O Hospital Geral Unimed Ponta Grossa é classificado pelo Índice Valor Saúde Brasil (IVSB) como líder na linha de cuidado de Assistência a Pacientes com Sepse devido ao amadurecimento da gestão assistencial proporcionado pelo uso da plataforma Valor Saúde Brasil by DRG Brasil + Inteligência Artificial.
Em 2016, a instituição implantou algumas ações para alcançar esse resultado, como a elaboração do Protocolo de Sepse, atrelado a indicadores de desfecho e treinamento da equipe no atendimento a pacientes com septicemia. Veja alguns dos resultados alcançados:
Confira mais detalhes desta história de sucesso no case apresentado pela Viviane Zeny,
Gerente de Gestão Clínica do Hospital Geral Unimed Ponta Grossa, na Jornada Valor em Saúde Brasil 2023.
O Hospital Geral Unimed Ponta Grossa tem 92 mil beneficiários, 559 médicos cooperados e mais de 500 colaboradores. A estrutura do hospital conta com:
Inaugurado em 2007, o Hospital Geral Unimed Ponta Grossa se destaca pela sua gestão baseada em valor, utilizando a plataforma Valor Saúde Brasil para medir e monitorar os seus resultados de eficiência operacional.
Com 16 cidades em sua área de abrangência, a instituição oferece serviços de excelência em diversas especialidades, como Obstetrícia, Cardiologia, Urologia, Ortopedia, Neurologia, Pediatria e Cirurgia Geral.
Em 2016, o Hospital Geral Unimed Ponta Grossa deu início às codificações no DRG Brasil.
Já em 2017, a instituição realizou a integração dos dados assistenciais entre o sistema Tasy e o DRG.
No ano de 2018, a instituição ampliou a equipe do DRG e deu início à codificação admissional. Outro marco foi a incorporação do Hospital Geral Unimed Ponta Grossa ao Projeto Alta Segura da Federação do Estado do Paraná.
No ano seguinte, em 2019, o Hospital Geral Unimed Ponta Grossa ajustou o DRG para fazer uma análise em cima do Percentil 25 para o paciente clínico e do Percentil 50 para o paciente cirúrgico.
Logo no começo da pandemia, a instituição precisou remanejar parte da equipe do DRG para fazer o monitoramento da Covid-19, mas as codificações não pararam. Em 2020, teve início o pagamento da bonificação com base em indicadores do DRG.
Em 2021, houve o aperfeiçoamento da gestão do DRG baseado em custos.
Por fim, em 2022, a instituição conseguiu um painel de custos vinculados ao DRG pelo Núcleo de Informação em Saúde (NIS).
Em setembro de 2022, o Hospital Geral Unimed Ponta Grossa conquistou o nível ouro no programa de qualificação de hospitais da Unimed Paraná. Já no mês de junho, a Unimed Ponta Grossa venceu o desafio DRG 2021.
O Protocolo de Sepse foi estabelecido no Hospital Geral Unimed Ponta Grossa em 2016. Entre as ações de implantação, destaca-se a capacitação do corpo clínico médico e da equipe assistencial, como treinamentos e cursos sobre o programa de sepse.
Além disso, a instituição disponibilizou lembretes de acionamento do Protocolo de Sepse nos computadores das áreas assistenciais, bem como videoaulas sobre o programa para a equipe assistencial e para os médicos, e também elaborou o protocolo de deterioração clínica.
Os três pilares da linha de cuidado de Assistência a Pacientes com Sepse são:
Entre as ações de rotina do programa de sepse, encontram-se:
Confira alguns desafios enfrentados na linha de cuidado de Assistência a Pacientes com Sepse:
Para superar a dificuldade de identificação precoce dos sintomas de sepse, realização de exames e gerenciamento de antibiótico, a instituição definiu, previamente, os exames a serem realizados, bem como os antibióticos que podem ser escolhidos conforme o foco infeccioso. Os médicos têm acesso a essas informações quando o Protocolo de Sepse é aberto.
Em relação às medidas de prevenção, a CCIH do Hospital Geral Unimed Ponta Grossa realiza um excelente trabalho de higienização das mãos, cultura de vigilância e análise de antibióticos junto à farmácia clínica.
Como oportunidades na linha de cuidado de Assistência a Pacientes com Sepse, o Hospital Geral Unimed Ponta Grossa identificou a utilização de protocolos clínicos baseados em evidências científicas, que padronizam as condutas terapêuticas e reduzem desfechos clínicos desfavoráveis.
Outra oportunidade identificada foi a implementação de ferramentas tecnológicas, como a plataforma Valor Saúde Brasil, que permite medir e monitorar os resultados de eficiência e desfechos dos pacientes com sepse.
Entre janeiro de 2022 e agosto de 2023, o Hospital Geral Unimed Ponta Grossa alcançou taxas de adesão ao Protocolo de Sepse acima e abaixo da meta estabelecida. Quando essa taxa ficou abaixo da média, a instituição realizou ações para capacitar a equipe em relação ao programa de sepse.
Quanto às taxas de Sepse Confirmada x Protocolo Conduzido, entre janeiro de 2022 e agosto de 2023, houve um aumento da melhora na condução do Protocolo de Sepse. A partir da análise da CCIH de todas as suspeitas, foram separados os casos confirmados. Para concluir se o protocolo foi conduzido adequadamente, levou-se em consideração a realização de exames, bem como a aplicação dos antibióticos no tempo correto.
Além disso, no mesmo período, houve uma redução na taxa de mortalidade por choque séptico, que se manteve em 11% no ano de 2023. Também em 2023, a instituição registrou 77 altas de pacientes com sepse e 632 diárias realizadas, com uma permanência média de 8,2 dias e Case Mix de 2,6088.
Em uma comparação com o ano de 2019, houve uma diminuição na média de diárias realizadas, que foi de 8,7 (2019) para 8,2 (2023). A média de ineficiência foi igual a 83% para pacientes com DRG Clínico de Sepse Confirmada em 2023.
Com todas as ações mencionadas, o Hospital Geral Unimed Ponta Grossa conseguiu superar os seguintes desafios na linha de cuidado de Assistência a Pacientes com Sepse:
Para o futuro, o Hospital Geral Unimed Ponta Grossa pretende manter a ação contínua de capacitação da equipe assistencial e dos médicos sobre o Protocolo de Sepse. Além de melhorar a metodologia de abertura do protocolo e elaborar um programa de neopediatria para disponibilização no sistema Tasy.
Assim como o Hospital Geral Unimed Ponta Grossa, hospitais de todo o Brasil estão alcançando resultados positivos com o apoio da plataforma Valor Saúde Brasil powered by DRG Brasil + Inteligência Artificial. Confira depoimentos de alguns deles:
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Imagem: pixs4u via iStock
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