições adquiridas, houve uma contenção de 42% das condições adquiridas graves, com uma redução de 2,75%, passando de 6,53 em 2018 para 3,78 em 2021. Também houve uma melhoria de 40% das condições adquiridas na taxa global, com uma redução de 4,43%.

Já as internações por condições sensíveis à atenção primária caíram de 42,42% em 2018 para 19,70% em 2021, o que representa uma melhoria de 53%

taxa de readmissão caiu de 2,90% para 2,09% no período em questão, o que representa uma melhoria de 28% no índice de readmissões.

Desde a implantação do DRG Brasil, o Hospital Evangélico de Vila Velha tem identificado bons resultados no que diz respeito ao aumento da eficiência operacional. Contudo, a instituição ainda precisa solucionar “gaps” nos processos de assistência médica.

Segundo dados da plataforma Valor Saúde Brasil by DRG Brasil + Inteligência Artificial, o hospital apresenta uma taxa de desperdício equivalente a 35%, sendo a maior parte ligada ao excesso de permanência hospitalar. Por esse motivo, a instituição identificou a necessidade de gerenciar esse desperdício, a fim de engajar todo o corpo clínico para:

  • Otimizar o custo fixo
  • Reduzir o consumo de itens variáveis
  • Atingir a qualidade assistencial, considerando as necessidades individuais do paciente

Implantação de Política de Bonificação do Corpo Clínico com uso dos dados do DRG Brasil

Os resultados positivos alcançados pelo Hospital Evangélico de Vila Velha estão relacionados à implantação de um novo modelo remuneratório implantado com base nos dados gerados pela plataforma Valor Saúde Brasil by DRG Brasil + Inteligência Artificial, que ocorreu em quatro etapas:

  1. Implantação do Comitê de Governança Clínica em Saúde
  2. Desenvolvimento do modelo variável junto ao Grupo IAG Saúde
  3. Estudo do impacto econômico do valor com novo modelo remuneratório
  4. Lançamento da Política de Bonificação do Corpo Clínico

Vale ressaltar que existe uma diferença entre a remuneração de atendimentos pelo SUS e por convênio não SUS, como explicaremos a seguir.

Política de bonificação para atendimento pelo SUS

O modelo remuneratório por bonificação para atendimento pelo SUS tem como base uma remuneração fixa por horas de trabalho. Dessa forma, as bonificações são aplicadas em cima desse valor fixo a partir de indicadores de mérito e qualidade.

Para determinar o mérito dos colaboradores, a instituição leva em conta a execução das tarefas de acordo com o planejamento definido e a conduta profissional. Já a qualidade é medida pela entrega de valor, que consiste na entrega de resultados assistenciais e no controle de desperdícios. 

Quando os profissionais atingem essas metas, eles recebem bonificações sobre a remuneração fixa de 5% referente aos indicadores de mérito e 5% referente aos indicadores de qualidade

Além disso, o Hospital Evangélico de Vila Velha utiliza os indicadores de performance Quando o profissional alcança a meta de desperdício assistencial de 10%, prevista pelo  DRG Brasil, ele recebe um incremento de 10% referente a bonificação da qualidade.

Política de bonificação para atendimentos não SUS

Como o Hospital Evangélico de Vila Velha é uma instituição filantrópica que atende 90% dos seus casos pelo SUS, é necessário alcançar a sustentabilidade por outras vias, como os convênios das operadoras de saúde. 

Dessa forma, para estimular o aumento de atendimentos não SUS, a instituição incrementa um percentual (que varia de 2 a 10%) sobre o indicador de mérito. 

Na prática, cada equipe tem uma meta basal que é a receita de produção não SUS. À medida que a equipe vai trazendo cada vez mais atendimentos não SUS, proporcionalmente o bônus relacionado ao mérito aumento, podendo chegar a 15%.

Caso haja algum descumprimento contratual, o Hospital Evangélico de Vila Velha aplica os descontos deflatores de 1 a 10% em cima do valor fixo por horas trabalhadas.

Calculadora de Valor do DRG Brasil é usada para médicos monitorarem seus resultados

O Hospital Evangélico de Vila Velha usa a Calculadora de Valor DRG Brasil para proporcionar aos médicos a oportunidade de monitorar seus resultados.

Essa ferramenta oferece mais transparência ao modelo remuneratório por bonificação, afinal, os profissionais têm a chance de acompanhar seu desempenho em relação aos indicadores de mérito e qualidade.

Para o futuro, o Hospital Evangélico de Vila Velha espera:

  • Finalizar a implantação da Calculadora de Valor como ferramenta para monitoramento de qualidade e mérito assistencial
  • Finalizar a integração dos Dados Econômicos (Custo e Receita) - Custo por DRG
  • Realizar estudos econômicos e metodológicos para mudança do modelo remuneratório por pacotes
  • Fortalecer o engajamento do corpo clínico no novo modelo
  • Fortalecer o modelo de governança clínica

Assim como o Hospital Evangélico de Vila Velha, hospitais de todo o Brasil estão alcançando resultados positivos com o apoio da plataforma Valor Saúde Brasil powered by DRG Brasil + Inteligência Artificial. Confira depoimentos de alguns deles:

Se você quiser saber mais sobre a ferramenta, fale com um dos nossos especialistas!


Crédito/imagem: ArLawKa AungTun by iStock

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