Modelo Assistencial

10 benefícios proporcionados pelo uso da metodologia DRG em sistemas de saúde

DRG Brasil
Postado em 5 de setembro de 2023 - Atualizado em 7 de maio de 2024

A metodologia DRG é usada no mundo todo e seu uso vem sendo cada vez mais difundido no Brasil. Isso porque o DRG contribui significativamente para os resultados assistenciais e econômicos de instituições de saúde. 

Neste blogpost você vai entender o que é DRG, ver dez benefícios proporcionados pelo uso da metodologia e conhecer o único sistema DRG desenvolvido levando em consideração as especificidades do sistema de saúde brasileiro.

O que significa DRG?

DRG significa “Diagnosis-Related Groups”, em português “Grupo de Diagnósticos Relacionados”. É um sistema de classificação de pacientes internados em hospitais em grupos homogêneos de acordo com a complexidade assistencial. Um DRG é uma combinação de:

  • Condição clínica que determinou a internação
  • Complicações e comorbidades associadas
  • Cirurgias e outros procedimentos
  • Idade
  • Outras variáveis

Pacientes agrupados em uma mesma categoria DRG possuem atributos clínicos e de risco similares que irão determinar um consumo de recursos hospitalares também similar. 

Cada categoria do DRG é um “pacote”, clínico ou cirúrgico, que traz a quantidade de recursos necessários para cada tipo de tratamento hospitalar (materiais, medicamentos e diárias) bem como os resultados assistenciais esperados, incluindo mortalidade e complicações associadas ao tratamento.

o que é DRG explicação
Imagem: Arquivo/DRG Brasil

10 benefícios proporcionados pelo uso do DRG

  1. A metodologia DRG estimula a redução de desperdícios assistenciais uma vez que prevê, para cada paciente, os gastos necessários para o tratamento adequado e seguro. 
  2. Com o DRG, a população ganha mais acesso ao sistema de saúde.
  3. O DRG contribui com uma jornada mais segura do paciente, diminuindo complicações e danos aos pacientes e subsequentes aumentos no tempo de permanência resultantes de erros e condições adquiridas no hospital.
  4. O uso do DRG permite com que a alocação de recursos seja mais eficaz, os orçamentos e a mão-de-obra podem ser direcionados para áreas onde a demanda é maior ou os casos são mais complexos.
  5. O DRG pode ser usado para determinar valores que serão pagos para hospitais ou provedores de serviços de saúde - os pagamentos passam a ser proporcionais à complexidade dos tratamentos realizados.
  6. O DRG ajuda na análise dos custos relacionados a cada tratamento. Com o uso da metodologia é possível identificar as áreas onde os custos estão acima do esperado para então adotar medidas de contenção dos desperdícios.
  7. O DRG possibilita comparar o desempenho entre diferentes hospitais com base em métricas como tempo médio de internação, taxa de readmissão, taxa de condições adquiridas graves, entre outros indicadores.
  8. Os dados gerados pelo DRG podem servir de base para a tomada de decisões estratégicas.
  9. O uso do DRG permite a implantação de modelos assistenciais e remuneratórios baseados na entrega de valor em saúde. 
  10. O DRG contribui com a redução da sinistralidade das operadoras de planos de saúde.
uso do sistema DRG

Plataforma Valor Saúde Brasil by DRG Brasil + Inteligência Artificial: o único sistema DRG 100% adaptado à realidade do sistema de saúde brasileiro

A plataforma Valor Saúde Brasil by DRG Brasil + Inteligência Artificial é um sistema DRG desenvolvido no Brasil para o sistema de saúde brasileiro. Além de fornecer informações para prever custos e desfechos assistenciais, a ferramenta responde à pergunta: “o que fazer com essas informações”? 

A plataforma permite comparar os resultados que o DRG fornece com os de outras organizações, bem como a média nacional para aquele perfil. Assim, as instituições conseguem identificar onde estão os principais focos de disfunção assistencial (que geram maior desperdício) e atuar neles para melhorar a assistência ao paciente e para estancar o desperdício. 

A inteligência artificial da ferramenta é multinível, isso significa que ela consegue prever o quanto a estrutura hospitalar e os condicionantes socioculturais de saúde nas quais o paciente encontra-se exposto interferem nas variações de entrega de valor em saúde.

Entregar a melhor assistência, com máxima eficiência e controle do desperdício, oferecendo assim uma experiência positiva do paciente com o sistema de saúde - isso é entregar valor em saúde. A plataforma Valor Saúde Brasil by DRG Brasil + Inteligência Artificial é uma solução completa de entrega de valor em saúde. 

Conheça a plataforma Valor Saúde Brasil by DRG Brasil + Inteligência Artificial e descubra como a plataforma pode impactar sua instituição.


Créditos/imagens:

Foto de capa: HASLOO by iStock

Foto de meio: popba by iStock

Posts Relacionados

Tempo de espera do paciente: como diminuir

Modelo Assistencial
23 de maio de 2024
leia agora

Como aumentar a produtividade de equipes assistenciais em hospitais?

Modelo Assistencial
16 de maio de 2024
leia agora

Hospital Santo Antônio usa DRG Brasil para melhorar atendimento nas linhas de cuidado de pacientes com asma e sepse

Modelo Assistencial
3 de maio de 2024
leia agora
QMS Certification

Creative Commons

Direitos autorais: CC BY-NC-SA
Permite o compartilhamento e a criação de obras derivadas. Proíbe a edição e o uso comercial. É obrigatória a citação do autor da obra original.


(31) 3241-6520 | grupoiagsaude@grupoiagsaude.com.br

Creative Commons

Direitos autorais: CC BY-NC-SA
Permite o compartilhamento e a criação de obras derivadas. Proíbe a edição e o uso comercial. É obrigatória a citação do autor da obra original.

Os Termos de Uso e a Política de Privacidade deste site foram atualizados em 05 de abril de 2021. Acesse:
© ‎Grupo IAG Saúde® e DRG Brasil ® - Todos os direitos são reservados.
Logo Ingage Digital