Modelo Assistencial

Hospital Unimed-BH | Unidade Contorno melhora resultados assistenciais da linha de cuidado da fratura do fêmur com apoio da plataforma Valor Saúde Brasil

DRG Brasil
Postado em 30 de agosto de 2023 - Atualizado em 28 de setembro de 2023

O Hospital Unimed-BH | Unidade Contorno conseguiu aumentar a eficiência da assistência na linha de cuidado da fratura do fêmur e alcançar melhores resultados econômicos, usando os dados gerados pela plataforma Valor Saúde Brasil by DRG Brasil + Inteligência Artificial. 

Confira como este resultado foi alcançado a seguir. José Carlos Souza Vilela, coordenador da Ortopedia do Hospital da Unimed-BH | Unidade Contorno, apresentou este case de sucesso na Jornada Valor em Saúde Brasil 2022. 

Sobre o Hospital Unimed-BH | Unidade Contorno

Referência em trauma na região metropolitana de Belo Horizonte/MG, o Hospital Unimed-BH | Unidade Contorno é um hospital geral terciário que lida com alta complexidade e tem pronto-socorro 24h. O Hospital tem 204 leitos gerais, 30 leitos de terapia intensiva, 10 unidades coronarianas, 9 salas cirúrgicas, hemodinâmica, centro de imagem e laboratório.

Entre janeiro e dezembro de 2021, o pronto-socorro da instituição recebeu 124 mil consultas. Além disso, foram realizados 14 mil procedimentos cirúrgicos e 15 mil internações (clínicas e cirúrgicas). Nesse período, a taxa de ocupação operacional da instituição foi equivalente a 88,52%.

Já em 2022, a Ortopedia realizou aproximadamente 3 mil consultas mensais, o que corresponde a ¼ dos pacientes do pronto-socorro. Em relação à quantidade mensal de cirurgias ortopédicas, a média foi de 315.

Quanto à acreditação do Hospital Unimed-BH | Unidade Contorno na ONA I, dos três quesitos que foram levados em consideração, dois são referentes à Ortopedia: a implementação e a existência da linha de cuidado da fratura do fêmur e o método de negociação com a operadora para utilização das órteses.

Fratura do fêmur: questão de saúde pública 

A fratura do fêmur proximal é uma questão de saúde pública que envolve altos custos com o tratamento. 

Como a fratura do fêmur proximal acomete principalmente o paciente idoso, é necessário considerar o envelhecimento da população, já que existe uma previsão de transição demográfica no Brasil - até 2060, pelo menos 24% da população terá mais de 65 anos.

Há, ainda, outros problemas que aumentam o desafio da saúde pública com essa situação:

  • A fratura do fêmur é a causa mais comum de internação e mortalidade do paciente idoso, que no primeiro ano pode chegar a 20%.
  • A incidência média de fratura no paciente idoso é de 14% - isso gera um custo equivalente a 72% de todo o orçamento da saúde.

Dessa forma, percebe-se uma certa gravidade nos casos de fratura do fêmur, bem como um gasto elevado de recursos, visto que o orçamento da saúde para um percentual baixo de pacientes é muito alto.

Linha de cuidado da fratura do fêmur no Hospital Unimed-BH

Apesar de a fratura do fêmur não ser considerada uma questão de saúde pública na época, o Hospital Unimed-BH | Unidade Contorno implementou a linha de cuidado da fratura do fêmur em 2012 - dois anos após a instituição dar início às suas atividades.

A criação da linha surgiu da necessidade de equacionar a alta demanda, a complexidade médica e a dificuldade administrativa. Para a implantação da linha, o Hospital enfrentou vários desafios:

  • Necessidade de lidar com o paciente idoso, que apresenta mais complicações de saúde e demanda um cuidado maior do que outros pacientes.
  • Necessidade de contar com médicos ortopedistas-cirurgiões hábeis para operar bem os casos de fratura e disponíveis 365 dias por ano, porque a linha de cuidado funciona todos os dias, inclusive em feriados.
  • Construção de uma boa infraestrutura, com sala disponível, intensificador de imagem e todo o material cirúrgico (como placas e próteses) disponível a qualquer momento.
  • Disponibilidade de material médico, como antibiótico, processamento e fisioterapia.
  • Alinhamento de processos.

Soluções e resultados

A instituição encontrou duas soluções para resolver os desafios mencionados acima. Uma delas foi definir, por meio de um fluxograma, o que seria feito desde o momento que o paciente desse entrada com suspeita de fratura do fêmur no pronto-socorro. 

