A Gestão da Qualidade na saúde garante otimização de processos, redução de desperdícios e melhores práticas para organizações que entregam valor ao paciente.
Instituída oficialmente pela Organização das Nações Unidas em 1990, o Dia Mundial da Qualidade é comemorado anualmente na segunda quinta-feira do mês de novembro. É um período de extrema importância para as organizações, pois ela reafirma o seu compromisso interno com a gestão da qualidade.
Garantir essa conformidade na qualidade assistencial é, no mínimo, complexo. Cadeias de suprimentos, por exemplo, envolvem desde medicamentos a materiais cirúrgicos, passando por procedimentos administrativos de entrada em hospital até turnos médicos. Há muito o que se gerenciar.
Entre esses processos e a satisfação do cliente, surge uma lacuna que só pode ser preenchida com uma Gestão da Qualidade em saúde efetiva na instituição.
Para entender e celebrar a Semana da Qualidade 2022, que tem como tema “Consciência de qualidade: fazendo a coisa certa”, criamos uma série de conteúdos sobre os processos que caracterizam uma boa gestão da qualidade nas organizações de saúde.
Neste primeiro artigo separamos um material especial, onde veremos como funciona a Gestão da Qualidade na saúde, com destaque para as novas tecnologias de automação na qualidade, e como elas podem auxiliar diferentes organizações.
A Gestão da Qualidade na área da saúde é o gerenciamento de processos para maximizar tanto a eficácia como a eficiência das práticas assistenciais e administrativas. Na saúde, isso se traduz em melhor assistência, mais efetividade e na experiência positiva do cliente.
Antes de mais nada, é preciso entender a gestão da qualidade na saúde com o olhar de Florence Nightingale, também conhecida como a fundadora da enfermagem moderna, que propôs novos hábitos de higiene e enfermagem com uma medida simples: lavar as mãos. Nightingale propôs um novo hábito padrão onde atuava, revolucionando a saúde e salvando vidas.
A Gestão da Qualidade na saúde é isso. Melhoria contínua com foco em práticas eficazes e eficientes, aumentando a satisfação do cliente e a segurança do paciente.
A padronização proposta pela Gestão da Qualidade em saúde possibilita um melhor direcionamento das diretrizes organizacionais, melhorando a produtividade. A eficácia do sistema é medida pela saúde dos pacientes, e sua eficiência pelo tempo empregado e os recursos consumidos.
Um sistema de saúde com expertise em Gestão da Qualidade será capaz de otimizar ambos. Primeiro, aumentando o rendimento do sistema, pois a padronização evita gastos desnecessários, seja de tempo ou de insumos.
Em segundo, aumentando a eficácia dos tratamentos e processos. A devida classificação de risco, por exemplo. A disponibilidade de equipe médica transversal e com dinamismo. O devido cuidado com capacitação para uma equipe mais assertiva, a vigilância e notificação de eventos adversos, e ativa comunicação com pacientes e familiares.
Tudo visa a melhoria da eficiência assistencial, entregando o cuidado adequado, gerando satisfação e retenção de clientes, evitando desperdícios no sistema de saúde. Isso significa Value-Based Healthcare, ou saúde baseada em valor.
A Gestão da Qualidade está pautada em pilares ISO. A ISO 9001 e a ISO 31000 aplicadas na área da saúde, por exemplo, são duas medidas importantes a serem levadas em conta. E você pode implantá-las de duas formas:
O mais comum é que o primeiro grupo use as ferramentas do segundo grupo para maximizar seus esforços. Suprido de uma boa ferramenta, um profissional versado nas normas da qualidade consegue melhores resultados com menos complexidade. É a potencialização da otimização.
A conformidade trazida pela Gestão da Qualidade tem benefícios documentados em quase toda indústria. Automotiva, entretenimento, desenvolvimento. Todas possuem melhorias estruturais com sua adoção – e na saúde não é diferente.
Além da otimização de processos e da melhoria contínua, outros pontos se destacam como vantagens:
O SigQuali, desenvolvido pelo Grupo IAG Saúde, é uma plataforma de Gestão da Qualidade, que faz a integração de ferramentas aplicáveis a qualquer metodologia de gestão da qualidade, como ISO 9001, ISO 31000, ONA, Acreditação de Operadoras da ANS e normas internacionais.
O SigQuali promove uma base sólida para tomada de decisões, fornecendo dados consistentes e de fácil interpretação. Informações necessárias às atividades de coordenação, monitoramento, planejamento e implementação de ações de melhoria contínua.
Evitando falhas durante o gerenciamento dos processos, a plataforma também cria relatórios estratégicos para uma melhor tomada de decisão, adequado para as instituições que desejam investir para melhorar seus resultados operacionais e assistenciais.
Agora que você entendeu o que caracteriza a Gestão da Qualidade nas instituições de saúde, entre em contato com nossos especialistas e saiba mais sobre o SigQuali.
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