Gestão da Qualidade

O que caracteriza a Gestão da Qualidade na área da saúde e por onde começar

DRG Brasil
Postado em 7 de novembro de 2022 - Atualizado em 19 de março de 2024

A Gestão da Qualidade na saúde garante otimização de processos, redução de desperdícios e melhores práticas para organizações que entregam valor ao paciente.

Instituída oficialmente pela Organização das Nações Unidas em 1990, o Dia Mundial da Qualidade é comemorado anualmente na segunda quinta-feira do mês de novembro. É um período de extrema importância para as organizações, pois ela reafirma o seu compromisso interno com a gestão da qualidade.

Garantir essa conformidade na qualidade assistencial é, no mínimo, complexo. Cadeias de suprimentos, por exemplo, envolvem desde medicamentos a materiais cirúrgicos, passando por procedimentos administrativos de entrada em hospital até turnos médicos. Há muito o que se gerenciar. 

Entre esses processos e a satisfação do cliente, surge uma lacuna que só pode ser preenchida com uma Gestão da Qualidade em saúde efetiva na instituição.

Para entender e celebrar a Semana da Qualidade 2022, que tem como tema “Consciência de qualidade: fazendo a coisa certa”, criamos uma série de conteúdos sobre os processos que caracterizam uma boa gestão da qualidade nas organizações de saúde. 

Neste primeiro artigo separamos um material especial, onde veremos como funciona a Gestão da Qualidade na saúde, com destaque para as novas tecnologias de automação na qualidade, e como elas podem auxiliar diferentes organizações.

O que significa Gestão da Qualidade na área de saúde

A Gestão da Qualidade na área da saúde é o gerenciamento de processos para maximizar tanto a eficácia como a eficiência das práticas assistenciais e administrativas. Na saúde, isso se traduz em melhor assistência, mais efetividade e na experiência positiva do cliente.

Antes de mais nada, é preciso entender a gestão da qualidade na saúde com o olhar de Florence Nightingale, também conhecida como a fundadora da enfermagem moderna, que propôs novos hábitos de higiene e enfermagem com uma medida simples: lavar as mãos. Nightingale propôs um novo hábito padrão onde atuava, revolucionando a saúde e salvando vidas.

A Gestão da Qualidade na saúde é isso. Melhoria contínua com foco em práticas eficazes e eficientes, aumentando a satisfação do cliente e a segurança do paciente.

Qual a sua importância para a entrega de valor no sistema de saúde?

A padronização proposta pela Gestão da Qualidade em saúde possibilita um melhor direcionamento das diretrizes organizacionais, melhorando a produtividade. A eficácia do sistema é medida pela saúde dos pacientes, e sua eficiência pelo tempo empregado e os recursos consumidos. 

Um sistema de saúde com expertise em Gestão da Qualidade será capaz de otimizar ambos. Primeiro, aumentando o rendimento do sistema, pois a padronização evita gastos desnecessários, seja de tempo ou de insumos.

Em segundo, aumentando a eficácia dos tratamentos e processos. A devida classificação de risco, por exemplo. A disponibilidade de equipe médica transversal e com dinamismo. O devido cuidado com capacitação para uma equipe mais assertiva, a vigilância e notificação de eventos adversos, e ativa comunicação com pacientes e familiares. 

Tudo visa a melhoria da eficiência assistencial, entregando o cuidado adequado, gerando satisfação e retenção de clientes, evitando desperdícios no sistema de saúde. Isso significa Value-Based Healthcare, ou saúde baseada em valor.

Como implementar um processo de gestão eficaz para sua organização

A Gestão da Qualidade está pautada em pilares ISO. A ISO 9001 e a ISO 31000 aplicadas na área da saúde, por exemplo, são duas medidas importantes a serem levadas em conta. E você pode implantá-las de duas formas:

  • Com profissionais capacitados em suas normas;
  • Com softwares configurados com seus padrões.

O mais comum é que o primeiro grupo use as ferramentas do segundo grupo para maximizar seus esforços. Suprido de uma boa ferramenta, um profissional versado nas normas da qualidade consegue melhores resultados com menos complexidade. É a potencialização da otimização.

Quais os principais benefícios da Gestão da Qualidade na área da saúde?

A conformidade trazida pela Gestão da Qualidade tem benefícios documentados em quase toda indústria. Automotiva, entretenimento, desenvolvimento. Todas possuem melhorias estruturais com sua adoção – e na saúde não é diferente. 

Além da otimização de processos e da melhoria contínua, outros pontos se destacam como vantagens:

  • Aumento da satisfação dos clientes: A satisfação do cliente vem do atendimento das expectativas. Se sua empresa possui conformidade, as chances de atender plenamente a perspectiva do cliente e impacta-lo positivamente se tornam consideravelmente maiores. 
  • Aumento da retenção de talentos: A documentação e padronização propostas pela gestão da qualidade criam um ambiente mais saudável - inclusive para o trabalhador. Os profissionais se tornam mais eficientes com menos esforço, diminuindo a ocorrência de turnover;
  • Identificação de oportunidades de melhoria: Com mais informação e dados, é possível identificar rapidamente oportunidades reais de melhoria. Desde profissionais que se destacam em silêncio até processos inovadores e eficientes. A gestão da qualidade torna o que é bom, ainda melhor;
  • Prevenção de crise e gestão de riscos: Um dos pontos mais frisados durante a pandemia foi a gestão de riscos. A gestão da qualidade em saúde prevê situações atípicas e prepara a organização para atuar antecipadamente na causa-raiz  do problema, ou realizar ações de correção de forma ágil e com menor impacto;
  • Tomadas de decisão mais assertivas: Uma das principais vantagens da gestão da qualidade é o recebimento de informações baseadas em dados para uma melhor tomada de decisão. A análise desses padrões geram insights estratégicos para melhoria de performance da organização;
  • Reconhecimento: As certificações de gestão da qualidade possuem reconhecimento nacional internacional. Elas são um carimbo de que a sua organização está em conformidade com os processos avaliados - e um grande diferencial de marca e imagem. 

Conheça o SigQuali e a sua expertise no setor de saúde

O SigQuali, desenvolvido pelo Grupo IAG Saúde,  é uma plataforma de Gestão da Qualidade,  que faz a integração de ferramentas aplicáveis a qualquer metodologia de gestão da qualidade, como ISO 9001, ISO 31000, ONA, Acreditação de Operadoras da ANS e normas internacionais.

O SigQuali promove uma base sólida para tomada de decisões, fornecendo dados consistentes e de fácil interpretação. Informações necessárias às atividades de coordenação, monitoramento, planejamento e implementação de ações de melhoria contínua.

Evitando falhas durante o gerenciamento dos processos, a plataforma também cria relatórios estratégicos para uma melhor tomada de decisão, adequado para as instituições que desejam investir para melhorar seus resultados operacionais e assistenciais.
Agora que você entendeu o que caracteriza a Gestão da Qualidade nas instituições de saúde, entre em contato com nossos especialistas e saiba mais sobre o SigQuali.


Créditos/ Imagens

Imagem destacada: Gesrey via iStock

Imagem do meio do conteúdo: Ralf Geithe via iStock

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