Modelo Assistencial

Indicadores de desempenho: como medir a eficiência de um hospital

DRG Brasil
Postado em 23 de janeiro de 2023 - Atualizado em 28 de setembro de 2023

Os indicadores de desempenho hospitalar são fundamentais para o hospital realizar uma gestão eficiente e melhorar seus serviços. Esses índices possibilitam comparar dados com mais segurança, além de identificar as áreas que podem ser aprimoradas.

No entanto, muitos gestores podem não conhecer a importância dessas ferramentas de administração, deixando de utilizá-las no dia a dia. Nesse caso, é importante entender como os indicadores de desempenho funcionam e como aplicá-los no hospital para aumentar sua eficiência. Confira!

O que são indicadores de desempenho?

Indicadores de desempenho são métricas que avaliam o sucesso de determinada estratégia, atividade ou segmento, medindo a efetividade e desempenho das ações. Na prática, são medidores que permitem ao gestor ou responsável pelo processo comparar resultados e verificar se as ações estão atingindo os objetivos inicialmente traçados.

Além disso, é uma forma de acompanhar a performance da instituição, empresa ou área que está sendo avaliada. 

Indicadores de desempenho hospitalares são voltados para centros de atendimento médico, de modo que as métricas traçadas comparam as rotinas e funções específicas desse segmento, como índices de internação de pacientes, taxa de mortalidade e custos operacionais, por exemplo.

Principais indicadores de desempenho para hospitais

Existem diversos tipos de indicadores de desempenho para hospitais, sendo competência de cada instituição aplicar conforme sua realidade. No entanto, vale a pena conhecer alguns dos principais que se destacam. Veja mais detalhes abaixo:

Permanência hospitalar

O indicador de permanência hospitalar avalia o tempo médio que o paciente permanece internado se recuperando. É uma métrica que permite analisar a eficiência na gestão de leitos, além de ajudar a gestão interna a entender outros elementos sobre suas rotinas.

Por exemplo, se a permanência do paciente se estende, existem mais chances de desenvolver complicações em seu quadro ou infecções. Assim, é uma métrica importante para gerar estratégias mais assertivas de cuidados, além de oferecer atendimentos mais eficientes e administrar a rotatividade de leitos.

Taxa de mortalidade

Um dos principais indicadores de desempenho para os hospitais é a taxa de mortalidade. Em outras palavras, uma métrica que analisa o número de óbitos em determinado período. Se esse valor está muito além da normalidade, alguma rotina ou forma de cuidado não está funcionando na instituição.

Além de ser uma ferramenta de administração, também permite que o centro de atendimento otimize seus cuidados e encontre novos parâmetros para aprimorar sua gestão de riscos e reduzir riscos assistenciais na instituição.

Índice de reincidência

O índice de reincidência é um indicador de desempenho que verifica a porcentagem de pacientes que retornaram após alta ou precisam de um novo atendimento. Essa métrica é importante para verificar a qualidade do serviço que o hospital oferece. Se muitos indivíduos retornam para a internação, podem existir problemas nos cuidados ou rotinas adotadas.

Além disso, mais reincidência pode significar mais custos, e ter esse indicador de performance permite acompanhar outras informações importantes para uma gestão adequada e focada no paciente.

Importância dos indicadores de desempenho para hospitais

Adotar indicadores de desempenho para hospitais é importante para melhorar a gestão e os serviços oferecidos. Veja o porquê investir nessas métricas e acompanhá-las periodicamente:

Aumento da produtividade

A produtividade é um conceito que representa realizar o maior número de atividades possível, sem comprometer a qualidade e os custos. Com indicadores de desempenho, é possível promover essa abordagem mais facilmente nas equipes internas, pois existe um monitoramento mais detalhado dos resultados.

Ao identificar as lacunas e rotinas que podem ser melhoradas, a produtividade cresce, e permite desenvolver mais atividades, de forma mais assertiva.

indicadores de desempenho

Melhora na qualidade

Os indicadores de desempenho são uma das principais ferramentas para melhorar a qualidade dos atendimentos em hospitais. Afinal, eles indicam onde estão as possíveis falhas e de que forma é possível otimizar a experiência do paciente.

Maior assertividade nas decisões

Os indicadores de desempenho são instrumentos importantes para gestores e responsáveis, pois oferecem uma base mais sólida para as decisões. Com esses dados e análises, é possível elaborar estratégias mais concretas para melhorar os resultados.

Além disso, também possibilitam a construção de relatórios mais completos, que ajudam na tomada de decisões cotidianas.

Crescimento da competitividade

Ainda, vale mencionar que os índices de performance são fundamentais para que a instituição de saúde se torne mais competitiva no mercado. Ela poderá desenvolver melhor seu padrão de qualidade, destacando-se entre os concorrentes, além de atingir outros níveis de excelência assistencial.

Simultaneamente, poderá se tornar uma referência para os pacientes, como a primeira escolha para tratamentos.

Como a tecnologia facilita na mensuração dos indicadores de desempenho

Uma boa gestão e controle de indicadores de desempenho só pode ser realizada com a ajuda da tecnologia, de ferramentas modernas que otimizam o monitoramento. Entre essas ferramentas, podemos destacar a plataforma Valor Saúde Brasil by DRG Brasil + Inteligência Artificial. Ao utilizá-la, o hospital conseguirá mensurar indicadores como:

  • Taxa de ICSAP (internações por condições sensíveis à atenção primária) em pacientes clínicos de baixo risco assistencial
  • Taxa de readmissão em até 30 dias por complicação ou recidiva observadas e previstas
  • Taxa de condições adquiridas graves observadas e previstas
  • Taxa de óbitos intra-hospitalares observados e previstos
  • Tempo de permanência realizada e prevista
como a plataforma DRG Brasil impacta em hospitais

A plataforma conta ainda com o IVSB (Índice de Valor do Sistema de Saúde Brasileiro). Por meio desta funcionalidade, o hospital consegue comparar seu desempenho com o de hospitais do mesmo porte,

Que tal conhecer mais sobre o IVSB e como diversos hospitais foram beneficiados com esse recurso? Confira o post completo aqui em nosso blog.

Créditos/imagens

Imagem destacada: ipopba by iStock

Imagem do corpo do texto: vittaya25 by iStock

Posts Relacionados

Hospital Nossa Senhora das Graças reduz permanência média em 1 dia com DRG Brasil

Modelo Assistencial
11 de abril de 2024
leia agora

Notificação de eventos adversos: um guia para hospitais

Modelo Assistencial
28 de março de 2024
leia agora

Hospital Unimed Fortaleza economiza R$217 mil em custos com diárias de internação em leitos de UTI usando DRG Brasil 

Modelo Assistencial
26 de março de 2024
leia agora
QMS Certification

Creative Commons

Direitos autorais: CC BY-NC-SA
Permite o compartilhamento e a criação de obras derivadas. Proíbe a edição e o uso comercial. É obrigatória a citação do autor da obra original.


(31) 3241-6520 | grupoiagsaude@grupoiagsaude.com.br

Creative Commons

Direitos autorais: CC BY-NC-SA
Permite o compartilhamento e a criação de obras derivadas. Proíbe a edição e o uso comercial. É obrigatória a citação do autor da obra original.

Os Termos de Uso e a Política de Privacidade deste site foram atualizados em 05 de abril de 2021. Acesse:
© ‎Grupo IAG Saúde® e DRG Brasil ® - Todos os direitos são reservados.
Logo Ingage Digital