Modelo Assistencial

Unimed Uberlândia reduz taxa de internação de idosos com o DRG Brasil

DRG Brasil
Postado em 9 de agosto de 2023 - Atualizado em 19 de março de 2024

Com a implantação da linha de cuidado do idoso, a taxa de internação de idosos reduziu de 2,1 idosos para cada 100 beneficiários para 1,1 idosos a cada 100 beneficiários

A Unimed Uberlândia é mais um case de sucesso com o uso da plataforma Valor Saúde Brasil by DRG Brasil + Inteligência Artificial, com retornos positivos na linha de cuidado do idoso, que constitui uma parte significativa dos beneficiários da operadora

Com a adoção de uma jornada completa em várias etapas, foi possível otimizar as estratégias de atendimento e promover serviços ainda mais eficientes. Para se ter uma ideia, com as ações adotadas a taxa de internação reduziu de 2,1 idosos para cada 100 beneficiários para 1,1 idosos a cada 100 beneficiários.

Confira mais detalhes desse case de sucesso apresentado pelo Paulo Sérgio de Freitas, Diretor de Provimento em Saúde da Unimed Uberlândia, na Jornada Valor em Saúde Brasil 2022.

Sobre a Unimed Uberlândia

A Unimed Uberlândia é uma das principais cooperativas de saúde na região, e tem se destacado como uma referência. No ano de 2022 (dados de janeiro a agosto), a operadora contava com 798 cooperados, 103 mil beneficiários (sendo 15.095 idosos), realizou aproximadamente 728 mil consultas médicas, 1,5 milhão de exames e 7.700 internações.

Reconhecendo a importância de uma atenção especializada para o grupo de idosos (que representam quase 15% do número de beneficiários da operadora), a cooperativa adotou uma linha de cuidado do idoso, sendo que na época da apresentação do case, e 1.340 idosos estavam vinculados a ela.

Como foi a implementação do DRG na linha de cuidado do idoso da Unimed Uberlândia?

A implementação do DRG na linha de cuidado do idoso foi um passo estratégico adotado pela Unimed Uberlândia para promover a sustentabilidade da cooperativa e melhorar a qualidade dos cuidados oferecidos.

O projeto teve como objetivo central proporcionar um serviço integrado, garantindo uma jornada hospitalar completa para os pacientes da faixa etária acima de 59 anos. Também, buscou elevar os níveis de satisfação, proporcionando maior entrega de valor aos pacientes.

Para a efetivação desse projeto, foram estabelecidos alguns eixos de implantação. O primeiro foi a definição de um hospital referência para a implantação da linha de cuidado do idoso - a linha não foi implantada somente neste hospital. O segundo foi a elaboração de um contrato interno, que definia os compromissos e responsabilidades de todos os envolvidos com as metas propostas. 

Esse direcional serviu como um guia para orientar as ações e garantir a integração entre os diferentes profissionais e áreas envolvidas. Em seguida, a operadora adotou o navegador de cuidado para acompanhar cada etapa do atendimento do idoso, desde a admissão até a alta hospitalar e o pós-hospitalar. 

Unimed Uberlândia

A integração dos programas existentes também foi uma etapa crucial. Essa fase envolveu a harmonização de diferentes iniciativas e serviços, como programas de prevenção, reabilitação e cuidados paliativos, para criar uma abordagem integrada.

A governança clínica implantada com apoio dos dados gerados pela plataforma Valor Saúde Brasil by DRG Brasil + Inteligência Artificial também desempenhou um papel relevante. A análise dos números e informações gerados pela ferramenta permitiu uma gestão mais eficiente de recursos, além de contribuir para uma padronização dos procedimentos e para uma melhoria contínua na qualidade do atendimento aos beneficiários.

Os dados gerados pela plataforma Valor Saúde Brasil também foram utilizados para a adoção de um modelo de remuneração (o de diária semi-global) que incentiva a prestação de cuidados baseada em resultados de qualidade, ou seja, na entrega de valor em saúde.

Com isso, a cooperativa passou a valorizar ainda mais a efetividade dos tratamentos e a otimização dos recursos, alinhando-se com as melhores práticas do setor.

Resultados alcançados

A implementação da linha de cuidado do idoso pela Unimed Uberlândia trouxe resultados significativos para a instituição. A seguir você vai ver as principais conquistas obtidas entre junho e agosto de 2022. 

Um dos principais resultados foi a redução da taxa de internação de 2,1 idosos para cada 100 beneficiários para 1,1 idosos a cada 100 beneficiários.

Essa diminuição significativa nas hospitalizações reflete uma abordagem mais efetiva na promoção, prevenção e cuidados ambulatoriais, evitando estender a jornada deste público na assistência. Ainda houve uma diminuição na taxa ICSAPS, ou Internações por Condições Sensíveis à Atenção Primária, de 0,3 para 0,2 idosos a cada 100 beneficiários idosos. 

A taxa de reinternação também apresentou uma queda significativa, passando de 0,3 para 0,1 idosos a cada 100 beneficiários idosos. Esses resultados impactaram positivamente nos resultados econômicos da instituição.

O custo médio de internação por beneficiário idoso foi reduzido de R$15.718 para R$10.222 no mesmo período, evidenciando uma otimização dos recursos e uma gestão mais eficiente dos gastos. 

[Case] Unimed Uberlândia: resultados alcançados

Conclusão

A implementação da plataforma Valor Saúde Brasil by DRG Brasil + Inteligência Artificial no hospital Unimed Uberlândia apresentou resultados assistenciais significativos e melhorou os resultados econômicos da instituição.

Isso foi possível graças a adoção de um planejamento eficiente, centrado nas necessidades do paciente, entendendo suas demandas e adotando um percurso especializado.

Assim como a Unimed Uberlândia, operadoras de todo o país estão conquistando índices mais positivos com a plataforma Valor Saúde Brasil. Confira o depoimento de algumas delas:

Que tal conhecer a plataforma Valor Saúde Brasil? Entre em contato com nossos especialistas e descubra o impacto para sua instituição.


Créditos/imagens

Foto de capa: PeopleImages by iStock

Foto do meio: Jordi Mora Igual by iStock

Posts Relacionados

Risco positivo na área da saúde: o que é e como aproveitar na gestão de riscos

Modelo Assistencial
7 de junho de 2024
leia agora

Unimed Maringá alcança média de permanência menor do que a previsão feita pelo DRG Brasil em duas linhas de cuidado

Modelo Assistencial
28 de maio de 2024
leia agora

Tempo de espera do paciente: como diminuir

Modelo Assistencial
23 de maio de 2024
leia agora
QMS Certification

Creative Commons

Direitos autorais: CC BY-NC-SA
Permite o compartilhamento e a criação de obras derivadas. Proíbe a edição e o uso comercial. É obrigatória a citação do autor da obra original.


(31) 3241-6520 | grupoiagsaude@grupoiagsaude.com.br

Creative Commons

Direitos autorais: CC BY-NC-SA
Permite o compartilhamento e a criação de obras derivadas. Proíbe a edição e o uso comercial. É obrigatória a citação do autor da obra original.

Os Termos de Uso e a Política de Privacidade deste site foram atualizados em 05 de abril de 2021. Acesse:
© ‎Grupo IAG Saúde® e DRG Brasil ® - Todos os direitos são reservados.
Logo Ingage Digital