Modelo Assistencial

Hospital Nossa Senhora das Graças reduz permanência média em 1 dia com DRG Brasil

DRG Brasil
Postado em 11 de abril de 2024

O Hospital Nossa Senhora das Graças, de Curitiba/PR, virou líder nacional nas linhas de cuidado de Assistência a Pacientes com Hemorragia Gastrointestinal, Assistência a Pacientes com Cirrose Hepática e Obstrução Gastrointestinal, usando a plataforma Valor Saúde Brasil by DRG Brasil + Inteligência Artificial. 

O Índice Valor Saúde Brasil (IVSB), criado pela plataforma Valor Saúde Brasil, mede e compara a eficiência e os desfechos assistenciais (óbito) com o ideal esperado pela complexidade clínica da população assistida por uma organização. Aquelas organizações com desempenho excepcional, acima do esperado, nas duas dimensões, eficiência e desfecho, são categorizadas como líderes na entrega de valor saúde.

Confira os resultados alcançados pela instituição entre os anos de 2021 e 2023:

  • O IVSB da instituição subiu de 121.85% para 139%
  • O índice de Qualidade e Segurança aumentou de 154.18% para 179%
  • A taxa de Eficiência foi de 89.51% para 101% entre 2021 e 2023 
  • O desperdício geral caiu de 30% para 23%
  • A permanência média diminuiu de 3.9 para 2.9.

Confira os detalhes desta história no case apresentado pela Edilena Sampaio, Gerente Comercial e Financeira do Hospital Nossa Senhora das Graças, na Jornada Valor em Saúde Brasil 2023. 

Sobre o Hospital Nossa Senhora das Graças

Fundado em 1953 pela Companhia das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, o Hospital Nossa Senhora das Graças atuava inicialmente de maneira filantrópica, realizando atendimentos às freiras e pessoas de baixa renda, e servia de estágio para as alunas da escola de enfermagem.

Com o passar dos anos, a instituição cresceu e se desenvolveu até formar o Grupo HNSG, que é composto por quatro hospitais:

  • Maternidade Mater Dei de Curitiba – a maternidade que mais realiza partos pelo SUS no Paraná
  • Hospital Jeser Amarante Faria, localizado em Joinville (SC), que é um hospital pediátrico e 100% SUS
  • Hospital da Providência e Hospital da Providência Materno Infantil, localizado em Apucarana (PR), com atendimento misto (SUS, planos de saúde e particular)
  • Hospital Nossa Senhora das Graças

Localizado em Curitiba (PR), o Hospital Nossa Senhora das Graças é um hospital geral, filantrópico e referência em procedimentos de alta complexidade, como cirurgia robótica, transplante de medula óssea e hepático. Além disso, a instituição é pioneira em terapia de CAR-T Cell em pacientes adultos no sul do Brasil.

O Hospital Nossa Senhora das Graças tem 262 leitos – 204 não críticos e 58 UTIs -, um amplo Centro Cirúrgico, Centro Obstétrico, Hemodinâmica, Pronto Atendimento (adulto, pediátrico e obstétrico), Centro Médico e Consultório com mais de 50 especialidades.

Reconhecimentos

Em 2010, o hospital recebeu a acreditação nível 3 de excelência pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). Desde 2018, a equipe de enfermagem da instituição é certificada em excelência pelo IQG - Health Service Accreditation. 

Perfil assistencial

O perfil assistencial da instituição é 57% cirúrgico e 43% clínico, com uma média de permanência de 2,9 dias; taxa de ocupação de 85%; e média de 2.030 altas por mês. 

Como se deu a implantação da plataforma Valor Saúde Brasil by DRG Brasil + Inteligência Artificial na instituição?

A fim de identificar novas oportunidades econômicas e acompanhar as tendências de mercado, o Hospital Nossa Senhora das Graças recorreu à plataforma Valor Saúde Brasil.

Em fevereiro de 2021, a instituição já tinha uma equipe de codificadores treinada e qualificada, que realizava 100% das codificações de altas da sua principal operadora. No mês de junho, a equipe de codificadores passou a realizar a codificação de 100% das altas do hospital – o analytics da ferramenta já estava gerando relatórios e informações sobre a performance da instituição..

