Na Mídia

Dr. Renato Couto fala sobre imunização dos profissionais da saúde contra a Covid-19 em reportagem da Globo Minas

DRG Brasil
Postado em 22 de julho de 2021

O médico infectologista e especialista em gestão de saúde pública abordou alguns aspectos que influenciam nas estatísticas desfavoráveis de vacinação da categoria.

Na última quinta-feira, 21 de julho, a Prefeitura de Belo Horizonte divulgou o calendário para a vacinação da segunda dose contra a Covid-19 entre profissionais da saúde com 37 e 38 anos. Na ocasião, em reportagem do jornal diário MG1, da Globo Minas, fica claro o desconhecimento de parte desses trabalhadores frente à campanha de vacinação e a sua participação no grupo prioritário.

Segundo informações do Governo de Minas, existem funcionários do setor que ainda não receberam sequer a primeira dose da vacina contra o novo coronavírus, mesmo sendo membros de uma das primeiras classes a se beneficiarem com o imunizante.

Ainda de acordo com a reportagem, estima-se que cerca de 12.668 trabalhadores – o que representa 6% da classe – não se vacinaram contra a Covid-19 em Belo Horizonte. Os números ainda revelam que, com as doses destinadas a esse público, seria possível imunizar quase metade dos 28 mil moradores de BH com 39 anos – próximo público da campanha de vacinação.

Em toda Minas Gerais as estatísticas são preocupantes: aproximadamente 14% dos profissionais da saúde não se vacinaram contra a doença, caracterizando 133 mil profissionais que não se imunizaram em todo o estado.

Para o médico infectologista, presidente do Grupo IAG Saúde e cofundador da plataforma Valor Saúde Brasil, Dr. Renato Couto, as falhas na campanha de vacinação podem ser percebidas nos registros e na divulgação entre município e trabalhadores. “São muitos dados coletados e, obviamente, como é uma atividade humana, pode haver falhas. Outro aspecto que deve ser considerado é o da comunicação. Apesar de ser grande o esforço por parte do município, do estado e principalmente dos veículos de mídia, nem sempre é possível atingir todo o público”, destaca.

Entenda a diferenciação da Prefeitura de Belo Horizonte para profissionais e trabalhadores da saúde

Com a chegada de novas doses, ainda não é possível mensurar ou antecipar quais serão os próximos públicos a ganharem a imunização. É importante entender também os termos utilizados para profissional e trabalhador da saúde pela prefeitura da capital mineira. Conforme divulgado pela PBH, são considerados profissionais da saúde 14 categorias:

  1. médicos
  2. enfermeiros
  3. nutricionistas
  4. fisioterapeutas
  5. terapeutas ocupacionais
  6. biólogos
  7. biomédicos
  8. farmacêuticos
  9. odontólogos
  10. fonoaudiólogos
  11. psicólogos
  12. assistentes sociais
  13. profissionais da educação física
  14. médicos veterinários

Já os trabalhadores da saúde são considerados os profissionais de apoio de estabelecimentos de assistência, vigilância, regulação e gestão à saúde. Ou seja, que atuam em estabelecimentos de serviços de saúde, a exemplo de hospitais, clínicas, ambulatórios, unidades básicas de saúde, laboratórios, farmácias, drogarias e outros locais, sendo caracterizados como: recepcionistas, seguranças, trabalhadores da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias, gestores e outros.

“Apesar de ser grande o esforço por parte do município, do estado e principalmente dos veículos de mídia, nem sempre é possível atingir todo o público.”

Dr. Renato Couto

Se você é profissional da saúde, atua em Belo Horizonte e ainda não se vacinou contra a Covid-19, confira no portal da PBH os requisitos e locais para a sua imunização.

Veja na íntegra a reportagem do MG1 com a participação do Dr. Renato Couto:


  • Créditos:
  • Imagem destacada: Quadro psd criado por jcomp - br.freepik.com + Divulgação Grupo IAG Saúde
  • Conteúdo: TV Globo

Posts Relacionados

Covid-19: Maioria dos mortos pela doença em MG não tinha se vacinado; Renato Couto reforça a importância dos protocolos

Na Mídia
14 de outubro de 2021
leia agora

José Cechin entrevista Renato Couto em podcast do IESS sobre transparência e valor em saúde

Na Mídia
6 de agosto de 2021
leia agora

Prefeitura de BH ganha 1º lugar em prêmio internacional por eficiência no tempo de internação hospitalar

Na Mídia
11 de junho de 2021
leia agora

(31) 3241-6520 | grupoiagsaude@grupoiagsaude.com.br

Creative Commons

Direitos autorais: CC BY-NC-SA
Permite o compartilhamento e a criação de obras derivadas. Proíbe a edição e o uso comercial. É obrigatória a citação do autor da obra original.

Os Termos de Uso e a Política de Privacidade deste site foram atualizados em 05 de abril de 2021. Acesse:
© ‎Grupo IAG Saúde® e DRG Brasil ® - Todos os direitos são reservados.
Logo Ingage Digital