Modelo Assistencial

Hospital Universitário Ciências Médicas melhora média de permanência hospitalar com apoio da plataforma Valor Saúde Brasil

DRG Brasil
Postado em 14 de setembro de 2023 - Atualizado em 28 de setembro de 2023

O Hospital Universitário Ciências Médicas conseguiu melhorar a média de permanência hospitalar com o envolvimento e engajamento do corpo clínico nas análises dos dados e indicadores gerados pela plataforma Valor Saúde Brasil by DRG Brasil + Inteligência Artificial.

Veja todos os detalhes dessa história no case apresentado pela Vanessa Soares Martins, Analista de Informação em Saúde do Hospital Universitário Ciências Médicas, na Jornada Valor em Saúde 2022. 

Assista ao case completo

Sobre Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma)

A Fundação Educacional Lucas Machado (FELUMA) é uma instituição filantrópica que atua nas áreas da educação, saúde, assistência social e pesquisa, gere o Hospital Universitário Ciências Médicas e outras seis instituições:

  • Centro Corporativo
  • Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais
  • Pós-graduação
  • Ambulatório
  • Instituto de Olhos

A FELUMA tem um sistema de gestão da qualidade certificado na norma ISO 9001, mantendo, desde 2016, as exigências de processos de padrões internacionais.

Sobre o Hospital Universitário Ciências Médicas

O Hospital Universitário Ciências Médicas é o hospital-escola da Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais e é considerado referência em pesquisa, ensino e assistência aos pacientes do SUS. Todos os leitos de internação, consultas ambulatoriais e exames complementares são destinados a pacientes do Sistema Único de Saúde

A instituição atende 371 municípios, o que representa 40% das cidades mineiras, e tem uma equipe multidisciplinar composta por médicos de diversas especialidades, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas, fonoaudiólogos e dentistas.

Em sua infraestrutura, há 229 leitos divididos da seguinte forma:

  • 66 clínicos
  • 41 cirúrgicos
  • 28 leitos de CTI
  • 14 leitos de Pediatria
  • 80 leitos das demais especialidades (Clínica Médica, Urologia, Pneumologia, dentre outras)

Também existe uma Unidade de Transplante Renal, com 10 leitos exclusivos para os pacientes transplantados, além de 13 leitos da Unidade de Nefrologia. Há, ainda, uma Unidade de Hemodiálise, com 13 máquinas modernas, que oferta uma média de 890 sessões por mês.

Em média, o Hospital Universitário Ciências Médicas realiza 1.100 internações por mês e aproximadamente 900 cirurgias. A instituição também oferece atendimento ambulatorial para as mais diversas especialidades, realizando em média 40 mil consultas por mês, e Serviços de Apoio a Diagnóstico e Terapia.

Reconhecimento por qualidade assistencial

Em 2019, o Hospital Universitário Ciências Médicas entrou em um programa de desenvolvimento hospitalar da Secretaria Municipal de Belo Horizonte, que tinha como objetivo avaliar os hospitais 100% SUS da capital mineira em relação a:

  1. Processos de gestão da qualidade
  2. Segurança do paciente
  3. Controle de infecção
  4. Utilização da ferramenta DRG

Nesse contexto, a instituição alcançou o 3º lugar entre os 7 hospitais de Belo Horizonte 100% SUS que utilizam o DRG Brasil, sendo reconhecido pela excelência em gestão e compromisso com a segurança do paciente. Outro diferencial é o incentivo à produção de estudos acadêmicos - a Faculdade Ciências Médicas é avaliada com a nota 5 no MEC (nota máxima), o que reflete a excelência da instituição.

Uso da plataforma Valor Saúde Brasil by DRG Brasil no Hospital Universitário Ciências Médicas

O Hospital Universitário Ciências Médicas começou a usar a plataforma Valor Saúde Brasil by DRG Brasil + Inteligência Artificial em 2017 - uma enfermeira passou a codificar as altas realizadas na plataforma em agosto

Devido ao potencial da plataforma Valor Saúde Brasil, em março de 2018, observou-se a necessidade de remodelamento da equipe. Por isso, a equipe foi ampliada e o setor de Auditoria Hospitalar foi criado para codificar os dados e analisar as informações geradas pela ferramenta.

Após a reformulação da equipe e a constituição do novo setor, o próximo passo foi a criação do Comitê Assistencial a nível estratégico, tático e operacional, com o objetivo de divulgar as informações geradas pela plataforma e fortalecer a tomada de decisão junto à diretoria e à equipe multidisciplinar, a fim de:

  • Garantir a assertividade das ações
  • Transformar a cultura institucional
  • Focar nos resultados de melhoria contínua por meio da educação continuada e permanente

Nesse sentido, uma das estratégias traçadas foi a inclusão dos dados da plataforma Valor Saúde Brasil nas apresentações de resultados do corpo clínico nas Análises Críticas da Alta Direção (ACAD). Nessas reuniões os coordenadores médicos apresentam seus resultados junto aos analistas de informação em saúde para a diretoria geral e técnica do hospital.

Por fim, o último passo dessa implantação foi a participação da equipe de Auditoria Hospitalar em todas as comissões hospitalares, definição de rotinas e mapeamento de processos.

Como a plataforma Valor Saúde Brasil ajudou o Hospital Universitário Ciências Médicas?

A inclusão dos dados gerados pela plataforma Valor Saúde Brasil nas Análises Críticas da Alta Direção (ACAD) foi uma ação decisiva para melhorar a eficiência operacional do hospital, engajar o corpo clínico e transformar a cultura institucional.