Já em julho de 2022, a partir das informações geradas, a instituição decidiu contratar uma médica analista para fazer parte da equipe de codificadores, proporcionando melhorias na codificação e na análise de relatórios. Mais uma contratação foi realizada em outubro de 2022, quando o hospital recrutou uma enfermeira auditora para dar início à codificação admissional.

Atualmente, 100% das altas do Hospital Nossa Senhora das Graças estão sendo codificadas, além da codificação admissional nos setores que apresentaram maiores taxas de permanência hospitalar. 

Integração

Com base nas informações geradas pela plataforma Valor Saúde Brasil, o Hospital Nossa Senhora das Graças criou frentes de trabalho para promover a integração da ferramenta com todas as áreas da instituição, realizando palestras sobre o DRG para demonstrar como a metodologia poderia melhorar a performance do hospital.

Resultados alcançados pelo Hospital Nossa Senhora das Graças

Em 2021, o IVSB do Hospital Nossa Senhora das Graças era de 121.85%, já a Qualidade e Segurança era de 154.18%, e uma Eficiência de 89.51%. O desperdício na instituição era de 30% e o tempo de permanência média, 3.9%.

Diante desse cenário, a instituição implementou as seguintes ações para atingir os resultados pretendidos:

  • Planejamento de alta
  • Plano terapêutico com participação da equipe multidisciplinar
  • Pits de alta e projeto do médico hospitalista
  • Dashboard da enfermagem
  • Dashboard dos pedidos de home care
  • Time de acessos vasculares
  • Fortalecimento das comissões obrigatórias
  • Retomada das comissões de cuidados paliativos
  • Revisão dos acordos e contratos intersetoriais
  • Fortalecimento da gestão de leitos
  • Mapeamento do Pronto Atendimento adulto
  • Busca ativa de condições adquiridas
  • Revisão do Time de Resposta Rápida e Estruturação do código azul
  • Discussão dos resultados de desempenho com as equipes médicas
  • Critérios de melhoria da informação no prontuário 

Após a implementação dessas ações, a instituição se deparou com um cenário muito mais positivo, a começar pelo IVSB, que subiu de 121.85% para 139% entre 2021 e 2023. No mesmo período, o índice de Qualidade e Segurança foi de 154.18% para 179%, a eficiência foi de 89.51% para 101%. Em relação ao desperdício geral, o índice caiu de 30% para 23%, enquanto a permanência média foi de 3.9 para 2.9 dias.

Com a plataforma Valor Saúde Brasil, o Hospital Nossa Senhora das Graças conseguiu identificar oportunidades econômicas e evidenciar as suas principais linhas de cuidado:

  • Hemorragias Gastrointestinais - IVSB 232,20%
  • Cirrose Hepática - IVSB 199,8%
  • Obstrução Gastrointestinal - IVSB 195,76%

Assim como o Hospital Nossa Senhora das Graças, hospitais de todo o Brasil estão alcançando resultados positivos com o apoio da plataforma Valor Saúde Brasil powered by DRG Brasil + Inteligência Artificial. Confira depoimentos de alguns deles:

Se você quiser saber mais sobre a ferramenta, fale com um dos nossos especialistas!


Imagem/capa: Liubomyr Vorona by iStock

Posts Relacionados

Tempo de espera do paciente: como diminuir

Modelo Assistencial
23 de maio de 2024
leia agora

Como aumentar a produtividade de equipes assistenciais em hospitais?

Modelo Assistencial
16 de maio de 2024
leia agora

Hospital Santo Antônio usa DRG Brasil para melhorar atendimento nas linhas de cuidado de pacientes com asma e sepse

Modelo Assistencial
3 de maio de 2024
leia agora
QMS Certification

Creative Commons

Direitos autorais: CC BY-NC-SA
Permite o compartilhamento e a criação de obras derivadas. Proíbe a edição e o uso comercial. É obrigatória a citação do autor da obra original.


(31) 3241-6520 | grupoiagsaude@grupoiagsaude.com.br

Creative Commons

Direitos autorais: CC BY-NC-SA
Permite o compartilhamento e a criação de obras derivadas. Proíbe a edição e o uso comercial. É obrigatória a citação do autor da obra original.

Os Termos de Uso e a Política de Privacidade deste site foram atualizados em 05 de abril de 2021. Acesse:
© ‎Grupo IAG Saúde® e DRG Brasil ® - Todos os direitos são reservados.
Logo Ingage Digital