Modelo Assistencial

Hospital Universitário Ciências Médicas usa plataforma Valor Saúde Brasil para reduzir subnotificação de eventos adversos

DRG Brasil
Postado em 12 de dezembro de 2023

Com o apoio da plataforma Valor Saúde Brasil by DRG Brasil + Inteligência Artificial, o Hospital Universitário Ciências Médicas conseguiu melhorar o problema das subnotificações de eventos adversos.

A instituição implantou um método de busca ativa de incidentes no prontuários, por meio da codificação. Com isso, em 2021, foram identificadas 576 oportunidades de notificação no momento da codificação dos pacientes na plataforma Valor Saúde Brasil by DRG Brasil + Inteligência Artificial e, em 2022, 640. 

A ferramenta está contribuindo para a melhoria da segurança assistencial dos pacientes. 

Veja mais detalhes desta história no case de sucesso apresentado pela Ana Carolina Santiago Duarte, Analista de Informação em Saúde do Hospital Universitário Ciências Médicas, na Jornada Valor em Saúde 2022. 

Sobre Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma)

A Fundação Educacional Lucas Machado (FELUMA) é uma instituição filantrópica que atua nas áreas da educação, saúde, assistência social e pesquisa,e  gere o Hospital Universitário Ciências Médicas e outras seis instituições:

  • Centro Corporativo
  • Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais
  • Pós-graduação
  • Ambulatório
  • Instituto de Olhos

A FELUMA tem um sistema de gestão da qualidade certificado na norma ISO 9001, mantendo, desde 2016, as exigências de processos de padrões internacionais.

Sobre o Hospital Universitário Ciências Médicas

O Hospital Universitário Ciências Médicas é o hospital-escola da Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais e é considerado referência em pesquisa, ensino e assistência aos pacientes do SUS. Todos os leitos de internação, consultas ambulatoriais e exames complementares são destinados a pacientes do Sistema Único de Saúde.  

A instituição atende 371 municípios, o que representa 40% das cidades mineiras, e tem uma equipe multidisciplinar composta por médicos de diversas especialidades, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas, fonoaudiólogos e dentistas.

Em sua infraestrutura, há 229 leitos divididos da seguinte forma:

  • 66 clínicos
  • 41 cirúrgicos
  • 28 leitos de CTI
  • 14 leitos de Pediatria
  • 80 leitos das demais especialidades (Clínica Médica, Urologia, Pneumologia, dentre outras)

Também existe uma Unidade de Transplante Renal, com 10 leitos exclusivos para os pacientes transplantados, além de 13 leitos da Unidade de Nefrologia. Há, ainda, uma Unidade de Hemodiálise, com 13 máquinas modernas, que oferta uma média de 890 sessões por mês.

Em média, o Hospital Universitário Ciências Médicas realiza 1.100 internações por mês e aproximadamente 900 cirurgias. A instituição também oferece atendimento ambulatorial para as mais diversas especialidades, realizando em média 40 mil consultas por mês, e Serviços de Apoio a Diagnóstico e Terapia.

*dados de 2022

Reconhecimento por qualidade assistencial

Em 2019, o Hospital Universitário Ciências Médicas entrou em um programa de desenvolvimento hospitalar da Secretaria Municipal de Belo Horizonte, que tinha como objetivo avaliar os hospitais 100% SUS da capital mineira em relação a:

  1. Processos de gestão da qualidade
  2. Segurança do paciente
  3. Controle de infecção
  4. Utilização da ferramenta DRG. 

Nesse contexto, a instituição alcançou o 3º lugar entre os 7 hospitais de Belo Horizonte 100% SUS que utilizam o DRG Brasil, sendo reconhecido pela excelência em gestão e compromisso com a segurança do paciente. Outro diferencial é o incentivo à produção de estudos acadêmicos - a Faculdade Ciências Médicas é avaliada com a nota 5 no MEC (nota máxima), o que reflete a excelência da instituição.

Como se deu a implantação do DRG Brasil na instituição?

O Hospital Universitário Ciências Médicas começou a usar a plataforma Valor Saúde Brasil by DRG Brasil + Inteligência Artificial em setembro de 2017, a partir de uma iniciativa da Prefeitura de Belo Horizonte para implantar a metodologia DRG em sete hospitais 100% SUS da capital mineira. 

Esse projeto tinha como objetivo a implantação de processos relacionados à qualidade e segurança assistencial. 

Para atingir os resultados do projeto, em 2018 a instituição ampliou a equipe de codificadores e criou o setor de Auditoria Hospitalar para acompanhar e gerenciar os processos de codificação. Nesse período, o Hospital Universitário Ciências Médicas também criou o Comitê Assistencial, cujo objetivo era acompanhar as ações do projeto.

