Modelo Assistencial

Previsibilidade de custos hospitalares: como obter?

DRG Brasil
Postado em 17 de fevereiro de 2023 - Atualizado em 28 de setembro de 2023

Os custos hospitalares são tipicamente elevados devido à natureza de capital intensivo dos hospitais.

Como uma das organizações mais complexas, os hospitais oferecem diversos serviços simultâneos, incluindo acomodações como um hotel, lavanderia, assistência médica, limpeza, segurança, alimentação, recursos humanos e atendimento ao cliente.

Gerenciar os custos hospitalares corretamente é essencial para reduzir a ineficiência operacional e melhorar a experiência do paciente. Neste artigo, você vai aprender mais sobre os custos hospitalares e ver como a tecnologia pode ser usada para a instituição fazer uma previsão de uso de recursos.

O que são custos hospitalares?

Custos hospitalares são todos os gastos diretos e indiretos associados à prestação de serviços médicos ou à produção de bens hospitalares.

Esses custos podem ser classificados em:

  • Custos fixos: que não variam em relação à quantidade de serviços produzidos. Ex: custos com aluguel de imóvel.
  • Custos variáveis: que se alteram de acordo com o volume de serviços prestados. Ex: gastos com matérias-primas para a realização de exames.
  • Custos diretos: são facilmente identificados no serviço prestado, como os medicamentos usados para determinado tratamento e o tempo dos profissionais que atendem os pacientes.
  • Custos indiretos: não estão diretamente relacionados ao serviço prestado, como iluminação do CTI.

O cenário de perdas assistenciais

Segundo um levantamento realizado na base de dados da plataforma Valor Saúde Brasil by DRG Brasil + Inteligência Artificial no Sistema de Saúde Brasileiro, 53% dos custos assistenciais são desperdiçados por falhas na entrega de valor. 

Conforme os dados da plataforma, essas lacunas estão relacionadas aos processos de gestão dos custos hospitalares, dos médicos e das equipes multidisciplinares.

Principais fontes de desperdício

Uma das principais fontes de desperdício e custos hospitalares se concentra na manutenção do tempo de internação dos pacientes. Segundo o levantamento do DRG Brasil, a ineficiência no uso do leito hospitalar representa 49,3% dos desperdícios de uma unidade.

Isso pode acontecer por uma série de motivos, como falhas e atrasos na entrega de exames, que diminuem a eficiência dos profissionais.

Além disso, burocracias excessivas também contribuem para essa extensão na estadia e consequência perda assistencial.

A gestão de custos hospitalares pode ser beneficiada pelo uso de tecnologia.

na imagem, uma médica ouve o coração de uma paciente. Ambas estão felizes. Isso porque a felicidade do paciente é possível mesmo com redução de custos hospitalares.

Como a plataforma Valor Saúde Brasil contribui com a gestão de custos?

A plataforma Valor Saúde Brasil é uma ferramenta valiosa para gestores hospitalares que desejam ter uma previsão mais precisa dos custos de assistência. Para entender como ela funciona, é importante conhecer a metodologia DRG.

Metodologia DRG

DRG é uma metodologia que classifica os pacientes internados em hospitais de acordo com a complexidade da assistência necessária.

Cada DRG é uma combinação de fatores que incluem a condição clínica que levou à internação, as complicações e comorbidades associadas, as cirurgias e outros procedimentos realizados, a idade e outras variáveis relevantes.

Individualmente, cada DRG representa um “produto” assistencial clínico ou cirúrgico com um consumo de recursos homogêneo.

Por exemplo, uma idosa de 80 anos internada em um hospital devido a uma infecção urinária e que também possui insuficiência cardíaca, diabete e hipertensão terá um tempo estimado de permanência de até 7 dias, conforme o DRG de admissão. Já um paciente jovem com o mesmo diagnóstico e sem outras patologias terá um tempo estimado de internação de até 3 dias.

Classificação em níveis de severidade

O sistema DRG Brasil classifica os grupos de DRG em níveis de severidade, considerando as necessidades específicas de cada paciente e a gravidade de sua condição. Dessa forma, os hospitais conseguem prever com maior precisão o consumo de recursos para cada tratamento.

Inteligência artificial

A plataforma Valor Saúde Brasil utiliza as informações geradas pelo DRG Brasil e, com o apoio da inteligência artificial, gera painéis, gráficos e diagramas que ajudam os hospitais a identificar onde estão ocorrendo os desperdícios e as disfunções assistenciais.

Direcionamento de recursos

Com o auxílio da plataforma Valor Saúde Brasil, os gestores hospitalares podem tomar decisões estratégicas com maior segurança. As decisões de investimento e elaboração de orçamentos se tornam mais sólidas.

Como resultado, o serviço do hospital pode ser aprimorado, melhorando a experiência do paciente e a entrega de valor em saúde da instituição.

Em resumo, a plataforma Valor Saúde Brasil é uma grande aliada para os gestores hospitalares que desejam melhorar a qualidade dos serviços prestados e reduzir os custos hospitalares.

Deseja saber mais sobre a plataforma Valor Saúde Brasil? Entre em contato com nosso time de especialistas!

DRG Brasil para hospitais

Créditos/Imagens:

Imagem de capa: Everyday better to do everything you love by iStock

Imagem do corpo do texto: PeopleImages by iStock

Posts Relacionados

Hospital Nossa Senhora das Graças reduz permanência média em 1 dia com DRG Brasil

Modelo Assistencial
11 de abril de 2024
leia agora

Notificação de eventos adversos: um guia para hospitais

Modelo Assistencial
28 de março de 2024
leia agora

Hospital Unimed Fortaleza economiza R$217 mil em custos com diárias de internação em leitos de UTI usando DRG Brasil 

Modelo Assistencial
26 de março de 2024
leia agora
QMS Certification

Creative Commons

Direitos autorais: CC BY-NC-SA
Permite o compartilhamento e a criação de obras derivadas. Proíbe a edição e o uso comercial. É obrigatória a citação do autor da obra original.


(31) 3241-6520 | grupoiagsaude@grupoiagsaude.com.br

Creative Commons

Direitos autorais: CC BY-NC-SA
Permite o compartilhamento e a criação de obras derivadas. Proíbe a edição e o uso comercial. É obrigatória a citação do autor da obra original.

Os Termos de Uso e a Política de Privacidade deste site foram atualizados em 05 de abril de 2021. Acesse:
© ‎Grupo IAG Saúde® e DRG Brasil ® - Todos os direitos são reservados.
Logo Ingage Digital