Modelo Assistencial

Santa Casa BH usa plataforma Valor Saúde Brasil para facilitar tomada de decisão por meio da Central de Informações Estratégicas

DRG Brasil
Postado em 17 de agosto de 2023 - Atualizado em 7 de maio de 2024

A Santa Casa BH criou a Central de Informações Estratégicas a partir das informações geradas pela plataforma Valor Saúde Brasil para facilitar a análise e a interpretação dos dados pelos gestores e favorecer a tomada de decisão.

Veja mais detalhes deste case de sucesso apresentado pelo Isaque Junio de Jesus Costa, Gerente de Planejamento, Projetos e Orçamento e Gestor do DRG da Santa Casa BH, na Jornada Valor em Saúde Brasil 2022. 

Assista ao case

Sobre a Santa Casa BH

A Santa Casa BH é maior instituição de saúde do estado de Minas Gerais, composta por 10 unidades. Em 2021, época de apresentação do case, a entidade tinha 1.595 médicos e 1.223 leitos instalados, realizava 38.096 cirurgias, 2.281.658 exames, 52.454 internações, 325.166 consultas e 3.027.444 atendimentos;

A instituição é uma inovação social desde 1899 e vai muito além do atendimento médico-hospitalar. Ao longo desses 124 anos de história, construiu um legado que é reconhecido por todos os mineiros.  Por meio dos pilares Assistência à Saúde; do Ensino, Pesquisa e Inovação e da Assistência Social a Santa Casa BH busca “levar saúde de ponta para todos”.

No eixo “Assistência à saúde”, estão: Hospital de Alta Complexidade 100% SUS Santa Casa BH, Ambulatórios Especializados Santa Casa BH, Instituto de Oncologia Santa Casa BH, Instituto Materno Infantil Santa Casa BH, São Lucas Hospital Particular e Convênios.

O pilar “Ensino, Pesquisa e Inovação” é formado pelo ÓrixLab Santa Casa BH (unidade de inovação), Faculdade de Saúde Santa Casa BH e Pesquisa Clínica Santa Casa BH. 

Já no segmento “Assistência Social” fazem parte o Instituto Geriátrico Santa Casa BH e a funerária, que agora se amplia como Assistência Familiar Santa Casa BH. Além de oferecer planos e serviços funerários, o local promove ações para estimular uma vida saudável.

Sobre o Hospital de Alta Complexidade 100% SUS Santa Casa BH

O primeiro hospital de Belo Horizonte é, também, a maior instituição filantrópica que atende o Sistema Único de Saúde em Minas Gerais e uma das maiores do país. Fundada em 1899, a Santa Casa BH Hospital de Alta Complexidade 100% SUS tem como propósito melhorar a vida das pessoas, levando saúde de ponta para todos. Dessa forma, recebe pacientes não só da capital, mas de mais de 90% dos municípios mineiros, bem como de outros estados. Com 19 salas cirúrgicas e atendendo a 35 especialidades, a instituição dispõe de 1.153 leitos instalados, com capacidade para abertura de mais de 1.337, todos 100% SUS.

Implantação da plataforma Valor Saúde Brasil na Santa Casa BH

A plataforma Valor Saúde Brasil by DRG Brasil + Inteligência Artificial foi implantada na Santa Casa BH em 2017, a partir do Programa de Desenvolvimento Hospitalar da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte - SMSA BH. Desde então, a qualidade da informação na instituição tem melhorado para favorecer a tomada de decisão.

Em 2017, o Índice de Qualidade da Informação Clínica no DRG era 41. Atualmente esse número já chegou a 87.5, como é possível conferir abaixo:

O hospital tem quatro grandes objetivos com o uso da plataforma Valor Saúde Brasil, que são justamente os 4 alvos onde a ferramenta atua:

  1. Uso eficiente do leito hospitalar
  2. Aumento da segurança assistencial
  3. Diminuição de readmissões preveníveis
  4. Redução de readmissões evitáveis

Criação da Central de Informações Estratégicas

Durante a implantação da plataforma Valor Saúde Brasil, a Santa Casa BH percebeu que os gestores tinham dificuldades para analisar os dados gerados pela ferramenta para tomar decisões estratégicas.