Os passos críticos foram identificados e metas foram traçadas: quando chega um paciente com suspeita de fratura do fêmur proximal, a radiografia precisa ser feita em no máximo 1 hora; um fluxo de ressonância imediato foi definido; e, após a identificação da fratura, as internações precisam ocorrer em até 4 horas. A outra solução foi fazer reuniões mensais para discutir o andamento da linha de cuidado.

Com esses esforços e com o apoio da plataforma Valor Saúde Brasil, o Hospital Unimed-BH | Unidade Contorno conseguiu aumentar a eficiência do giro de leitos, além de reduzir as condições adquiridas graves e as reinternações em até 30 dias, o que teve impacto positivo nos desfechos clínicos e nos resultados financeiros da instituição - economia de aproximadamente R$1 milhão. 

Resultados alcançados pelo Hospital Unimed-BH | Unidade Contorno

Entre 2018 e 2021, a média de pacientes operados por ano foi 328, sendo 78,2% do sexo feminino, com uma média de idade de 83 anos. Devido à faixa etária predominante, esses pacientes apresentam outras complicações no quadro clínico, sendo as mais frequentes a pressão alta, doenças cardiovasculares e a diabetes mellitus.

Já em relação ao tipo de fratura, os números indicaram:

  • 86,1% trocantéricas
  • 3,2% subtrocantéricas
  • 10,7 colo

Nesse contexto, o Hospital Unimed-BH | Unidade Contorno alcançou os seguintes resultados:

  • Radiografias feitas em até uma hora, após a entrada do paciente com suspeita de fratura do fêmur, em 100% dos casos.
  • Média de 11,9 horas entre a entrada do paciente no pronto-socorro e a realização do procedimento cirúrgico - 96% dos pacientes foram operados antes de 24h (os que não foram, apresentavam condições clínicas que impediam a realização da cirurgia).
  • O tempo médio de internação foi de 4,8 dias.
  • Incidência de reinternação em até 30 dias foi de 10% - a maioria por conta de infecção urinária (menor do que a da literatura).
  • A taxa de mortalidade foi de 5,5% (metade da indicada pela literatura).

Com os resultados alcançados, o Hospital Unimed-BH foi classificado como um dos melhores do país no IVSB (Índice de Valor do Sistema de Saúde Brasileiro) criado pela plataforma Valor Saúde Brasil. 

E há planos de melhorar ainda mais. O objetivo principal é evitar fraturas, para isso o hospital pretende incrementar trabalhos que envolvem equipes multidisciplinares - reumatologista, endocrinologista e geriatra, por exemplo.

Além de entender melhor, junto aos neurologistas, a rápida desordem cognitiva que algumas vezes acontece pós-cirurgia, sendo que a maioria é reversível; usar ainda mais a tecnologia para catalisar os resultados; e melhorar os cuidados pós-hospitalares domiciliares. 

Assim como o Hospital Unimed-BH | Unidade Contorno, hospitais de todo o Brasil estão alcançando resultados positivos com o apoio da plataforma Valor Saúde Brasil by DRG Brasil + Inteligência Artificial. Confira depoimentos de alguns deles:

Se você quiser saber mais sobre a ferramenta, fale com um dos nossos especialistas!


Crédito/imagem destacada: gorodenkoff by iStock

Posts Relacionados

Tempo de espera do paciente: como diminuir

Modelo Assistencial
23 de maio de 2024
leia agora

Como aumentar a produtividade de equipes assistenciais em hospitais?

Modelo Assistencial
16 de maio de 2024
leia agora

Hospital Santo Antônio usa DRG Brasil para melhorar atendimento nas linhas de cuidado de pacientes com asma e sepse

Modelo Assistencial
3 de maio de 2024
leia agora
QMS Certification

Creative Commons

Direitos autorais: CC BY-NC-SA
Permite o compartilhamento e a criação de obras derivadas. Proíbe a edição e o uso comercial. É obrigatória a citação do autor da obra original.


(31) 3241-6520 | grupoiagsaude@grupoiagsaude.com.br

Creative Commons

Direitos autorais: CC BY-NC-SA
Permite o compartilhamento e a criação de obras derivadas. Proíbe a edição e o uso comercial. É obrigatória a citação do autor da obra original.

Os Termos de Uso e a Política de Privacidade deste site foram atualizados em 05 de abril de 2021. Acesse:
© ‎Grupo IAG Saúde® e DRG Brasil ® - Todos os direitos são reservados.
Logo Ingage Digital