Uma das iniciativas adotadas pela instituição para fortalecer a implantação do DRG Brasil foi a inclusão da equipe de Auditoria Hospitalar em todas as comissões hospitalares, definição de rotinas e mapeamento de processos.

Desafios para a implantação do DRG Brasil

No processo de implantação do DRG Brasil no Hospital Universitário Ciências Médicas, a instituição enfrentou uma série de desafios, como a subnotificação de eventos adversos

Essa problemática já era discutida antes mesmo da implantação da metodologia DRG no hospital, que, mesmo com uma cultura de notificação estabelecida e colaboradores treinados, ainda identificava a fragilidade do processo em 2017.

Por isso, em 2019, a instituição decidiu implantar o sistema de busca ativa de incidentes nos prontuários por meio da codificação. Dessa forma, a equipe de Auditoria Hospitalar identificou, durante a leitura dos prontuários, que alguns eventos não estavam sendo notificados pelo Núcleo de Segurança do Paciente.

Então, junto à TI e ao Núcleo de Segurança do Paciente, a equipe de Auditoria Hospitalar criou um formulário sistematizado para a notificação dos eventos adversos, a fim de suprir a subnotificação.

Na prática, essa boa prática funciona da seguinte forma: quando a equipe de codificação identifica a falta de algum evento adverso no prontuário, ela faz um registro na planilha de Busca Ativa e, de forma automática, o Núcleo de Segurança do Paciente recebe essa informação.

Resultados alcançados com o uso do DRG Brasil

Em 2021, o Hospital Universitário Ciências Médicas teve 677 notificações realizadas pelos colaboradores ao Núcleo de Segurança do Paciente. Já a equipe de Auditoria Hospitalar identificou 576 oportunidades de notificação no momento da codificação. No total foram 2.253 eventos adversos notificados ao Núcleo de Segurança do Paciente. 

Já no 1º semestre de 2022, houve 1.191 notificações realizadas pelos colaboradores ao Núcleo de Segurança do Paciente e 640 notificações realizadas por meio da Busca Ativa, totalizando 1.831 notificações.

Dessa forma, os principais resultados da instituição com a prática de Busca Ativa foram:

  • Aumento das notificações de eventos adversos
  • Aumento das investigações no Núcleo de Segurança do Paciente
  • Melhoria da segurança assistencial

O Hospital Universitário Ciências Médicas já é uma referência na utilização da plataforma Valor Saúde Brasil by DRG Brasil + Inteligência Artificial e pretende continuar utilizando a ferramenta para melhorar os processos estratégicos, táticos e operacionais. Nesse sentido, o Planejamento Estratégico de 2023 – 2027 já está sendo elaborado em conformidade com a metodologia DRG, a fim de otimizar os recursos, aumentar a eficiência do giro de leitos, diminuir o tempo de permanência e aumentar a segurança e satisfação do paciente.

Assim como o Hospital Universitário Ciências Médicas, hospitais de todo o Brasil estão alcançando resultados positivos com o apoio da plataforma Valor Saúde Brasil by DRG Brasil + Inteligência Artificial. Confira depoimentos de alguns deles:

Se você quiser saber mais sobre a ferramenta, fale com um dos nossos especialistas!


Crédito/imagem: PeopleImages by iStock

Posts Relacionados

Como reduzir o risco de reinternação em hospitais

Modelo Assistencial
23 de fevereiro de 2024
leia agora

Os impactos da metodologia DRG na dimensão financeira de instituições de saúde

Modelo Assistencial
5 de fevereiro de 2024
leia agora

Fhemig usa DRG Brasil para melhorar a eficiência e a segurança assistencial dos hospitais que gerencia 

Modelo Assistencial
2 de fevereiro de 2024
leia agora
QMS Certification

Creative Commons

Direitos autorais: CC BY-NC-SA
Permite o compartilhamento e a criação de obras derivadas. Proíbe a edição e o uso comercial. É obrigatória a citação do autor da obra original.


(31) 3241-6520 | grupoiagsaude@grupoiagsaude.com.br

Creative Commons

Direitos autorais: CC BY-NC-SA
Permite o compartilhamento e a criação de obras derivadas. Proíbe a edição e o uso comercial. É obrigatória a citação do autor da obra original.

Os Termos de Uso e a Política de Privacidade deste site foram atualizados em 05 de abril de 2021. Acesse:
© ‎Grupo IAG Saúde® e DRG Brasil ® - Todos os direitos são reservados.
Logo Ingage Digital