Modelo Assistencial

5 dicas para uma gestão hospitalar eficiente

DRG Brasil
Postado em 30 de janeiro de 2023 - Atualizado em 28 de setembro de 2023

A gestão hospitalar é algo extremamente desafiador, uma vez que envolve diversas responsabilidades, incluindo administração das finanças, atendimento aos pacientes, distribuição de recursos, diagnósticos, além da gestão eficiente de equipes multidisciplinares. 

Cuidar de tudo isso e, ainda, garantir o enquadramento do hospital nas regras do setor de saúde não é tarefa fácil. É nesse sentido que a gestão hospitalar se torna uma área tão importante, já que é responsável por assegurar que tudo ocorra conforme o esperado para alcance dos resultados estratégicos.

Mas do que, realmente, se trata a gestão hospitalar e como torná-la mais eficiente? Neste artigo vamos te contar todos os detalhes! Continue a leitura!

O que é gestão hospitalar?

Gestão hospitalar é o conjunto de técnicas e práticas utilizadas para gerenciar um hospital ou outra instituição de saúde. Isso inclui a administração de recursos financeiros, humanos e materiais, bem como o planejamento e implementação de políticas e procedimentos. 

Seu principal objetivo é garantir que os pacientes recebam o melhor tratamento possível, enquanto a instituição de saúde opera de maneira eficiente e eficaz, certificando:

  • a qualidade do cuidado médico;
  • a segurança do paciente;
  • a eficiência operacional;
  • o gerenciamento de riscos;
  • a promoção de resultados positivos para os pacientes.

A gestão hospitalar também garante que a instituição de saúde seja financeiramente viável e sustentável a longo prazo.

A importância da gestão hospitalar

A gestão hospitalar é responsável pelo bom funcionamento do hospital — por isso sua importância. Quando é conduzida de forma profissional, ela pode garantir benefícios não só para os pacientes, mas também para seus colaboradores e para a instituição de modo geral, garantindo:

  • qualidade do cuidado médico, por meio da implementação de políticas e procedimentos que proporcionem aos pacientes o melhor tratamento possível;
  • eficiência operacional: atestando que os recursos do hospital sejam usados de maneira correta e responsável, resultando em menores custos e melhores resultados para os pacientes. Além disso, garante que os pacientes estejam seguros enquanto estiverem no hospital, incluindo a implementação de medidas para prevenir falhas assistenciais;
  • gerenciamento de riscos: identificando e gerenciando riscos associados à operação do hospital, incluindo os legais e financeiros;
  • atração e retenção talentos: selecionando os melhores profissionais para atuarem no hospital, como médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêuticos e entre outros profissionais de saúde;
  • liderança e planejamento estratégico: garantindo que o hospital esteja preparado para enfrentar desafios futuros e cresça de maneira saudável e exponencial.
gestão hospitalar eficiente

Principais atividades da gestão hospitalar

Assim como as grandes empresas, os hospitais têm diversas funções que garantem seu funcionamento, entre elas, os seguintes gerenciamentos: 

  • Financeiro: monitorando orçamentos, contas e relatórios financeiros para garantir que o hospital esteja operando de forma financeiramente saudável;
  • Recursos humanos: desenvolvendo os colaboradores do hospital, incluindo contratação, treinamento, desenvolvimento e gestão de competências e habilidades;
  • Qualidade: implementando e monitorando políticas e procedimentos para garantir a qualidade do cuidado médico e a segurança do paciente;
  • Riscos: identificando e gerenciando riscos associados à operação do hospital, incluindo riscos legais e financeiros;
  • Tecnologia: gerenciando e desenvolvendo sistemas e tecnologias de informação para melhorar a eficiência operacional e a qualidade do cuidado médico;
  • Segurança e saúde ocupacional: garantindo a segurança e saúde dos colaboradores e pacientes, incluindo prevenção de acidentes e riscos, gestão de incidentes e treinamento;
  • Relações-públicas: gerenciando as relações entre o hospital e a comunidade, bem como sua reputação no mercado, incluindo mídia, pacientes e outras partes interessadas;
  • Projetos: gerenciando projetos para melhorar a eficiência operacional e a qualidade do cuidado médico para que paciente e família tenham a melhor experiência possível;
  • Compliance: garantindo que o hospital esteja seguindo as regulamentações e leis aplicáveis.

