Modelo Assistencial

SMSA-BH implanta Programa de Desenvolvimento Hospitalar com o apoio dos dados da plataforma Valor Saúde Brasil by DRG Brasil + Inteligência Artificial 

DRG Brasil
Postado em 4 de maio de 2023 - Atualizado em 28 de setembro de 2023

Programa teve como objetivo melhorar a segurança e o desempenho assistencial de hospitais com atendimento 100% SUS de BH. Confira os principais resultados alcançados.

Neste artigo, você vai como a Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte (SMSA-BH) usou os dados gerados pela plataforma Valor Saúde Brasil by DRG Brasil + Inteligência Artificial para implantar o Programa de Desenvolvimento Hospitalar que objetivou melhorar a segurança, a qualidade e o desempenho assistencial de hospitais com atendimento 100% SUS de Belo Horizonte.

Essa história de sucesso foi apresentada pela Dra. Valéria Pinto Fonseca, médica de referência do DRG na Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte na Jornada Valor em Saúde Brasil 2022.  

Cenário da saúde pública em Belo Horizonte

A região metropolitana de Belo Horizonte/MG abriga, aproximadamente, 6 milhões de habitantes, sendo 2,5 milhões residentes na capital. Dessa população, 26% apresenta elevado risco de vulnerabilidade em saúde, 81% está coberta pela Equipe de Saúde da Família e 51% possuem plano de saúde.

A Rede SUS-BH conta hoje com 26 hospitais, sendo dois próprios — o Hospital Metropolitano Odilon Behrens e o Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro. A cidade conta com 5.484 leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) disponíveis.

Em setembro de 2017, a SMSA-BH iniciou o projeto DRG, visando uma gestão mais eficiente dos recursos e uma maior transparência na prestação dos serviços de saúde.

Atualmente, cerca de 10.000 altas são codificadas por mês na plataforma Valor Saúde Brasil by DRG Brasil + Inteligência Artificial, sendo 4.700 DRG’s cirúrgicos.  

Resultados alcançados pela Secretaria de Municipal de BH com a plataforma Valor Saúde Brasil by DRG Brasil + Inteligência Artificial

Em 2017, a implantação da plataforma Valor Saúde Brasil by DRG Brasil + Inteligência Artificial foi realizada em sete hospitais com atendimento 100% SUS da capital mineira:

  • Hospital Metropolitano Odilon Behrens
  • Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro
  • Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte
  • Complexo Hospitalar São Francisco
  • Hospital Universitário Ciências Médicas
  • Hospital Sofia Feldman
  • Hospital Risoleta Tolentino Neves.

Esses hospitais representam 57% da rede hospitalar de Belo Horizonte em termos de leitos e 58% em termos de internações.

A adoção da plataforma tem proporcionado resultados significativos. Para se ter uma ideia, foi possível internar 1700 pacientes a mais por mês sem a necessidade de injetar recursos. 

Um dos usos da plataforma Valor Saúde Brasil by DRG Brasil + Inteligência Artificial foi no  Programa de Desenvolvimento Hospitalar (PDH), cujo objetivo foi melhorar a segurança, a qualidade e o desempenho assistencial nos hospitais próprios da PBH ou filantrópicos com atendimento 100% pelo SUS que possuem DRG implantado a mais de um ano. 

Por meio da iniciativa, as fragilidades apontadas pelas análises assistenciais decorrentes do DRG foram tratadas. É importante destacar que o PDH envolveu duas frentes: a equipe do DRG e a equipe de Vigilância Sanitária da SMSA-BH.

Desafios de implementação do PDH

Entre os desafios da implementação do Programa de Desenvolvimento Hospitalar (PDH) com o uso da plataforma Valor Saúde Brasil by DRG Brasil + Inteligência Artificial na SMSA-BH, estavam:

Cultura de segurança do paciente

Um dos principais desafios enfrentados foi a consolidação da cultura de segurança do paciente. A mudança de práticas e rotinas requer tempo e esforços para que a segurança do paciente se torne uma parte integral da cultura organizacional de cada hospital envolvido no programa.

Aplicação dos protocolos de segurança

Houve identificação de fragilidades na aplicação dos protocolos de segurança.