Nesse contexto, a instituição criou a Central de Informações Estratégicas: uma central que fica dentro do site institucional e oferece uma visão ampliada da eficiência hospitalar, em forma de gráficos e painéis, facilitando a análise e a interpretação dos dados para a tomada de decisão.

Entre as informações disponíveis na Central de Informações Estratégicas, que são extraídas da plataforma Valor Saúde Brasil, encontram-se:

  • Indicador epidemiológico por CID: revela qual o CID mais prevalente na instituição e qual o perfil do hospital
  • Excesso de permanência hospitalar (com recorte para excessos de permanência acima de 30 dias)
  • Taxa de ineficiência operacional
  • Média de permanência prevista x realizada
  • Perfil epidemiológico por faixa etária e sexo

A Central de Informações Estratégicas também conta com uma aba que possibilita o contato entre os gestores e a equipe da plataforma Valor Saúde Brasil. Esse mecanismo permite a solicitação de informações mais detalhadas e novos painéis.

Além disso, sempre que os dados da central são atualizados, os gestores recebem um convite por e-mail para conferir as atualizações. Nesse e-mail também é possível conferir um relatório em PDF com os gráficos e informações necessárias para a tomada de decisão. 

Resultados alcançados pela Santa Casa BH

Com o uso da plataforma Valor Saúde Brasil by DRG Brasil + Inteligência Artificial e a implantação da Central de Informações Estratégicas, a Santa Casa BH alcançou os seguintes resultados:

  • Estabelecimento do perfil das internações, ajustados pela complexidade assistencial de acordo com o DRG 
  • Identificação das causas das diferenças epidemiológicas relativas ao tempo de permanência, consumo de recursos e desfechos assistenciais 
  • Análise dos excessos de tempo de permanência e proporção de diárias desperdiçadas 
  • Identificação de condições adquiridas, readmissões não planejadas, mortalidade em DRG de baixo risco e as admissões sensíveis à atenção primária
  • Otimização da integração entre a metodologia DRG e equipe assistencial 
  • Melhoria nas informações fornecidas aos Comitês Assistenciais 
  • Promoção de reuniões e análise de resultados melhores 
  • Otimização da gestão dos processos hospitalares e do sistema de saúde utilizando a metodologia DRG 
  • Facilitação de estudos científicos com uma ampla base de dados Melhorias dos parâmetros para discussão de casos com as equipes multidisciplinares

Para o futuro, a Santa Casa BH quer implantar o DRG Admissional e a gestão de custos, além de fazer uso de Inteligência Artificial para tornar a codificação mais rápida e assertiva, a fim de gerar ainda mais valor para a instituição.

Assim como a Santa Casa BH, hospitais de todo o Brasil estão alcançando resultados positivos com o apoio da plataforma Valor Saúde Brasil powered by DRG Brasil + Inteligência Artificial. Confira depoimentos de alguns deles:

Se você quiser saber mais sobre a ferramenta, fale com um dos nossos especialistas!


Crédito/imagem: Drazen Zigic by iStock

Posts Relacionados

Como aumentar a produtividade de equipes assistenciais em hospitais?

Modelo Assistencial
16 de maio de 2024
leia agora

Hospital Santo Antônio usa DRG Brasil para melhorar atendimento nas linhas de cuidado de pacientes com asma e sepse

Modelo Assistencial
3 de maio de 2024
leia agora

Codificação clínica: o que é e qual a real importância?

Modelo Assistencial
3 de maio de 2024
leia agora
QMS Certification

Creative Commons

Direitos autorais: CC BY-NC-SA
Permite o compartilhamento e a criação de obras derivadas. Proíbe a edição e o uso comercial. É obrigatória a citação do autor da obra original.


(31) 3241-6520 | grupoiagsaude@grupoiagsaude.com.br

Creative Commons

Direitos autorais: CC BY-NC-SA
Permite o compartilhamento e a criação de obras derivadas. Proíbe a edição e o uso comercial. É obrigatória a citação do autor da obra original.

Os Termos de Uso e a Política de Privacidade deste site foram atualizados em 05 de abril de 2021. Acesse:
© ‎Grupo IAG Saúde® e DRG Brasil ® - Todos os direitos são reservados.
Logo Ingage Digital