Entre as informações demonstradas nas reuniões trimestrais das ACADs, destacam-se:

  • Grupos de DRG mais prevalentes
  • Condições adquiridas
  • Readmissões
  • Óbitos
  • Causa externa
  • Ineficiência de leito de cada departamento clínico 

O excesso de permanência hospitalar é o ponto principal das reuniões, afinal, é por meio da análise deste indicador que o hospital consegue fazer o giro de PDCA e propor junto às coordenações e à alta direção soluções para melhorar o giro de leitos.

Com o compartilhamento de informações nesses encontros, o Hospital Universitário Ciências Médicas conseguiu:

  • Levantar propostas de melhorias para aperfeiçoar os processos assistenciais, com redução de permanência hospitalar, aumento do giro de leitos e diminuição de custos.
  • Melhorar a interação entre o setor de DRG, o corpo clínico, a diretoria geral e técnica, uma vez que houve entendimento sobre as reais necessidades da instituição, como o DRG funciona, quais as metas do hospital e como os departamentos médicos podem contribuir para alcançá-las.
  • Transformar a cultura institucional: os coordenadores médicos e suas respectivas equipes perceberam que a metodologia DRG ajuda a melhorar a performance clínica.

Resultados alcançados pelo Hospital Universitário Ciências Médicas com a plataforma Valor Saúde Brasil

Alguns resultados alcançados pelo Hospital Universitário Ciências Médicas com a divulgação e análise dos dados gerados pela plataforma Valor Saúde Brasil foram:

  • Melhoria do tempo de média permanência hospitalar nos departamentos de Urologia e Cirurgia Geral entre julho de 2021 e julho de 2022.
Hospital Universitário Ciências Médicas melhora média de permanência hospitalar com apoio da plataforma Valor Saúde Brasil

Em relação ao departamento de Urologia, é possível observar que a linha de tendência da média permanência se manteve favorável entre julho de 2021 e junho de 2022, devido às ações propostas nas ACADs.

Hospital Universitário Ciências Médicas melhora média de permanência hospitalar com apoio da plataforma Valor Saúde Brasil

Já no departamento de Cirurgia Geral, a linha de tendência foi desfavorável em dezembro de 2021 e janeiro de 2022 - devido a uma causa externa pontual. No mês de janeiro, houve 15% de readmissões em menos de 30 dias, o que representou 1,86% do total de internações - a meta de 1,7% de readmissões não foi alcançada. Foi detectada uma maior taxa de infecção em pacientes cirúrgicos. 

Para melhorar esse cenário, em reunião das ACADs, foram propostas as seguintes ações:

  • Semanalmente, um representante da cirurgia geral e um da CCIH estão realizando corridas de leito para acompanhar e investigar pacientes em uso de antibiótico devido a alguma infecção.
  • Duas vezes por semana são realizadas auditorias no bloco cirúrgico para verificar a antissepsia cirúrgica, o uso de adornos e EPI’s. 

Após a proposição dessas ações, a instituição observou que a linha de tendência se manteve favorável nos meses seguintes. Em fevereiro de 2022, por exemplo, houve 7 reinternações por complicações ou recaídas, o que representou 0,8% do total de internações naquele mês - número inferior à meta de 1,7%.

Garantir o tempo adequado de internação é essencial para:

  • Aumentar a segurança do paciente
  • Melhorar a eficiência operacional
  • Diminuir custos hospitalares
  • Diminuir o risco de infecções
  • Diminuir a taxa de readmissão
  • Melhorar a alta segura
  • Aumentar o giro de leitos

Para o futuro, o Hospital Universitário Ciências Médicas pretende continuar usando a plataforma Valor Saúde Brasil para melhorar seus processos estratégicos, táticos e operacionais. Dessa forma, o planejamento estratégico 2023-2027 da instituição já está sendo elaborado em consonância com a metodologia DRG.

Assim como o Hospital Universitário Ciências Médicas, hospitais de todo o Brasil estão alcançando resultados positivos com o apoio da plataforma Valor Saúde Brasil by DRG Brasil + Inteligência Artificial. Confira depoimentos de alguns deles:

Se você quiser saber mais sobre a ferramenta, fale com um dos nossos especialistas!


Crédito/imagem destacada: gorodenkoff by iStock

Posts Relacionados

Como aumentar a produtividade de equipes assistenciais em hospitais?

Modelo Assistencial
16 de maio de 2024
leia agora

Hospital Santo Antônio usa DRG Brasil para melhorar atendimento nas linhas de cuidado de pacientes com asma e sepse

Modelo Assistencial
3 de maio de 2024
leia agora

Codificação clínica: o que é e qual a real importância?

Modelo Assistencial
3 de maio de 2024
leia agora
QMS Certification

Creative Commons

Direitos autorais: CC BY-NC-SA
Permite o compartilhamento e a criação de obras derivadas. Proíbe a edição e o uso comercial. É obrigatória a citação do autor da obra original.


(31) 3241-6520 | grupoiagsaude@grupoiagsaude.com.br

Creative Commons

Direitos autorais: CC BY-NC-SA
Permite o compartilhamento e a criação de obras derivadas. Proíbe a edição e o uso comercial. É obrigatória a citação do autor da obra original.

Os Termos de Uso e a Política de Privacidade deste site foram atualizados em 05 de abril de 2021. Acesse:
© ‎Grupo IAG Saúde® e DRG Brasil ® - Todos os direitos são reservados.
Logo Ingage Digital