Tratativas ineficazes para eventos adversos notificados

A questão das análises críticas com o desenvolvimento de ações corretivas e preventivas estavam incipientes. O programa de Desenvolvimento Hospitalar foi estruturado com foco em processos, resultados e melhorias voltadas diretamente aos pacientes, conforme preconizado pelas regulamentações de segurança assistencial em vigor. 

Três dimensões específicas foram trabalhadas no PDH: Núcleo de Segurança do Paciente, Programa de Controle de Infecções e Gestão da Qualidade e Desempenho Assistencial (DRG). 

Melhorias alcançadas pelo Hospital Metropolitano Odilon Behrens com o PDH

Os resultados obtidos pelo Hospital Metropolitano Odilon Behrens no Programa de Desenvolvimento Hospitalar tornou-se um case de sucesso. O hospital conquistou melhorias significativas, saindo da 7ª posição na 1ª etapa do programa para o 2º lugar na última etapa. Confira algumas melhorias alcançadas:

Qualidade dos registros de prontuário em relação ao DRG

Foram realizadas melhorias nos processos de faturamento, análises críticas e planos de ação para os casos de DRG com maior ineficiência. Também houve análise de eventos adversos subnotificados ao Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), o que possibilitou uma discussão mais aprofundada dos processos relacionados ao DRG.

Fortalecimento da cultura de segurança do paciente

Um Núcleo de Segurança do Paciente foi estruturado,o hospital passou a ter uma Gerente de Qualidade Assistencial, foram implementadas rotinas de monitoramento e controle de indicadores e protocolos, e a instituição passou a acompanhar melhor a notificar os eventos adversos para aprimorar a implementação de estratégias que visam a redução de incidentes ocorridos no hospital. 

Aprimoramento da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH)

Foram implementadas melhorias nos processos internos da CCIH, principalmente em relação à qualidade dos registros e das evidências. Isso possibilitou um maior controle dos processos internos e uma definição do que era prioritário, uma comunicação mais efetiva de infecções hospitalares para outros serviços, entre outras melhorias.  

Experiência da Prefeitura de Belo Horizonte com o DRG recebeu prêmio internacional

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio do Grupo de Inovação em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde, conquistou o primeiro lugar no 6º Prêmio de Gestão para Resultados e Desenvolvimento do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID. 

O trabalho apresentado “A experiência da Implantação da metodologia Diagnosis Related Group - DRG na rede de saúde pública de Belo Horizonte” concorreu com outras iniciativas de vários países da América Latina e Caribe e foi reconhecido como a melhor iniciativa na categoria “Planejamento Estratégico: Municípios”. Saiba mais detalhes dessa história aqui. 

Hospitais com atendimento SUS de todo o Brasil estão alcançando resultados positivos com o apoio da plataforma Valor Saúde Brasil powered by DRG Brasil + Inteligência Artificial. Confira depoimentos de alguns deles:

Se você quiser saber mais sobre a ferramenta, fale com um dos nossos especialistas!

Posts Relacionados

Como a metodologia DRG Brasil contribui com as auditorias em saúde

Modelo Assistencial
29 de novembro de 2023
leia agora

Sustentabilidade Econômica: como alcançar em hospitais?

Modelo Assistencial
23 de novembro de 2023
leia agora

Implantação do DRG Brasil em 13 hospitais filantrópicos do ES 

Modelo Assistencial
21 de novembro de 2023
leia agora

(31) 3241-6520 | grupoiagsaude@grupoiagsaude.com.br

Creative Commons

Direitos autorais: CC BY-NC-SA
Permite o compartilhamento e a criação de obras derivadas. Proíbe a edição e o uso comercial. É obrigatória a citação do autor da obra original.


(31) 3241-6520 | grupoiagsaude@grupoiagsaude.com.br

Creative Commons

Direitos autorais: CC BY-NC-SA
Permite o compartilhamento e a criação de obras derivadas. Proíbe a edição e o uso comercial. É obrigatória a citação do autor da obra original.

Os Termos de Uso e a Política de Privacidade deste site foram atualizados em 05 de abril de 2021. Acesse:
© ‎Grupo IAG Saúde® e DRG Brasil ® - Todos os direitos são reservados.
Logo Ingage Digital