5 dicas para tornar a gestão hospitalar mais eficiente

À medida que as pessoas se preocupam mais com a própria saúde, de seus familiares e amigos, os desafios da gestão hospitalar se tornam mais intensos

Afinal, as pessoas estão cada vez mais exigentes, e essa exigência envolve a saúde humana, o que torna a gestão hospitalar mais complexa se comparada a qualquer outra. Pensando nisso, separamos 5 dicas para você aplicar na gestão do seu hospital, evitando problemas futuros. Confira! 

1. Implementar sistemas de Gestão da Qualidade

Utilizar ferramentas e técnicas de gestão de saúde eficientes ajuda a garantir que os processos do hospital estejam alinhados aos padrões de qualidade e que os pacientes recebam o melhor tratamento possível. 

2. Investir em tecnologia

A tecnologia na saúde pode ajudar a melhorar a eficiência operacional, a segurança do paciente e a qualidade assistencial. Isso pode incluir sistemas como a plataforma de governança clínica Valor Saúde Brasil, que visa aumentar a entrega de valor em saúde.   

3. Desenvolver liderança e gestão de talentos

A liderança eficaz e a gestão de talentos são fundamentais para garantir que o hospital tenha os melhores profissionais e que eles estejam motivados e engajados. 

Isso pode ser alcançado por meio de programas de treinamento e desenvolvimento de liderança, bem como o desenvolvimento de programas de gestão de talentos.

4. Gestão de riscos

Identificar e gerenciar os riscos associados à operação do hospital é importante para garantir a segurança do paciente e a sustentabilidade da instituição e seus processos.

5. Monitoramento e análise de dados

Utilizar ferramentas de monitoramento e análise de dados ajuda a identificar tendências, problemas e oportunidades para melhorias. Entre essas ferramentas, podemos destacar a plataforma Valor Saúde Brasil. A ferramenta auxilia na promoção de uma gestão hospitalar mais eficiente.

Valor Saúde Brasil é uma evolução da metodologia DRG, que consiste em um sistema de classificação de pacientes, desenvolvido na década de 60 e que é atualmente utilizado no mundo todo.

Já a plataforma Valor Saúde Brasil dispõe das informações geradas pelo DRG Brasil (único sistema DRG do mundo desenvolvido no Brasil para o sistema de saúde brasileiro). Com apoio da inteligência artificial, a plataforma cria, em seu Analytics, painéis, gráficos e diagramas que ajudam os hospitais na identificação dos desperdícios e as disfunções assistenciais.

como a plataforma DRG Brasil impacta em hospitais

Entre os impactos da plataforma, podemos destacar:

  • redução de desperdícios;
  • uso eficiente de leito hospitalar;
  • redução de internações evitáveis e mais.

Deseja saber mais sobre a plataforma Valor Saúde Brasil? Entre em contato com nossos especialistas!

Créditos/imagens:

Imagem destacada: monkeybusinessimages by iStock

Imagem do corpo do texto: scyther5 by iStock

Posts Relacionados

Operadoras de planos de saúde: um guia para a eficiência

Modelo Assistencial
18 de abril de 2024
leia agora

Hospital Nossa Senhora das Graças reduz permanência média em 1 dia com DRG Brasil

Modelo Assistencial
11 de abril de 2024
leia agora

Notificação de eventos adversos: um guia para hospitais

Modelo Assistencial
28 de março de 2024
leia agora
QMS Certification

Creative Commons

Direitos autorais: CC BY-NC-SA
Permite o compartilhamento e a criação de obras derivadas. Proíbe a edição e o uso comercial. É obrigatória a citação do autor da obra original.


(31) 3241-6520 | grupoiagsaude@grupoiagsaude.com.br

Creative Commons

Direitos autorais: CC BY-NC-SA
Permite o compartilhamento e a criação de obras derivadas. Proíbe a edição e o uso comercial. É obrigatória a citação do autor da obra original.

Os Termos de Uso e a Política de Privacidade deste site foram atualizados em 05 de abril de 2021. Acesse:
© ‎Grupo IAG Saúde® e DRG Brasil ® - Todos os direitos são reservados.
Logo Ingage Digital